CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas pedem uma pausa no lançamento da vacina AstraZeneca

pausavaci112/01/2021, por Liam Mannix e Aisha Dow - A Sociedade Australiana e Nova Zelândia de Imunologia diz que o governo federal deve interromper imediatamente o lançamento planejado da vacina AstraZeneca porque pode não ser eficaz o suficiente para gerar imunidade coletiva. Os testes clínicos de fase três da vacina, que é a peça central da estratégia de vacinação da Austrália, mostram que ela é apenas 62 por cento eficaz na prevenção de COVID-19 quando administrada na dose recomendada.

Os testes sugerem que as vacinas da Pfizer e Moderna são cerca de 95 por cento eficazes.

O presidente da Sociedade de Imunologia, Professor Stephen Turner, disse que, com base nas evidências de testes atuais, a vacina AstraZeneca não deve ser amplamente implementada.

“A vacina AstraZeneca não é uma que eu implantaria amplamente, por causa de sua menor eficácia”, disse ele. “Você não pode confiar nele para estabelecer a imunidade do rebanho”.

“Visto que temos vacinas fantásticas contra isso, acho que seria sensato não confiar na vacina AstraZeneca para controlar o vírus na Austrália. Mas poderia ser usado como uma ferramenta para atenuar o efeito da COVID até que essas vacinas pudessem ser implantadas. ”

Leia também - Ouvido biônico é a Solução para Surdez Congênita ou Adquirida

Não há dúvidas sobre a segurança da vacina. Os dados do teste sugerem que ele oferece proteção potencialmente completa contra doenças potencialmente fatais, o que significa que mesmo que as pessoas sejam infectadas, a doença pode ser menos prejudicial. Na terça-feira, a Australasian Virology Society confirmou ao The Age e ao The Sydney Morning Herald que apoiava uma pausa imediata nos planos para lançar a vacina AstraZeneca até que a pesquisa provasse que era eficaz o suficiente para obter imunidade coletiva. Mas, após um furioso debate interno, o presidente da associação de virologia contatou o The Age and the Herald na noite de terça-feira para dizer que havia mudado sua posição e não se opunha mais ao lançamento da vacina. Quando questionada sobre por que a sociedade estava mudando sua posição oficial no último momento, sua presidente, a professora Gilda Tachedjian, disse: “Isso é para nós sabermos e vocês descobrirem.

“Um dos motivos é que não queremos prejudicar a confiança na vacina. E não temos a imagem completa. Precisamos escolher a vacina mais eficaz para termos imunidade coletiva. Mas simplesmente não temos a imagem completa no momento com a vacina AstraZeneca. "

Falando antes que a posição da sociedade de virologia mudasse, a vice-presidente e porta-voz, Professora Heidi Drummer, disse que 62% da eficácia não era suficiente para alcançar a imunidade coletiva.

“Devemos esperar para ver quais dados a AstraZeneca fornece para demonstrar que níveis mais altos de eficácia podem ser alcançados com sua vacina e optar por usar vacinas que atinjam o nível mais alto de eficácia para obter imunidade coletiva, sejam elas quais forem", disse ela.

pausavaci2

“Se é 62 por cento de eficácia, e isso sai em seus testes posteriores, acho que há um bom argumento para o governo federal investir nas vacinas Pfizer e Moderna e usá-las na comunidade em geral.”

A professora Drummer disse mais tarde que "tinha que manter o que o presidente diz".

"Não me oponho ao lançamento da vacina, desde que possamos ver mais dados que mostrem que 90 por cento de eficácia pode ser alcançada", disse ela.

A imunidade do rebanho significa que uma porção tão grande da população está imune que um vírus não pode mais circular e é eliminado. O professor associado James Wood, modelador de vacinas da Universidade de NSW e membro do Grupo Consultivo Técnico Australiano sobre Imunização do governo federal, disse que a imunidade coletiva era "o jogo longo", e fornecer uma vacina que pudesse proteger a vida imediatamente era muito mais importante, especialmente dado Até agora, a Austrália comprou apenas vacina Pfizer suficiente para 5 milhões de pessoas. Os resultados dos testes de fase três da vacina AstraZeneca publicados no The Lancet este mês mostram que a vacina foi 62,1 por cento eficaz na prevenção de doenças quando administrada em doses padrão.

