CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Produtos químicos semelhantes ao BPA provavelmente causando danos "alarmantes" às células cerebrais

produquim113/04/2021 - A controvérsia envolveu o outrora comum plastificante BPA desde que os estudos começaram a destacar suas ligações com uma ampla gama de efeitos adversos à saúde em humanos, mas pesquisas recentes também mostraram que seus substitutos podem não ser tão seguros . Um novo estudo investigou como esses compostos afetam as células nervosas no cérebro adulto, com os autores descobrindo que eles provavelmente interrompem a transmissão do sinal de forma permanente e também interferem nos circuitos neurais envolvidos na percepção.

O BPA, ou bisfenol A, é um produto químico que tem sido comumente usado em alimentos, bebidas e outros tipos de embalagens por décadas, mas os especialistas estão cada vez mais preocupados que ele possa infiltrar-se nesses consumíveis e impactar a saúde humana de maneiras que variam de disfunção endócrina a Câncer. Isso veio na esteira de estudos científicos revelando tais ligações que datam da década de 1990, que por sua vez viram o surgimento de plásticos "sem BPA" como uma alternativa mais segura.

Uma dessas alternativas é o bisfenol S (BPS) e, embora permita que os fabricantes de plástico colem um rótulo sem BPA em suas embalagens, cada vez mais pesquisas estão demonstrando que pode não ser muito melhor para nós. Como apenas um exemplo, um estudo no ano passado mostrou por meio de experimentos em ratos que, assim como o BPA, o BPS pode alterar a expressão de genes na placenta e provavelmente interromper fundamentalmente o desenvolvimento do cérebro do feto.

Adicionando suas vozes à discussão estão cientistas da Universidade de Bayreuth, que conduziram um estudo eletrofisiológico nas células nervosas de peixes dourados que foram submetidos a BPA e BPS ao longo de um mês. Esses experimentos se concentraram nas duas maiores células nervosas do cérebro dos peixes, as células de Mauthner, que estão envolvidas no processamento de todos os estímulos sensoriais e ajudam os vertebrados a escapar de predadores.

Leia também - Sony encerrará produção de disquetes em 2011

Usando gravações intracelulares in vivo, a equipe descobriu uma falha na coordenação chave entre as células cerebrais que inibem as células a jusante e outras que estimulam as células a jusante, um relacionamento delicado que é necessário para um sistema nervoso saudável. A equipe descobriu que os plastificantes impactam a transmissão química e elétrica dos sinais por meio das sinapses e, além disso, interferem nos circuitos que são essenciais para o processamento de estímulos acústicos e visuais. Uma ruptura na relação excitação-inibição foi associada a uma série de distúrbios do sistema nervoso.

"Ficamos surpresos com o número de funções vitais do cérebro em peixes afetadas pelos plastificantes usados ​​em várias indústrias", disse Elisabeth Schirmer, primeira autora do estudo. "Este dano, como pudemos mostrar, não ocorre imediatamente. No entanto, quando as células do cérebro são expostas a pequenas quantidades de BPA ou BPS por um mês, o dano é inconfundível."

Os pesquisadores descrevem as descobertas sobre os efeitos das concentrações "ambientalmente relevantes" de plastificantes nos cérebros de vertebrados maduros como claras e alarmantes, e consideram muito provável que afetem o cérebro humano adulto de maneiras semelhantes.

"As descobertas obtidas por meio de estudos em cérebros de peixes justificam a avaliação de que o BPA e o BPS também podem danificar seriamente o cérebro de humanos adultos", disse o autor do estudo, Dr. Peter Machnik. "Neste contexto, é essencial que a ciência e a indústria desenvolvam novos plastificantes para substituir esses bisfenóis, enquanto são seguros para a saúde humana."

A pesquisa foi publicada na revista Communications Biology.

Fonte: Universidade de Bayreuth