CIÊNCIA E TECNOLOGIA

‘Como ter bilhões de pequenas impressoras 3D’: os cientistas treinam BACTÉRIAS para construir estruturas microscópicas complexas

imprebac111/11/2020 - Pesquisadores da Universidade Aalto da Finlândia transformaram com sucesso bactérias em uma força de trabalho microscópica de nanorrobôs, usando moldes feitos de material hidrofóbico para criar objetos tridimensionais incrivelmente intrincados. Os pesquisadores colocaram a bactéria Komagataeibacter medellinensis em um molde com água e a quantidade necessária de nutrientes como açúcar, proteínas e ar. Uma vez suficientemente abastecido, a bactéria começa a produzir estruturas de nano celulose, em linha com o molde hidrofóbico (repelente de água) em que foram colocadas.

A celulose é o principal componente encontrado nas paredes celulares das plantas e de substâncias como madeira e algodão. Esse tipo de crescimento guiado pelo uso de materiais super-hidrofóbicos, que também minimizam o acúmulo de poeira e microorganismos, poderá em breve ser usado para regeneração de tecidos extremamente intrincada e reparo de órgãos no corpo humano.

A técnica difere dos materiais impressos em 3D existentes e amplamente disponíveis, pois permite a criação de fibras mil vezes mais finas do que um fio de cabelo humano. Essas fibras podem então ser alinhadas, orientadas e dispostas em camadas conforme necessário, proporcionando oportunidades sem precedentes para trabalhos de reparo delicados e ajustados de músculos e órgãos dentro do corpo humano, até e potencialmente incluindo o cérebro.

Leia também - Universo Holográfico

“É como ter bilhões de minúsculas impressoras 3-D que cabem dentro de uma garrafa”, diz Luiz Greca, aluno de doutorado da Aalto University. “Podemos pensar nas bactérias como microrrobôs naturais que pegam os blocos de construção fornecidos a eles e, com a entrada certa, criam formas e estruturas complexas.” A equipe criou com sucesso objetos 3D com características pré-projetadas que variam de um décimo do diâmetro de um cabelo humano a 20 centímetros. Esperamos que esses resultados também inspirem os cientistas a trabalhar em superfícies repelentes de bactérias e aquelas que fazem materiais a partir de bactérias ”, disse o membro da equipe Dr. Blaise Tardy.

Fonte: https://www.rt.com/