CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Por que o 5G transformará o modo como trabalhamos

nuve51Por James Day - A banda larga sem fio de velocidade super-rápida está chegando e promete ajudar o mundo a trabalhar de forma mais eficiente em qualquer lugar e a qualquer hora. James Day apresenta uma nova era para os nômades digitais e explora o que as redes 5G fornecerão, desde conectividade instantânea até adesão mais rápida à inteligência artificial com base na nuvem. O primeiro teste público do 5G no mundo foi realizado na Austrália. A banda larga sem fio com velocidade de gigabit não exige a instalação de novos cabos embaixo da terra. Na verdade, o 5G não é uma tecnologia propriamente dita, é um termo de marketing coletivo para as velocidades de internet das próximas gerações alcançadas via redes móveis, ...

satélites, linhas elétricas ou atualizações de cabos subterrâneos. Haverá lançamentos comerciais durante os próximos três anos na América do Norte e em grandes mercados na Europa e Região da Ásia-Pacífico, de acordo com a GSMA Intelligence(1), além de uma onda de novos dispositivos para conexão 5G, como smartphones, até 2019. Obviamente, a conectividade estável e rápida se tornará crucial conforme começarmos a usar mais o trabalho remoto: metade das populações do Reino Unido e dos EUA estarão trabalhando remotamente até 2020(2)(3). E isso acontecerá antes mesmo de discutirmos a demanda pelos dispositivos da Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA). Vamos deixar o pessoal das redes lidarem com esse problema por enquanto e vamos nos concentrar no que conseguiremos fazer melhor e mais rápido com o 5G.

1. Melhores comunicações empresariais

Pense em como você se comunica no trabalho. Você usa chamadas telefônicas, chamadas de vídeo, e-mails, programas de mensagens empresariais, aplicativos de acesso remoto e sistemas de gerenciamento de conteúdo. Todos esses elementos são cruciais para a produtividade, rentabilidade e o sucesso. Agora, pense nos problemas que poderiam atrapalhar seu progresso se você não tivesse acesso a uma conexão rápida e confiável: cobertura de rede ruim, queda nas chamadas, vídeo instável e de baixa resolução e falta de largura de banda para fazer login e downloads e enviar respostas. A banda larga móvel aprimorada da conexão 5G mais rápida e com maior cobertura promete eliminar esses problemas, por exemplo, ao transmitir vídeos, áudios e imagens de alta resolução com pouca latência (o atraso antes do início da transferência de dados, seguido de uma instrução para a transferência).

Leia também - Madeira Plástica

"A maioria das operadoras móveis do mundo afirma que a banda larga móvel aprimorada será a principal proposta ao cliente no início das implementações do 5G," diz Dennisa Nichiforov-Chuang, analista sênior da GSMA Intelligence. Se você depende de um ambiente colaborativo quando está fora do escritório ou se precisa estar em contato com clientes e colegas, a comunicação instantânea em comparação às formas demoradas de hoje será libertadora.

2. Inteligência artificial mais esperta

Pense nas oportunidades de economia de tempo que os assistentes digitais ativados por voz concedem aos trabalhadores durante o deslocamento, como escrever mensagens de texto e e-mails, preparar lembretes e listas de afazeres ou lidar com anotações de calendário. Espera-se que a combinação das redes 5G com a IA na nuvem ajude as máquinas a aprenderem mais rápido e a compreenderem o idioma de acordo com o contexto, pois embora usemos a Alexa, Siri, o Google Assistant e a Cortana, as solicitações mal compreendidas estão nos atrapalhando. As previsões são de que 50% de todas as buscas serão realizadas por voz até 2020(4) e cerca de 30% sem nenhum auxílio da tela(5). O acesso às informações de que precisamos se tornará mais rápido e cada vez mais confiável com o 5G, o que também impulsiona os serviços de IA. Um ótimo exemplo disso são os serviços que convertem texto em fala, disponibilizados por empresas como Amazon, Google e Nvidia. Imagine ouvir o texto de um documento em PDF como se fosse um podcast, ou relembrar as anotações da apresentação sem a necessidade de uma tela? Sem falar nos benefícios para os funcionários com deficiência visual.

3. Internet das coisas

Os dispositivos conectados estão mudando a maneira de fazer negócios, eles possibilitam desde o gerenciamento remoto da produção até a aceleração das entregas aos clientes ao fazerem com que todos os processos relevantes estejam conectados. Devido ao fato de as redes 5G serem criadas para suportar as crescentes demandas de conectividade da internet das coisas (IoT), elas permitem até um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado(6) e economizam mais energia, prolongando a vida útil da bateria. A Ericsson espera que o 5G seja implementado primeiro em grandes áreas metropolitanas(7), para que as viagens de negócios se beneficiem de soluções inteligentes nas cidades, como semáforos conectados, carros autônomos e robótica. "A internet das coisas e a inteligência artificial estão se popularizando e oferecem oportunidades para melhorar a inovação, a produtividade e o crescimento," diz Nichiforov-Chuang. “Ao longo da próxima década, o 5G será fundamental no desenvolvimento dessas tendências importantes."

4. Reuniões mais divertidas

As teleconferências podem ser bastante entediantes quando envolvem diversos slides sobre assuntos desinteressantes como a economia obtida com a mudança do fornecedor de chá. Deslumbre-se com o potencial da chamada holográfica do 5G, que permite aos usuários assistirem a apresentações em 3D com ou sem óculos. As tecnologias unidirecionais, como a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV), se beneficiam da maior largura de banda do 5G. O Microsoft HoloLens permite que os usuários interajam com hologramas no mundo à sua volta, enquanto que o Microsoft Mixed Reality cria um espaço de reunião virtual com um avatar de cada participante. Esses recursos conferem dinamismo à colaboração em projetos e ao compartilhamento de ideias. Tudo o que você precisa é de um computador com Windows 10 e de um fone de ouvido. "Esperamos que a RA e a RV se beneficiem da implementação do 5G, de sua excelente capacidade de transferência de dados e de suas latências mais baixas," completa Nichiforov-Chuang.

5. "Network slicing" (particionamento de rede) é o novo termo em destaque na TI

Se você for um diretor de tecnologia, gerente de TI, programador ou codificador, o termo "network slicing" deve deixá-lo com água na boca em relação ao 5G. Ele permite que o fornecedor de 5G reserve parte de seu serviço para as necessidades específicas de um aplicativo, serviço ou dispositivo, resultando em um fornecimento exclusivo e estável de bastante largura de banda para você poder trabalhar com mais eficiência. Velocidade, capacidade, conectividade e cobertura são alocadas para satisfazer as demandas de cada caso de uso. Por exemplo, as chamadas de vídeo podem ser isoladas para que não sejam prejudicadas por outros tráfegos. Isso também aumenta a segurança, pois os ataques cibernéticos podem ser confinados a uma única fatia.

Leia também - Imortalidade disponível até 2045

Os espaços de trabalho compartilhados podem se beneficiar de fatias exclusivas para tarefas de computação na nuvem que não sejam afetadas por usuários assistindo à Netflix na hora do almoço, e as residências compartilhadas podem estabelecer fatias para dividir o tráfego destinado a e-mails e a jogos (o Call of Duty on-line fica melhor do que nunca). "O network slicing é uma das opções mais promissoras. Ele envolve uma operadora que reserva segmentos (ou fatias) definidos de capacidade de rede para determinado cliente por uma qualidade de serviço garantida," diz Nichiforov-Chuang.

Fonte:https://www.regus.com.br