Neurocientistas acreditam que redes neurais profundas podem ajudar a ilustrar como os psicodélicos alteram a consciência

neuroci101/05/2021 - Métodos de ponta de aprendizado de máquina podem ajudar os cientistas a entender melhor as experiências visuais induzidas por drogas psicodélicas como a dimetiltriptamina (DMT), de acordo com um novo artigo publicado na revista científica Neuroscience of Consciousness. Os pesquisadores demonstraram que as drogas psicodélicas “clássicas”, como DMT, LSD e psilocibina, alteram seletivamente a função dos receptores de serotonina no sistema nervoso.

Mas ainda há muito a aprender sobre como essas mudanças geram os estados alterados de consciência associados à experiência psicodélica.

Michael Schartner, membro do Laboratório Internacional do Cérebro do Centro Champalimaud para o Desconhecido em Lisboa, e o seu colega Christopher Timmermann acreditam que a inteligência artificial pode fornecer algumas pistas sobre esse processo.

“Para mim, a propriedade mais interessante dos cérebros é que eles trazem experiências. Os cérebros contêm um modelo interno do mundo que é constantemente atualizado por meio de informações sensoriais, e algumas partes desse modelo são percebidas conscientemente, ou seja, experimentadas ”, explicou Schartner.

“Se este processo de atualização do modelo for perturbado - por exemplo, via psicodélicos - o modelo interno pode sair dos trilhos e pode ter muito pouco a ver com o mundo real. Tal perturbação é, portanto, um caso importante no estudo de como o modelo interno é atualizado, pois pode ser experimentado diretamente pelo cérebro perturbado - e relatado verbalmente. ”

“O processo de geração de imagens naturais com redes neurais profundas pode ser perturbado de maneiras visualmente semelhantes e pode oferecer insights mecanicistas sobre sua contraparte biológica - além de oferecer uma ferramenta para ilustrar relatos verbais de experiências psicodélicas”, disse Schartner.

Uma rede neural profunda é o que os pesquisadores de inteligência artificial chamam de rede neural artificial com múltiplas camadas de computação interconectadas. Essas redes podem ser usadas para gerar imagens altamente realistas de rostos humanos - incluindo as chamadas imagens “falsas profundas” - e também estão sendo usadas na tecnologia de reconhecimento facial. Em um estudo publicado na Nature Communications, os pesquisadores descobriram uma semelhança impressionante entre como o cérebro humano e as redes neurais profundas reconhecem rostos.