A China está coletando DNA de dezenas de milhões de homens e meninos, usando equipamentos dos EUA

bange117/06/2020 - Até crianças são levadas a dar amostras de sangue para construir um amplo banco de dados genéticos que aumentará as crescentes capacidades de vigilância de Bijing, levantando questões sobre abuso e privacidade. A polícia na China está coletando amostras de sangue de homens e meninos de todo o país para construir um mapa genético de seus cerca de 700 milhões de homens, dando às autoridades uma nova e poderosa ferramenta para seu emergente estado de vigilância de alta tecnologia.

Eles passaram pelo país desde o final de 2017 para coletar amostras suficientes para construir um vasto banco de dados de DNA, de acordo com um novo estudo publicado na quarta-feira pelo Australian Strategic Policy Institute, uma organização de pesquisa, baseada em documentos também revisados ​​pelo The New York Times. Com esse banco de dados, as autoridades poderiam rastrear os parentes do homem usando apenas o sangue, a saliva ou outro material genético desse homem.

Uma empresa americana, Thermo Fisher, está ajudando: A empresa de Massachusetts vendeu kits de teste para a polícia chinesa sob medida para suas especificações. Os legisladores americanos criticaram a Thermo Fisher por vender equipamentos às autoridades chinesas, mas a empresa defendeu seus negócios.

O projeto é uma grande escalada dos esforços da China para usar a genética para controlar seu povo, que estava focado em rastrear minorias étnicas e outros grupos mais direcionados. Isso acrescentaria a uma crescente e sofisticada rede de vigilância que a polícia está implantando em todo o país, que inclui cada vez mais câmeras avançadas, sistemas de reconhecimento facial e inteligência artificial.

A polícia diz que precisa do banco de dados para capturar criminosos e que os doadores concordam em entregar seu DNA. Algumas autoridades dentro da China, bem como grupos de direitos humanos fora de suas fronteiras, alertam que um banco de dados nacional de DNA pode invadir a privacidade e tentar autoridades a punir os parentes de dissidentes e ativistas. Ativistas de direitos argumentam que a coleta está sendo feita sem consentimento, porque os cidadãos que vivem em um estado autoritário não têm praticamente o direito de recusar.

Leia também - Dentro do Cofre de Sementes do Juízo Final

O programa já está enfrentando uma quantidade incomum de oposição na China.

"A capacidade das autoridades de descobrir quem está mais intimamente relacionado a quem, dado o contexto da punição de famílias inteiras como resultado do ativismo de uma pessoa, terá um efeito assustador na sociedade como um todo", disse Maya Wang , pesquisador da Human Rights Watch na China.

A campanha ainda envolve escolas. Em uma cidade costeira do sul da China, os meninos ofereceram os dedos minúsculos a um policial com uma agulha. Cerca de 230 milhas ao norte, os oficiais iam de mesa em mesa tirando sangue de estudantes enquanto as meninas observavam interrogativamente.

Jiang Haolin, 31, também deu uma amostra de sangue. Ele não teve escolha.

As autoridades disseram a Jiang, um engenheiro de computação de um condado rural do norte da China, que "se o sangue não fosse coletado, seríamos listados como uma 'família negra'" ", disse ele no ano passado, e o privaria e sua família de benefícios, como o direito de viajar e ir a um hospital.

Rastreando homens da China

As autoridades chinesas estão coletando amostras de DNA de homens e meninos por uma simples razão: eles cometem mais crimes, mostram as estatísticas.

O ímpeto da campanha remonta a uma onda de crimes na região norte da China, na Mongólia Interior. Por quase três décadas, a polícia local investigou os estupros e assassinatos de 11 mulheres e meninas, uma delas com 8 anos. Eles coletaram 230.000 impressões digitais e vasculharam mais de 100.000 amostras de DNA. Eles ofereceram uma recompensa de US $ 28.000.

Então, em 2016, eles prenderam um homem por acusações de suborno não relacionadas, de acordo com a mídia estatal. Analisando seus genes, eles descobriram que ele era parente de uma pessoa que havia deixado seu DNA no local do assassinato de 2005 de uma das mulheres. Essa pessoa, Gao Chengyong, confessou os crimes e foi posteriormente executada.

A captura de Gao estimulou a mídia estatal a pedir a criação de um banco de dados nacional de DNA masculino. A polícia da província de Henan mostrou que era possível, depois de reunir amostras de 5,3 milhões de homens, ou aproximadamente 10% da população masculina da província, entre 2014 e 2016. Em novembro de 2017, o Ministério da Segurança Pública, que controla a polícia, divulgou planos para um banco de dados nacional.

