CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Conheça Cassie Blue, o robô bípede que pode andar através do fogo

robobi109/03/2019 - Pesquisadores da Universidade de Michigan (MU) estão trabalhando em um robô bípede, controlado remotamente, que pode andar através do fogo. A iniciativa pretende verificar como a máquina se porta em situações extremas, identificar quais são seus limites, para, então, compartilhar os dados em código aberto. Cassie Blue foi construída pela Agility Robotics e adquirida pelo MU por conta de um financiamento da National Science Foundation e do Toyota Research Institute.

Desde então, o robô vem sendo submetido a testes, oferecendo ao professor Jessy W. Grizzle e sua equipe novas perspectivas sobre a locomoção bípede.

O robô bípede que pode andar através do fogo

Em um vídeo divulgado pelos pesquisadores, Cassie Blue aparece caminhando no Campus Norte da Universidade. Em resumo, o solo foi propositalmente incendiado para “promover a ecologia de espécies nativas”. Estamos empolgados em colocar Cassie nas mãos dos pesquisadores porque os pesquisadores tendem a ser os mais abusivos, por isso vamos aprender todos os pontos de falha e construir robôs melhores no futuro. – Mikhail Jones (Cofundador e Engenheiro-chefe da Agility Robotics)

Leia também - Arma de fogo em forma de celular

Em resumo, Cassie Blue ainda caminha um pouco devagar. Mas Grizzle e sua equipe estão aprimorando seus algoritmos e testando as modificações no mundo real. No futuro, o robô poderá ser também equipado para ver através da fumaça, enxergando coisas que nenhum bombeiro humano seria capaz. Os pesquisadores acreditam que robôs bípedes como Cassie Blue têm potencial de salvar milhares de vidas no futuro. Inicialmente em um contexto militar, as máquinas explorariam espaços desconhecidos e auxiliariam em missões de busca e resgate.

robobi2

Com um design fino e elétrico, a máquina também poderia ser empregada nos serviços de entrega de mercadorias em domicílio. Futuras aplicações envolveriam a construção de uma frota de robôs de duas pernas. Dentre as atividades: entregar produtos à porta dos consumidores, por meio de estradas e passarelas específicas. Em épocas em que as máquinas são capazes de classificar e capturar objetos, pular obstáculos, realizar saltos mortais de costas, abrir portas e até escapar de estabelecimentos, talvez seja mera questão de tempo até Cassie Blue demonstrar todo seu potencial. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Fonte: https://futuroexponencial.com/