CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Droga zumbi: cloud nine a nova droga!

drozum105/07/2020 - nfelizmente a comercialização e o uso de drogas são problemas sérios na nossa sociedade. Por se tratar de um tema bastante polêmico, ocorre divergências de opinião sobre qual a melhor maneira de lidar com a questão. No entanto, não é segredo que diversas pessoas sofrem com o vício no Brasil. Nesse cenário, uma nova substância tem dado o que falar e assustado muitas pessoas ao redor do mundo, devido alguns casos de canibalismo que supostamente seriam efeitos de seu uso. Estamos falando da cloud nine — ou droga zumbi, como também é conhecida.

O que é a droga zumbi?

Também denominada “sais de banho”, a cloud nine é uma droga sintética extremamente perigosa, não só por causar dependência, mas também por tornar seus usuários irreconhecíveis. Os mistérios que giram em torno dessa substância têm preocupado as autoridades, especialmente após alguns episódios de pessoas que se transformaram em zumbis ao ingerirem a temida pílula. Por se tratar de uma droga que chegou nos Estados Unidos repentinamente, foi em 2010 que se alastrou de forma desenfreada. Médicos ficaram em estado de alerta e vários estados do país baniram a sua fórmula. Ademais, a cloud nine está na lista de drogas controladas pela Drug Enforcement Administration (DEA), um órgão da Polícia Federal encarregado de controlar e reprimir o uso de narcóticos. No entanto, por ainda não existir um veto oficial do Governo Federal, a substância alucinógena ainda é encontrada na internet e, até mesmo, em lojas ou postos de gasolina presentes em algumas cidades dos EUA.

Leia também - Por que os Estabilizadores de Computadores são inúteis e prejudiciais?

Como é feita a pílula zumbi?

Assim como outras drogas com nomes sugestivos, a droga zumbi, também chamada de “sais de banho”, contém derivados de um forte estimulante cerebral em sua composição — além de outras muitas substâncias sintéticas que jamais foram testadas em seres humanos. Oriunda de uma planta africana que é utilizada como repelente de insetos, a droga cloud nine tem em sua fórmula alguns estimulantes e psicoativos importados e potencialmente letais, como a mefedrona, a metilona — uma substância tão forte que pode surtir efeitos apenas com uma manipulação — ou o MDPV (Methylenedioxypyrovalerone). Outro ponto que é fundamental salientar é quanto à versatilidade desse entorpecente, tendo em vista que ele pode ser inalado, fumado, injetado ou ingerido. Além disso, pode ser misturado em bebidas ou comidas — o que dificulta a identificação da substância quando o paciente chega a ala de emergência.

Quais os efeitos da droga cloud nine?

A cloud nine afeta o sistema nervoso central, confundindo as funções cerebrais de quem usa a substância. Com duração de aproximadamente 3 a 4 horas, alguns efeitos colaterais desse entorpecente são:

agitação;
enjoos;
insônia;
insuficiência renal e hepática;
apoplexia;
comportamento violento;
paranoias;
alucinações;
ataques de pânico;
depressão;
pensamentos suicidas.

Além desses sérios efeitos da droga zumbi, existem alguns relatos sobre pessoas que adquiriram uma força extraordinária e uma maior tolerância à dor após ingerirem a substância. Ainda, há casos de usuários do entorpecente que, desesperados, ficaram totalmente nus devido a um quadro de hipertermia.

Droga zumbi: ataques

A comercialização e o consumo de drogas é um assunto sério. Contudo, essa seriedade é triplicada quando nos deparamos com acontecimentos tão chocantes quanto os derivados do uso da cloud nine. Isso porque existem alguns relatos de que usuário do entorpecente passam a tomar ações canibais, sendo uma nova droga que transforma pessoas em zumbis.

Casos de canibalismo

drozum2
Eugene e Morador de rua

A pílula zumbi ficou ainda mais conhecida depois de um ataque canibal mundialmente famoso ocorrido em Miami, nos EUA, no ano 2002. No incidente, um homem chamado Eugene, de 31 anos, atacou um morador de rua, Ronald. Após consumir “sais de banho”, Eugene, comeu partes de seu rosto antes de ser baleado por um agente e vir a óbito. Além disso, para impedir que a vítima se defendesse, o usuário da droga zumbi imobilizou Ronald. O episódio, que mais parece uma cena de filme de terror, ocorreu sob um viaduto, em plena luz do dia, o que só denota o quanto a cloud nine deixa o usuário desesperado e descontrolado. No entanto, apesar dos graves ferimentos, o morador de rua sobreviveu. Em um outro ataque, um moço de 21 anos invadiu um restaurante em Miami e, além de gritar obscenidades, tentou comer a mão de policial. Tudo indica que o jovem também estava sob o efeito da droga zumbi.

Droga zumbi chega ao Brasil

A preocupação com a ilicitude e o tráfico de drogas no Brasil não é de hoje. Basta ligarmos a televisão ou o rádio para ouvirmos notícias do gênero, as quais, infelizmente, são cada vez mais comuns. Afinal, segundo dados de 2017 do G1, um em cada três presos responde por esse crime em nosso país, destacando-se os estados do Paraná e de Santa Catarina, onde o percentual é considerável. Essa quantidade de presidiários relacionados ao tráfico de drogas pode explicar, inclusive, a superlotação das cadeias brasileiras.

Ocorrências no Brasil

Leia também - O que levar em conta ao comprar uma TV de alta-definição

Até 2016, não existiam relatos da cloud nine em solo brasileiro, mas, em meados do mesmo ano, a operação Ponto de Impacto da Polícia Civil do Ceará se deparou com essa droga sintética, que induz ao canibalismo, pela primeira vez.A droga zumbi, ao que tudo indica, foi transportada facilmente da China até o Brasil. Por causa de sua baixa densidade volumétrica, os traficantes encontram nesses entorpecentes a possibilidade de enviá-los tranquilamente pelos Correios, passando pelo raio-x diversas vezes sem que sejam notados. Na ocorrência, sete pessoas foram presas, integrantes de diferentes grupos de tráfico. Ademais, 75 quilos de maconha e skank, 75 pontos de LCD e mais de 400 comprimidos de ecstasy também foram apreendidos pela polícia do Ceará. Os efeitos da droga zumbi são assustadores, não é? Mesmo que não existam estudos mais aprofundados sobre sua relação com o canibalismo, não há dúvidas de que essa substância alucinógena é capaz de causar grandes estragos.

Fontes: http://novotema.wpengine.com/