CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas propôem adicionar medicamentos psicoativos ao abastecimento de água

psicoati108/06/2020 - Dizem que pode evitar suicídios. Uma equipe de cientistas do Reino Unido tem um plano provocativo para prevenir suicídios: fornecer água potável com a droga psicoativa lítio, que muitas vezes é prescrita como um estabilizador de humor. À primeira vista, parece um profundo exagero médico. Mas Vice relata que a ideia recentemente ganhou força nos círculos científicos. Também é importante notar que alguma água já contém naturalmente pequenas quantidades de lítio.

E em uma pesquisa publicada na semana passada no The British Journal of Psychiatry, cientistas de uma coorte de universidades do Reino Unido identificaram uma ligação que apresenta lítio naturalmente e menores taxas de suicídio. Portanto, eles sugerem, mais vidas poderiam ser salvas colocando a droga em fontes de água de comunidades de alto risco.

“Nestes tempos sem precedentes de pandemia de COVID-19 e o consequente aumento na incidência de problemas de saúde mental, o acesso a formas de melhorar a saúde mental da comunidade e reduzir a incidência de ansiedade, depressão e suicídio é cada vez mais importante”, Anjum Memon, autor principal e presidente de epidemiologia da Brighton and Sussex Medical School, disse em um comunicado à imprensa.

Leia também - Conselhos sobre como não se tornar uma vítima de crimes pela internet

Mas a única maneira de testar ainda mais essa ideia chega a um território extremamente espinhoso. Vice relata que os cientistas por trás do estudo sugerem a realização de “testes comunitários randomizados” que basicamente implicariam em colocar lítio discretamente no abastecimento de água de algumas comunidades com altos índices de problemas de saúde mental ou mortes por suicídio.

É uma venda difícil: Vice relata que os cientistas ainda não sabem a concentração ideal de lítio no sangue em que ocorrem os efeitos de proteção contra suicídio sugeridos. E isso sem entrar na ética médica da proposta, que coloca o bem coletivo em tensão com a autonomia médica individual.

Fonte: https://futurism.com/