Exame de sangue para depressão e transtorno bipolar um passo mais perto da realidade

examesan104/11/2021 - Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Indiana estão um passo mais perto de um exame de sangue clínico objetivo para transtornos de humor. Um novo estudo robusto está descrevendo o desenvolvimento de um painel de biomarcadores baseados no sangue que podem distinguir entre depressão e transtorno bipolar, bem como medir o risco futuro de uma pessoa de desenvolver essas condições. Por mais de uma década, Alexander Niculescu e uma equipe de cientistas têm procurado padrões de biomarcadores de expressão gênica baseados no sangue que se correlacionam com uma série de condições que atualmente são impossíveis de diagnosticar objetivamente. Um dos artigos publicados recentemente de Niculescu descreveu ...

um padrão de biomarcadores de RNA que poderia efetivamente identificar os pacientes com maior risco de desenvolver transtorno de estresse pós-traumático (PTSD).

“Fomos pioneiros na área de medicina de precisão em psiquiatria nas últimas duas décadas, principalmente nos últimos 10 anos”, explica Niculescu. “Este estudo representa um resultado do estado da arte atual de nossos esforços. Isso é parte do nosso esforço para trazer a psiquiatria do século 19 para o século 21. ” Seu mais recente estudo, publicado na revista Molecular Psychiatry, enfoca os transtornos de humor. Mais especificamente, a pesquisa estava interessada em saber se os biomarcadores de expressão de genes no sangue podem distinguir entre depressão e transtorno bipolar.

A primeira fase da pesquisa envolveu a coleta de várias amostras de sangue de uma grande coorte de adultos ao longo de vários anos. Isso permitiu que estados agudos de humor fossem correlacionados com mudanças nos biomarcadores sanguíneos. Eventualmente, os pesquisadores encontraram 26 biomarcadores de expressão gênica específicos que melhor se relacionam com depressão, transtorno bipolar e mania.