Confirmado o elemento 115 da tabela periódica

elequin1Por Teresa Firmino, 2013 - Novo elemento superpesado só existe por uns instantes, no laboratório. Acelerador de partículas onde a experiência foi feita, na Alemanha (foto ao lado). O nome ainda é provisório – ununpêntio –, mas a existência está confirmada experimentalmente: o elemento 115 da tabela periódica é real. Isto não significa que exista na natureza, pelo contrário: a equipa liderada por físicos da Universidade de Lund, na Suécia, teve de se esforçar para obter o novo elemento num acelerador de partículas, confirmando assim o que tinha sido detectado inicialmente por uma equipa da Rússia em 2004.

Os elementos com número atómico superior a 104 (o número de protões no núcleo dos átomos) são considerados elementos superpesados. Além de terem de ser produzidos em laboratório, só existem por uns instantes, transformando-se rapidamente noutros átomos mais leves. Não ocorrem espontaneamente na natureza, porque a quantidade de partículas no seu núcleo torna-os muito instáveis. Em 2004, a equipa de S.N. Dmitriev, do Laboratório Flerov de Reacções Nucleares da Rússia, relatou a obtenção do elemento 115. Mas as provas apresentadas ainda foram consideradas insuficientes para que a descoberta se pudesse tornar oficial. Era necessário uma confirmação independente, por outra equipa.

Agora, a equipa coordenada pela Universidade de Lund disparou átomos de cálcio (com 20 protões no núcleo) contra átomos de amerício (com 95 protões), no Centro GSI Helmholtz para a Investigação de Iões Pesados, em Darmstadt, na Alemanha. E daí surgiu o elemento 115, que é altamente radioactivo. O resultado será publicado na revista The Physical Review Letters. Como esta equipa utilizou um novo sistema de detecção dos átomos, conseguiu obter provas directas da existência do elemento 115 e dos produtos resultantes, funcionando isto como as suas impressões digitais, refere um comunicado da Universidade Mainz, na Alemanha, que também participou na investigação.