CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Confirmado: Voyager 2 atingiu o espaço interestelar

voy2 111/05/2019 - Os cientistas confirmaram que a Voyager 2 entrou no meio interestelar (ISM), a região do espaço fora do limite em forma de bolha produzido pelo vento que flui para fora do Sol.
Isso torna o segundo objeto feito pelo homem - depois da Voyager 1 em 2012 - sair da influência do Sol. Em um artigo da revista Nature Astronomy, Don Gurnett e Bill Kurth, da Universidade de Iowa, EUA, relatam um salto definitivo na densidade do plasma detectado por um instrumento de ondas de plasma no Voyager 2.

Isso, eles dizem, é uma evidência de que ele está viajando. do característico plasma quente e de menor densidade do vento solar ao plasma frio e de alta densidade do espaço interestelar. Uma coisa semelhante aconteceu com a Voyager 1.

"Em um sentido histórico, a velha idéia de que o vento solar será gradualmente reduzido à medida que você avança no espaço interestelar simplesmente não é verdadeira", diz Gurnett, que é o principal investigador do instrumento de ondas de plasma a bordo de ambas as naves espaciais.

"Mostramos com a Voyager 2 - e anteriormente com a Voyager 1 - que existe um limite distinto por aí. É simplesmente surpreendente como fluidos, incluindo plasmas, formam limites".

O artigo de Gurnett e Kurth é um dos cinco da revista que confirma a passagem da Voyager 2 para o espaço interestelar em 5 de novembro de 2018 e fornece detalhes sobre as características da heliopausa, a estrutura solar mais externa e a fronteira entre a heliosfera e o espaço interestelar.

A entrada da Voyager 2 ocorreu em 119,7 unidades astronômicas (AU), ou a mais de 17 bilhões de quilômetros do Sol. A Voyager 1 passou para o ISM em 122,6 AU. As naves espaciais foram lançadas poucas semanas depois de 1977, com diferentes objetivos de missão e trajetórias no espaço, mas eles cruzaram o ISM basicamente nas mesmas distâncias do Sol.

Leia também - Bomba de Nêutrons

Isso dá pistas valiosas, diz Kurth, da estrutura da heliosfera. "Isso implica que a heliosfera é simétrica, pelo menos nos dois pontos em que a sonda Voyager cruzou", diz ele. "Isso diz que esses dois pontos na superfície estão quase à mesma distância".

"Há quase uma frente esférica nisso", acrescenta Gurnett. "É como uma bala cega".

Os dados do Voyager 2 também dão pistas sobre a espessura da heliosfera, a região externa da heliosfera e o ponto em que o vento solar se acumula contra o vento que se aproxima no espaço interestelar. Gurnett compara isso ao efeito de um limpa-neve em uma rua da cidade.

Os pesquisadores dizem que o heliosheath tem espessura variada, com base em dados que mostram que a Voyager 1 navegou 10 UA mais longe do que seu irmão gêmeo para alcançar a heliopause, um limite onde o vento solar e o vento interestelar estão em equilíbrio e são considerados o ponto de passagem para o espaço interestelar.

Alguns pensaram que a Voyager 2 faria essa travessia primeiro, com base em modelos da heliosfera.

Fonte: https://cosmosmagazine.com/