CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O experimento com bebês editado por genes na China 'pode ter criado mutações não intencionais'

expegen1A pesquisa original de He Jiankui, publicada pela primeira vez, poderia ter falhado, dizem os cientistas. Uma microplaca contendo embriões que foram injetados com proteína Cas9 e sgRNA PCSK9 em um laboratório em Shenzhen. A edição genética realizada em gêmeos chineses para imunizá-los contra o HIV pode ter falhado e criado mutações indesejadas, disseram os cientistas depois que a pesquisa original foi tornada pública pela primeira vez.

Trechos do manuscrito foram divulgados pelo MIT Technology Review para mostrar como o biofísico chinês He Jiankui ignorou as normas éticas e científicas ao criar os gêmeos Lula e Nana, cujo nascimento no final de 2018 causou ondas de choque no mundo científico.

Ele fez afirmações expansivas de uma descoberta médica que poderia "controlar a epidemia de HIV", mas não estava claro se havia sido bem-sucedida em seu propósito pretendido - imunizar os bebês contra o vírus - porque a equipe de fato não reproduziu o gene mutação que confere essa resistência. Uma pequena porcentagem de pessoas nasce com imunidade por causa de uma mutação em um gene chamado CCR5 e foi esse gene que Ele afirmou ter direcionado usando uma poderosa ferramenta de edição conhecida como Crispr que revolucionou o campo desde 2012.

Fyodor Urnov, um cientista de edição de genoma da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse ao MIT Technology Review: “A alegação de que eles reproduziram a variante CCR5 prevalente é uma deturpação flagrante dos dados reais e só pode ser descrita por um termo: falsidade.

“O estudo mostra que a equipe de pesquisa não conseguiu reproduzir a variante CCR5 prevalente.”

Leia também - Survival Condo: o condomínio à prova de apocalipse

Embora a equipe tivesse como alvo o gene certo, eles não replicaram a variação “Delta 32” necessária, em vez disso, criaram novas edições cujos efeitos não são claros.

Além disso, o Crispr continua sendo uma ferramenta imperfeita porque pode levar a edições indesejadas ou “fora do alvo”, tornando seu uso em humanos extremamente controverso. Aqui, os pesquisadores afirmaram ter pesquisado esses efeitos nos embriões em estágio inicial e encontrado apenas um - no entanto, seria impossível realizar uma pesquisa abrangente sem inspecionar cada uma das células do embrião e, assim, destruí-lo. A falta de acesso dos pais a qualquer tipo de tratamento de fertilidade pode tê-los motivado a participar do experimento, apesar dos enormes riscos para seus filhos, disse Jeanne O’Brien, endocrinologista reprodutiva da Shady Grove Fertility ao MIT Technology Review.

O pai era HIV positivo, o que carrega um estigma social significativo na China e torna quase impossível ter acesso a tratamento de fertilidade, embora uma técnica bem estabelecida conhecida como “lavagem de esperma” evite que a infecção seja transmitida para os nascituros. Os autores também parecem ter tomado medidas para dificultar a localização da família, como deixar os nomes dos médicos de fertilidade fora do papel e incluir uma data de nascimento falsa. Ele afirmou que era novembro de 2018, enquanto vários relatórios indicavam que era outubro de 2018.

Fonte: https://www.theguardian.com/