CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Elon Musk diz que sua startup Neuralink conectou um macaco para jogar videogame usando sua mente

macavideo101/02/2021 - O chefe da Tesla, Elon Musk, disse em uma entrevista na noite de domingo que um macaco foi programado para jogar videogame com sua mente por uma empresa que ele fundou chamada Neuralink. A Neuralink colocou um chip de computador no crânio do macaco e usou "fios minúsculos" para conectá-lo ao cérebro, disse Musk. “Não é um macaco infeliz”, disse ele durante uma palestra no Clubhouse, um novo aplicativo de mídia social que está ganhando popularidade e permite que as pessoas tenham conversas informais de voz enquanto outras ouvem. “Você nem consegue ver onde o implante neural foi colocado , exceto que ele tem um leve moicano escuro. "

O bilionário - que também falou sobre viagens espaciais, colônias em Marte, criptografia, inteligência artificial e vacinas Covid-19 - disse que o Neuralink está tentando descobrir se pode usar seus chips para fazer os macacos brincar de "pong da mente" uns com os outros.

“Isso seria muito legal”, disse Musk, que é CEO da Neuralink, além da SpaceX e da Tesla.

Com sede em San Francisco, a equipe da Neuralink de cerca de 100 pessoas está tentando desenvolver uma interface computador-cérebro implementável. Musk o descreve como um Fitbit em seu crânio com minúsculos fios que entram em seu cérebro. Ele disse que o objetivo do Neuralink é aumentar a taxa na qual as informações podem fluir do cérebro humano para uma máquina.

Acompanhando a I.A.

A IA só vai ficar mais inteligente e a tecnologia do Neuralink pode um dia permitir que os humanos "acompanhem o passeio", de acordo com Musk. Para ilustrar o ritmo do progresso em IA, o inovador - que acredita que a inteligência da máquina acabará por ultrapassar a inteligência humana - apontou para avanços feitos em laboratórios de pesquisa como OpenAI, que ele co-fundou, e DeepMind, um laboratório de IA de Londres que foi adquirido por Google em 2014. A DeepMind “basicamente esgotou os jogos para vencer”, disse Musk, que foi um dos primeiros investidores da empresa. Na verdade, as pessoas já são “ciborgues” porque têm uma “camada digital” terciária graças a telefones, computadores e aplicativos, segundo Musk.

“Com uma interface neural direta, podemos melhorar a largura de banda entre o córtex e a camada terciária digital em muitas ordens de magnitude”, disse ele. “Eu diria que provavelmente pelo menos 1.000, ou talvez 10.000 ou mais.”

Leia também - Casas populares feitas de terra com impressora 3D custarão US $ 1.000

O córtex é uma parte do cérebro que desempenha um papel fundamental na memória, atenção, percepção perceptiva, pensamento, linguagem e consciência. A camada digital a que ele se refere pode ser qualquer coisa, desde o iPhone de uma pessoa até sua conta no Twitter. A longo prazo, Musk afirma que o Neuralink poderia permitir que humanos enviassem conceitos uns aos outros usando telepatia e existissem em um “estado salvo” depois de morrerem, o que poderia então ser colocado em um robô ou outro humano.

macavideo2

Ele reconheceu que estava mergulhando no território da ficção científica. A curto prazo, Musk quer implantar chips Neuralink em tetraplégicos com lesões cerebrais ou espinhais para que possam "controlar um mouse de computador, ou seu telefone, ou qualquer dispositivo apenas pensando".

Musk disse que a Neuralink "provavelmente" lançará alguns vídeos que mostram o progresso da empresa no próximo mês ou assim. Em agosto, a Neuralink realizou uma demonstração ao vivo de sua tecnologia em três porcos. Um público viu sinais neurais em tempo real de um dos porcos, que Musk chamou de Gertrude.

Fonte: https://www.cnbc.com/