No entanto, em um pequeno grupo de voluntários que receberam acidentalmente uma dose mais baixa, essa taxa aumentou para 90 por cento, criando uma incerteza significativa sobre a verdadeira eficácia da vacina. Nem uma única pessoa que recebeu as doses adequadas da vacina desenvolveu COVID-19 grave. As vacinas da Moderna e Pfizer alcançaram eficácia superior a 90 por cento, provavelmente alta o suficiente para forçar o vírus a sair de circulação se amplamente administrado, disse o professor Drummer. O governo australiano garantiu 53,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca, com duas injeções necessárias por pessoa.

Ainda não foi comprovado se alguma das vacinas pode prevenir a transmissão do coronavírus. O professor Drummer disse que os dados clínicos sugerem que as vacinas da Pfizer e Moderna são muito mais prováveis ​​do que as da AstraZeneca, mas mais estudos precisam ser conduzidos. O Dr. Andrew Miller, presidente da filial da Austrália Ocidental da Associação Médica Australiana, disse que uma vacina que não fornecesse imunidade coletiva não atenderia às expectativas do público sobre o retorno ao normal pré-COVID.

“Precisamos que seja mais de 70 por cento eficaz - de preferência mais de 80 por cento - para evitar que a transmissão significativa ainda continue na comunidade”, disse ele.

“Temos muito dinheiro e muito tempo porque temos um controle muito bom de doenças. Por que nos contentaríamos com a segunda melhor opção? ”

O professor Julian Rait, presidente do ramo vitoriano da AMA, disse que o julgamento sobre a vacina AstraZeneca deve ser reservado até que mais dados estejam disponíveis. O diretor do Burnet Institute, Professor Brendan Crabb, disse que o governo federal fez um bom trabalho com informações limitadas na escolha de suas vacinas candidatas, mas agora deveria revisar a dependência da Austrália na vacina AstraZeneca. Ele disse que embora a AstraZeneca ainda possa se provar mais eficaz na realidade do que os ensaios clínicos sugeriram, neste estágio as vacinas Pfizer e Moderna pareciam significativamente melhores em impedir que as pessoas recebessem COVID-19.

“Pessoalmente, prefiro muito mais a AstraZeneca do que nada. Eu teria isso amanhã. É uma vacina altamente segura e eficaz ”, disse ele.

“Mas eu teria um mais eficaz se pudesse? Sim eu iria."

O ministro da Saúde, Greg Hunt, negou na terça-feira a sugestão de que a administração da vacina da AstraZeneca significava essencialmente que o governo estava desistindo da imunidade coletiva.

“Estamos ouvindo os especialistas médicos do governo australiano. São eles que escolhem as vacinas. Eles escolheram com base em uma vacina de mRNA que nunca havia sido feita antes para nada.

Leia também - Fusão a Frio é demonstrada no Japão

“Há uma história muito forte de diferentes tipos de vacinas convencionais sendo lançadas com alta eficácia. É importante notar que os resultados também mostram até 90 por cento de eficácia de forma mais geral, com resultados finais por vir. E até 100 por cento em relação a doenças graves. ”

Um porta-voz do Departamento de Saúde disse que as pessoas “deveriam ser cautelosas ao fazer avaliações de sua eficácia até que todos os dados sejam divulgados e o processo de aprovação [da Administração de Produtos Terapêuticos] tenha sido conduzido”.

O governo confirmou no ano passado que as pessoas teriam permissão para comprar vacinas em particular. Uma porta-voz da AstraZeneca disse que a empresa sempre sustentou que várias vacinas seriam necessárias para combater o COVID-19.

“Mais dados continuarão a se acumular, refinando a leitura da eficácia e caracterizando a eficácia da vacina por um longo período de tempo”.

O número de pessoas que precisam ser vacinadas para obter imunidade coletiva é conhecido como "nível crítico de vacinação". É calculado com base na eficácia de transmissão de um vírus em uma população. Quanto mais infeccioso for o vírus, maior será o nível crítico. Mas nosso comportamento também desempenha um papel. Em locais com maior distanciamento social, já estamos dificultando a propagação do vírus, baixando o nível crítico. As evidências sugerem que, em média, em todo o mundo, todas as pessoas infectadas com COVID-19 irão infectar entre duas ou três outras pessoas.

Para alcançar a imunidade coletiva e acabar com a pandemia, as vacinas precisam reduzir essa média para menos de um - para que, com o tempo, o vírus morra. Isso pode ter sido alcançado na Austrália usando a vacina da AstraZeneca, disse o professor Wood. No entanto, o surgimento de pelo menos mais uma variante transmissível do COVID-19 na Grã-Bretanha mudou esse quadro e elevou o nível crítico de vacinação, provavelmente para um nível além do que a AstraZeneca poderia atingir.

Fonte: https://www.smh.com.au/