CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Como as células fetais da década de 1970 impulsionam a inovação médica hoje

celfe120/10/2020 - Não é segredo que milhares de laboratórios em todo o mundo usam células derivadas de um feto abortado há décadas para desenvolver medicamentos vitais. Mas é um assunto controverso nos Estados Unidos, onde conservadores e ativistas antiaborto há muito consideram a prática antiética. O assunto está mais uma vez sob os holofotes depois que o presidente Donald Trump foi tratado para Covid-19 usando o tratamento com anticorpos da Regeneron. A empresa usou células fetais abortadas como parte de seu processo de teste.

"Está se tornando irritante", disse Andrea Gambotto, professora da Universidade de Pittsburgh, sobre a polêmica. Gambotto usa uma linha celular chamada HEK 293, a mesma usada pelo Regeneron, como parte de suas pesquisas há 25 anos. “Seria um crime proibir o uso dessas células”, acrescentou. "Isso nunca fez mal a ninguém - era um embrião morto, então as células naquela época (eram usadas), em vez de serem descartadas, eram usadas para pesquisa." A grande vantagem dessas células, desenvolvidas no início dos anos 1970, é que agora representam um "padrão ouro" na indústria farmacêutica.

Se Gambotto - que está liderando um projeto de pesquisa de vacinas Covid-19 - um dia tiver sucesso, sua vacina poderá ser produzida em qualquer lugar do mundo, graças ao HEK293. “Você pode ir para a Índia e fazer uma vacina para todo o mundo”, disse ele. Para aqueles que clamam pelo desenvolvimento de alternativas, ele diz: "Você não precisa voltar 30 anos e reinventar a roda."

- Essencial para pesquisa -

As células originais foram transformadas e imortalizadas em janeiro de 1973 por um jovem pós-doutorado canadense chamado Frank Graham, que trabalhava na época em Leiden, Holanda, no laboratório do professor Alex van der Eb. Normalmente, uma célula tem um número finito de divisões, mas Graham conseguiu modificar essas células para que se dividissem ad infinitum. Este foi seu 293º experimento, daí o nome da linha (HEK significa "células renais embrionárias humanas").

"O uso de tecido fetal não era incomum naquele período", disse Graham, professor emérito da Universidade McMaster do Canadá que agora vive na Itália.

"O aborto era ilegal na Holanda até 1984, exceto para salvar a vida da mãe. Conseqüentemente, sempre presumi que as células HEK usadas pelo laboratório de Leiden devem ter derivado de um aborto terapêutico."

Leia também - Internet: China e Hong Kong tem os Sites mais Perigosos

Os desenvolvedores de vacinas gostam do HEK293 porque as células são maleáveis ​​e transformadas em minifábricas de vírus. Para cultivar vírus, você sempre precisa de uma célula hospedeira. Pode ser um ovo de galinha, mas as células humanas são preferíveis na medicina humana. No caso das vacinas Covid-19, vários fabricantes usaram HEK293 para gerar os chamados "vetores virais". Estas são versões enfraquecidas de adenovírus causadores de resfriado comum que são carregados com as instruções genéticas para células humanas para fabricar uma proteína de superfície do coronavírus. Isso provoca uma resposta imunológica da qual o corpo se lembra quando encontra o coronavírus real.

Três vacinas que estão em testes avançados usam linhas HEK293 - a vacina Oxford co-desenvolvida com a AstraZeneca, a vacina CanSino Biologics da China e a vacina do Instituto Gamaleya da Rússia. A Johnson & Johnson usa a outra linha de células fetais principais, PER.C6. Várias outras empresas, como Moderna e Pfizer, usaram HEK293 para desenvolver "pseudovírus" para testar seus medicamentos. Vacinas contra Ebola e tuberculose, bem como terapias genéticas, também foram criadas com células HEK293, disse Graham.

“Fico muito satisfeito com o fato de as células que criei há quase 50 anos terem desempenhado um papel importante em inúmeros avanços na pesquisa biomédica e na produção de vacinas e medicamentos”, disse o professor, que não gosta de comentar sobre a polêmica que periodicamente emerge sobre sua origem.

Fonte: https://www.france24.com/