Moléculas orgânicas descobertas por Curiosity Rover consistentes com o início da vida em Marte: estudo

marmol103/05/2020 - Compostos orgânicos chamados tiofenos são encontrados na Terra no carvão, no óleo cru e, curiosamente, nas trufas brancas, o cogumelo amado pelos epicuristas e porcos selvagens. Os tiofenos também foram descobertos recentemente em Marte, e o astrobiólogo da Universidade do Estado de Washington, Dirk Schulze-Makuch, acredita que sua presença seria consistente com a presença de vida precoce em Marte.

Schulze-Makuch e Jacob Heinz com a Technische Universität em Berlim exploram alguns dos caminhos possíveis para as origens dos tiofenos no planeta vermelho em um novo artigo publicado na revista Astrobiology. Seu trabalho sugere que um processo biológico, provavelmente envolvendo bactérias em vez de uma trufa, pode ter desempenhado um papel na existência do composto orgânico no solo marciano.

"Identificamos várias vias biológicas para tiofenos que parecem mais prováveis ​​do que as químicas, mas ainda precisamos de provas", disse Dirk Schulze-Makuch. "Se você encontrar tiofenos na Terra, pensaria que eles são biológicos, mas em Marte, é claro, a barreira para provar isso deve ser um pouco mais alta."

As moléculas de tiofeno têm quatro átomos de carbono e um átomo de enxofre dispostos em um anel, e tanto o carbono quanto o enxofre são elementos bio-essenciais. No entanto, Schulze-Makuch e Heinz não puderam excluir processos não biológicos que levaram à existência desses compostos em Marte.

Os impactos de meteoros fornecem uma possível explicação abiótica. Os tiofenos também podem ser criados por meio da redução termoquímica do sulfato, um processo que envolve um conjunto de compostos sendo aquecidos a 248 graus Fahrenheit (120 graus Celsius) ou mais. No cenário biológico, as bactérias, que podem ter existido mais de três bilhões de anos atrás quando Marte era mais quente e úmido, poderiam ter facilitado um processo de redução de sulfato que resulta em tiofenos. Existem também outras vias onde os próprios tiofenos são decompostos por bactérias.