CIÊNCIA E TECNOLOGIA

China bate 800 milhões de usuários da Internet com monitoramento de reconhecimento facial para ficar online

recofa1China bate 800 milhões de usuários da Internet com monitoramento de reconhecimento facial para ficar online. A China tem uma obsessão por reconhecimento facial - todos sabemos disso. O país parece não ter o suficiente da tecnologia, e o que eles não podem fazer na realidade, eles embelezam na mídia. Mesmo que os principais desenvolvedores de reconhecimento facial do país estejam na lista negra dos EUA por violações de direitos humanos, o país está expandindo seu uso da tecnologia. Mas, no final de setembro, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China anunciou um uso da tecnologia que realmente impulsiona sua escala e invasão para áreas tão temidas pelos defensores da privacidade em todo o mundo. O MIIT anunciou silenciosamente que, a partir de dezembro, usará o reconhecimento facial para policiar mais de 800 milhões de usuários de internet móvel.

O MIIT passou os últimos anos expandindo um esquema para vincular “nomes reais” à compra e uso contínuo de dispositivos móveis. O registro de um SIM é feito com prova de identidade, o SIM vincula-se à atividade no dispositivo, tudo está vinculado. Parece divertido. Mas, como um esquema, está cheio de falhas de fiscalização - não por muito mais tempo

A partir de 1º de dezembro, o MIIT exigirá "uso inovador da IA" para adicionar garantia técnica de identidade aos canais físicos de vendas - os cidadãos terão seus rostos verificados em relação às imagens registradas para garantir que não ocorram danos. A alegação é de que isso "salvaguardará os direitos e interesses legítimos do ciberespaço dos cidadãos". O MIIT também afirma que a medida combaterá a fraude e ajudará o governo a responder a "novos desafios" ambíguos, decorrentes do uso de tecnologia semelhante para impor suas "leis antiterrorismo e de segurança cibernética". O uso do reconhecimento facial para fins sociais o perfil e a opressão das minorias não fizeram o anúncio. Esses casos de uso "positivos" para reconhecimento facial figuraram fortemente na resposta furiosa da China aos EUA na lista negra de seus campeões. “Não existe a chamada 'questão dos direitos humanos' em Xinjiang”, criticou o Diário do Povo em 11 de outubro. O porta-voz oficial do Partido Comunista no governo acusou os EUA de “fechar os olhos repetidamente aos fatos, distorcendo preto e branco e fez acusações infundadas contra a China, que são meramente desculpas criadas deliberadamente para interferir nos assuntos internos da China. ”

Leia também - Dispositivo de camuflagem de Star Trek pode tornar-se real

Segundo a China, o uso do reconhecimento facial em Xinjiang ajudou a "prevenir o extremismo e o terrorismo em sua raiz - a proteger os direitos humanos". O People's Daily alega que a tecnologia tem amplo apoio público na província e "contribuiu para a luta internacional contra terrorismo ", sem atos terroristas violentos por mais de três anos, conclui que" o ato provocativo dos EUA contra a justiça será desprezado pelo mundo ". A lista negra expandida dos EUA envolveu os dois principais fabricantes de câmeras de vigilância da China, Dahua e Hikvision, bem como os três campeões de reconhecimento facial do país: SenseTime, Megvii e Yitu. Todas essas entidades agora perdem o acesso a empresas e tecnologia dos EUA; elas também precisam gerenciar o desafio repetitivo de uma sanção de direitos humanos em seu trabalho fora da China. SenseTime e Megvii, em particular, se distanciaram publicamente dos programas de vigilância de Xinjiang.

Esse último uso distópico do reconhecimento facial na própria China leva a tecnologia a um lugar assustador. À medida que o Ocidente se vincula a essa tecnologia do “Big Brother” para casos de uso doméstico em comparação, a linha de frente real contra a vigilância distópica no Oriente e não é difícil de encontrar. A tecnologia promete tornar a imposição do registro de "nome real" muito mais difícil de evitar ou fraudar. O MIIT está em uma missão para fazer isso funcionar desde 2010, desta vez eles podem finalmente resolvê-lo. Muitos países exigem ID para comprar cartões SIM ou tempo de transmissão móvel. Existem boas razões de segurança para controlar o acesso às comunicações - em um nível. Mas não parece haver nenhum outro esquema nacional que analise a biometria para impor rigorosamente essas restrições em algo como esta escala. Segundo o MIIT, isso “estabelecerá uma base sólida para o gerenciamento abrangente do ciberespaço”. Talvez seja, mas fará muito mais além disso.

APOIEARQ

Fonte: https://www.forbes.com/