Embriões quiméricos de macaco humano criados em laboratório pela primeira vez

macahum115/04/2021, por Michael Irving - Em um novo estudo inovador, os cientistas criaram embriões quimera de macaco humano pela primeira vez. Essas quimeras abrem caminho para modelos mais precisos da biologia e das doenças humanas, o que pode abrir uma série de novos benefícios médicos. Mas é claro que também levantam algumas questões éticas complicadas. Uma quimera é, simplesmente, um organismo que contém células de mais de um indivíduo.

Pode ocorrer naturalmente durante o desenvolvimento, como quando gêmeos não idênticos se fundem no início, ou pode ser um processo artificial - tecnicamente, os transplantes de órgãos criam quimeras. Mas não precisa necessariamente ser células da mesma espécie. Os cientistas têm experimentado quimeras interespécies por décadas, mesclando animais semelhantes, como camundongos e ratos, e ovelhas e cabras. E no novo estudo, pesquisadores do Instituto Salk e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Kunming criaram quimeras de humanos e macacos com sucesso.

Em testes de laboratório em cultura, a equipe começou com blastocistos de macacos. Seis dias após a fertilização, eles foram injetados com 25 células-tronco pluripotentes humanas estendidas (hEPS), que contribuem para o tecido à medida que o embrião se desenvolve. E com certeza, quando os pesquisadores examinaram o lote de embriões 24 horas depois, eles detectaram células humanas em 132 deles. Após 10 dias, restavam 103 desses embriões quiméricos, mas no dia 19 apenas três sobreviviam. Depois disso, os embriões foram eliminados antes de se desenvolverem mais. Este experimento bem sucedido mostrou que as células humanas podem sobreviver e proliferar em embriões de macaco, em números relativamente altos. O objetivo, diz a equipe, é fazer melhores modelos para estudar o desenvolvimento biológico, a evolução, a progressão da doença e os tratamentos.

"Como não podemos conduzir certos tipos de experimentos em humanos, é essencial que tenhamos melhores modelos para estudar e compreender com mais precisão a biologia e as doenças humanas", disse Juan Carlos Izpisua Belmonte, autor sênior do estudo. "Um objetivo importante da biologia experimental é o desenvolvimento de sistemas modelo que permitam o estudo de doenças humanas em condições in vivo."

Esta não é a primeira quimera humano-animal a ser criada. Em 2017, alguns dos mesmos cientistas criaram quimeras de porco-humano, introduzindo células-tronco humanas em embriões de porco e incubando-as em substitutos por quatro semanas. Esta foi a primeira vez que células humanas mostraram ser capazes de crescer dentro do blastocisto de outro animal. Dito isso, apenas pequenas quantidades de células humanas foram detectadas, muito poucas para serem práticas. O problema é que humanos e porcos são, obviamente, espécies bem diferentes, separadas por dezenas de milhões de anos de evolução. Usar macacos, com os quais temos uma relação muito mais próxima, aumenta as chances de quimeras bem-sucedidas.

"Historicamente, a geração de quimeras humano-animal sofreu com a baixa eficiência e integração das células humanas na espécie hospedeira", diz Izpisua Belmonte. "A geração de uma quimera entre primatas humanos e não humanos, uma espécie mais intimamente relacionada aos humanos ao longo da linha do tempo evolucionária do que todas as espécies utilizadas anteriormente, nos permitirá obter um melhor insight sobre se existem barreiras impostas evolutivamente para a geração de quimeras e se há são quaisquer meios pelos quais podemos superá-los.

Leia também - A China está coletando DNA de dezenas de milhões de homens e meninos, usando equipamentos dos EUA

” No entanto, tudo isso levanta algumas questões muito importantes - por quê? E deveríamos estar fazendo isso? No caso de porcos quiméricos, o objetivo final é cultivar órgãos humanos para transplante, para reduzir a necessidade de longas listas de espera. E porque eles podem ser cultivados sob demanda nas próprias células do paciente, o risco de rejeição é removido, assim como a necessidade de medicamentos imunossupressores.

Os macacos quiméricos podem ser um vetor semelhante para tecidos transplantáveis, mas também podem ser mais úteis como cobaias "humanizadas" para novos medicamentos ou tratamentos médicos, ou para estudar doenças de uma maneira em que os resultados sejam mais próximos do que podemos esperar em humanos. Essas são causas nobres, mas valem o campo minado ético? O anúncio das novas quimeras será, sem dúvida, rotulado de “não natural” ou “brincar de Deus” por algumas pessoas - mas o mesmo poderia ser dito sobre muitos avanços científicos. Um iPhone não é natural.

Questões éticas mais profundas podem surgir em torno da indefinição da linha entre humanos e animais, conforme levantado por um artigo de revisão de 2019 no Journal of Law and the Biosciences. Que direitos essas quimeras teriam? Depende do grau de “humanidade” deles? As quimeras podem ser propriedade de pessoas? Também existem preocupações com o bem-estar animal - essas quimeras seriam saudáveis ​​o suficiente para viver uma vida relativamente normal ou poderiam sofrer de problemas de saúde ao longo da vida? Eles precisariam ser isolados de outros animais, uma crueldade em si mesma?

To their credit, the researchers on the monkey chimera study understood what they were getting into – before and during the work they consulted with bioethicists with experience in policies around chimeras to make sure they were doing everything by the book. That’s why the embryos were grown in the lab, not in a surrogate, and why they weren’t allowed to develop beyond the 20-day mark.

"It is our responsibility as scientists to conduct our research thoughtfully, following all the ethical, legal, and social guidelines in place,” says Izpisua Belmonte. "Ethical consultations and reviews were performed both at the institutional level and via outreach to non-affiliated bioethicists. This thorough and detailed process helped guide our experiments."

The debate will no doubt rage on, but regardless the scientific breakthrough is a major one.

The research was published in the journal Cell.

Source: Salk Institute for Biological Studies via Scimex