A China já possui o maior acervo de material genético do mundo, totalizando 80 milhões de perfis, segundo a mídia estatal. Mas os esforços anteriores de coleta de DNA costumavam ser mais concentrados. As autoridades visavam suspeitos ou grupos criminosos que consideravam potencialmente desestabilizadores, como trabalhadores migrantes em certos bairros. A polícia também coletou DNA de grupos minoritários étnicos como os uigures como uma maneira de reforçar o controle do Partido Comunista sobre eles.

bange2

O esforço para compilar um banco de dados nacional masculino amplia esses esforços, disse Emile Dirks, autor do relatório do instituto australiano e Ph.D. candidato no departamento de ciência política da Universidade de Toronto. "Estamos vendo a expansão desses modelos para o resto da China de uma maneira agressiva que acho que nunca vimos antes", disse Dirks.

No relatório divulgado pelo instituto australiano, estimou que as autoridades pretendiam coletar amostras de DNA de 35 a 70 milhões de homens e meninos, ou aproximadamente 5% a 10% da população masculina da China. Eles não precisam provar todos os homens, porque a amostra de DNA de uma pessoa pode desbloquear a identidade genética de parentes homens.

Quando o Times tentou enviar por fax perguntas sobre o banco de dados ao Ministério da Segurança Pública, um funcionário disse que não podia aceitá-las "sem a permissão de um funcionário sênior".

Leia também - Casas populares feitas de terra com impressora 3D custarão US $ 1.000

As autoridades locais costumam anunciar publicamente os resultados de suas amostragens. No condado de Donglan, na região de Guangxi, a polícia disse ter coletado mais de 10.800 amostras, cobrindo quase 10% da população masculina. No condado de Yijun, na província de Shaanxi, a polícia disse que havia coletado mais de 11.700 amostras, ou um quarto.

Para estimar as ambições do projeto, o instituto australiano analisou as taxas de amostragem em 10 municípios e distritos e depois estudou pedidos de compra de kits de teste de DNA de mais 16 jurisdições. O Times revisou os mesmos documentos públicos, juntamente com 15 pedidos semelhantes dos últimos seis meses que não foram incluídos no relatório.

Os pedidos de compra eram frequentemente preenchidos por empresas chinesas, mas alguns contratos foram firmados com a Thermo Fisher, fabricante de equipamentos de testes genéticos em Massachusetts.

A Thermo Fisher vendeu kits de teste de DNA para agências policiais em pelo menos nove municípios e cidades para estabelecer um "sistema de inspeção de ascendência masculina", ou um banco de dados de DNA masculino, de acordo com documentos de licitação corporativos encontrados por Dirks e verificados pelo The Times.

A empresa procurou ativamente o negócio. Em 2017, uma semana antes do início do programa de coleta de DNA, um pesquisador da empresa, Dr. Zhong Chang, disse em uma conferência em Pequim que a empresa poderia ajudar, de acordo com um vídeo do evento. A empresa projetou um kit de teste para procurar os marcadores genéticos específicos procurados pelo Ministério de Segurança Pública, disse Zhong, uma prática comum da indústria. Outro foi elaborado para reunir informações genéticas de membros de grupos étnicos da China, incluindo uigures e tibetanos, disse ele.

O Dr. Zhong não respondeu aos pedidos de comentário.

Thermo Fisher disse que seus kits de DNA "são o padrão global para testes forenses de DNA". Em comunicado, a empresa afirmou reconhecer "a importância de considerar como nossos produtos e serviços são usados ​​- ou podem ser usados ​​- por nossos clientes".

"Estamos orgulhosos de fazer parte das muitas maneiras positivas em que a identificação do DNA foi aplicada, desde o rastreamento de criminosos até a interrupção do tráfico de pessoas e a libertação dos acusados ​​injustamente", acrescentou.

A China tem outros motivos para comprar o equipamento Thermo Fisher, além de compilar dados genéticos para rastrear pessoas: o equipamento da empresa pode ajudar os médicos chineses a rastrear doenças mortais. A Thermo Fisher também vende equipamentos de DNA para a polícia em muitos outros países.

Mas cientistas, especialistas em ética médica e grupos de direitos humanos dizem que seus equipamentos também podem se tornar uma ferramenta crítica para o controle social. No ano passado, na sequência de críticas, a empresa disse que iria parar de vender seus equipamentos às autoridades de Xinjiang, no noroeste da China, onde a polícia está coletando DNA do grupo minoritário uigur de maioria muçulmana para fins de controle social.

Privacidade e consentimento

Embora as autoridades chinesas ainda estejam construindo seu banco de dados, seu conteúdo já está sendo usado para aumentar a vigilância.

