CIÊNCIA E TECNOLOGIA

1925 Rolls-Royce Phantom. Jonckheere Coupe

fancar1Os automóveis melhoraram depois que dois britânicos, Charles Rolls e Henry Royce, entraram no negócio. Com a elegância que proporcionavam, os carros aumentavam sua reputação. Apesar de não trazerem muita novidade em seus carros, sua forma de fazer fez seu nome. O primeiro carro foi apresentado em 1907 como “Silver Ghost”. O carro não tinha muitos recursos, mas tinha padrões de alta qualidade.

Na verdade, a empresa produziu este carro sozinha por 15 anos, enquanto seus concorrentes continuavam chegando com novos modelos. Então, em 1922, um novo modelo “Twenty” foi introduzido. A empresa abriu uma nova fábrica em Springfield, Massachusetts, no início de 1921. No início, os British Silver Ghosts foram produzidos. No entanto, a empresa percebeu que o mercado pode diferir em suas necessidades. É por isso que algumas pequenas alterações foram adicionadas em Silver Ghosts para atender às necessidades dos norte-americanos.

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Após mais de 15 anos na Silver Ghost, a empresa decidiu trabalhar em um novo modelo devido à crescente concorrência no setor. O trabalho começou em 1922, mas só em maio de 1925 a empresa foi capaz de apresentar o novo modelo. O modelo foi denominado 40/50 New Phantom, que agora é conhecido como Phantom I.

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A principal mudança foram os motores. Os seis modelos em linha reta foram aprimorados fundindo-se em dois bancos de três cilindros. O novo era um pouco maior que o motor do Twenty. Grande parte da melhoria veio da modificação das válvulas superiores. Os primeiros Phantoms tinham cabeças de ferro fundido. No entanto, esses cabeçotes estavam causando problemas de ping ao operar com combustível de baixa qualidade, levando ao uso de alumínio de duas velas mais tarde. O desempenho foi aumentado em cerca de 100 bhp. O motor foi montado na última versão do chassi Silver Ghost.

O Phantom foi produzido no Reino Unido e nos Estados Unidos. Versões modificadas do Phantom também estavam disponíveis. Por exemplo, duas distâncias entre eixos permitindo uma variedade de carrocerias e portas de admissão e escapamento invertidas para permitir o volante do outro lado.

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Naquela época, era normal oferecer chassis rolantes para outras empresas à carroceria. Então, a empresa Rolls-Royce o fez. Isso permitiu muitos experimentos nos EUA, enquanto na Inglaterra versões mais regulares eram preferidas. Na verdade, muitas versões de vanguarda foram produzidas com nomes extraordinários como Huntingdon, Pall Mall e Playboy. No entanto, a fábrica na Inglaterra também experimentou modelos sofisticados para testar o desempenho aprimorado.

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Embora as pessoas gostassem do Phantom I, sua fama não durou muito. Com a introdução do Phantom II, o primeiro carro totalmente novo depois do Silver Ghost, em 1929, a popularidade do Phantom I diminuiu. Eventualmente, a fábrica americana foi fechada em 1931, encerrando a produção do Springfield Phantom. No entanto, nos últimos anos, o Novo Fantasma começou a recuperar sua popularidade.

Fonte: https://themindcircle.com/