Em março, autoridades do município de Guanwen, no sudoeste da província de Sichuan, disseram que as amostras de sangue masculino coletadas seriam usadas para reforçar o Projeto Sharp Eyes local, de acordo com um aviso do governo encontrado pelo Australian Strategic Policy Institute. O projeto é um importante programa de vigilância governamental que incentiva as pessoas do campo a informar sobre seus vizinhos.

A Anke Bioengineering, uma empresa de biotecnologia sediada na província oriental de Anhui, está usando o banco de dados de DNA masculino para construir um "DNA Skynet", de acordo com Hu Bangjun, porta-voz da empresa. O Skynet é o sistema de policiamento da China que combina vigilância por vídeo e big data.

Mas o programa nacional de coleta de DNA masculino está enfrentando uma quantidade incomum de oposição na China. Geralmente, os cidadãos da China aceitam invasões do governo central no uso da Internet e em outras facetas da vida. Mas a coleta de DNA não é regulamentada pela lei chinesa, e as autoridades temem que o público reaja negativamente a um amplo banco de dados contendo seus segredos genéticos e laços familiares.

Em uma sessão do Parlamento da China em março, dois delegados ao órgão consultivo político da China propuseram que o governo regulasse a coleta de DNA. Um deles, Wang Ying, funcionário de Pequim, disse que quando a tecnologia alcançava uma certa escala, o governo precisava proteger os direitos dos usuários "em tempo hábil".

Em 2015, Liu Bing, vice-chefe médico forense do Instituto de Ciência Forense do Ministério de Segurança Pública, alertou no jornal forense do ministério que a coleta de amostras de sangue "com medidas impróprias" poderia causar instabilidade social, especialmente "na sociedade atual, onde a conscientização dos cidadãos sobre seus direitos legais está aumentando. ”

As autoridades se moveram em silêncio. Dirks, co-autor do jornal australiano, disse que quase toda a coleção estava ocorrendo no interior, onde havia pouco entendimento das implicações do programa.

Nas áreas rurais, muitos funcionários se orgulham de seu trabalho. Autoridades da cidade de Dongguan postaram uma foto mostrando meninos em uma escola primária fazendo fila para que um professor coletasse seu sangue. Autoridades da província de Shaanxi também postaram on-line uma foto de seis meninos reunidos em torno de uma mesa em uma escola primária, assistindo um policial tirar sangue de um de seus amigos.

Em outra foto do noroeste de Shaanxi, um garoto grita na frente de dois policiais quando um deles aperta a ponta do dedo em busca de sangue. Uma mulher o consola.

Não está claro se as pessoas nessas fotos entenderam completamente para que serve a coleta de sangue. Entrevistas e publicações nas redes sociais sugeriram que a falta de sangue resultaria em punição.

Jiang, o engenheiro de computação, vive e trabalha em Pequim, mas é originalmente de uma vila em Shaanxi. Em fevereiro de 2019, a polícia lhe disse que ele tinha que voltar para sua vila para dar suas amostras de DNA.

Em uma entrevista, Jiang disse que pagou um hospital em Pequim para coletar suas amostras e enviá-las pelo correio. Não lhe disseram por que seu sangue era necessário, nem perguntou. Ele ignorou as preocupações com a privacidade. Como o povo da China é obrigado a portar cartões de identidade e usar suas identidades reais on-line, ele disse: "todas as nossas informações já estão com eles".

Mas ativistas de direitos humanos dizem que a ciência genética dá às autoridades chinesas poderes sem precedentes para processar pessoas de quem não gostam. Eles poderiam citar o DNA para dar ainda mais credibilidade às acusações aos olhos do público. Nas mãos de autoridades locais, disse Li Wei, ativista de direitos humanos, evidências de DNA também podem ser plantadas. A polícia de Pequim já tem uma amostra de seu DNA, coletada enquanto ele cumpria uma sentença de dois anos por "perturbar a ordem pública", uma acusação que as autoridades usam contra muitos dissidentes.

bange3

Leia também - Seu cérebro, com uma porta USB: Neuralink Vision de Elon Musk divide especialistas

Há dois anos, a polícia de Hangzhou tentou obter uma amostra própria, disse ele. Eles bateram na porta de seu quarto de hotel logo após o check-in. O Sr. Li disse que quando ele se recusou a ir à delegacia, eles o atingiram com bastões de borracha e o arrastaram para lá. Mas quando pediram uma amostra de DNA, disse Li, ele se manteve rápido, temendo que a polícia de Hangzhou pudesse usá-la contra ele.

"Em alguns casos, seu sangue e saliva, coletados com antecedência, podem ser colocados no local do crime mais tarde", disse Li. "Você não está lá, mas seu DNA pode estar em cena. É com isso que estou preocupado: a possibilidade de ser enquadrado ".

Fonte: https://www.nytimes.com/