CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Este AI ajuda a polícia a monitorar as mídias sociais. Isso vai longe demais?

iapolicia107/06/2021 - Policiais dizem que a ferramenta pode ajudá-los a combater a desinformação. Os defensores das liberdades civis dizem que pode ser usado para vigilância em massa. DESDE 2016, os grupos de liberdades CIVIL levantaram alarmes sobre a vigilância online de conversas nas redes sociais por funcionários municipais e departamentos de polícia. Serviços como Media Sonar, Social Sentinel e Geofeedia analisam conversas online, dando pistas na polícia e nos líderes da cidade para o que centenas de milhares de usuários estão dizendo online. A Zencity, uma empresa israelense de análise de dados que atende 200 agências nos Estados Unidos, ...

se comercializa como uma alternativa menos invasiva, porque oferece apenas dados agregados e proíbe a vigilância direcionada de protestos. Cidades como Phoenix, New Orleans e Pittsburgh afirmam usar o serviço para combater a desinformação e avaliar a reação do público a tópicos como a aplicação do distanciamento social ou leis de trânsito.

Em declarações à WIRED, o CEO Eyal Feder-Levy descreve as salvaguardas de privacidade integradas do serviço, como a redação de informações pessoais, como uma nova abordagem para o envolvimento da comunidade. Ainda assim, as autoridades locais que usam o Zencity descrevem uma variedade de usos novos e potencialmente alarmantes para a ferramenta, que algumas cidades usam sem um processo de aprovação pública, geralmente por meio de testes gratuitos.

Brandon Talsma, supervisor do condado de Jasper County, Iowa, descreve 72 horas intensas em setembro passado, que começaram com um aviso de Zencity. Seu escritório estava usando a ferramenta há apenas alguns meses, quando os analistas da Zencity notaram um aumento repentino nas conversas nas redes sociais sobre o Condado de Jasper, após notícias de um assassinato horrível.

“Tinha a receita para ficar muito feio.”
Brandon Talsma, supervisor do condado, Jasper County, Iowa

Um homem negro de 44 anos que vive na cidade de Grinnell, que é 92 por cento branco, foi encontrado morto em uma vala, seu corpo enrolado em cobertores e incendiado. As primeiras notícias se fixaram nos detalhes sombrios, e espalharam-se rumores de que o homem havia sido linchado por residentes de Grinnell.

Leia também - Pistola FN Five-seven

“Somos um pequeno condado; temos ativos e recursos muito limitados ”, disse Talsma. “Tinha a receita para ficar muito feio.”

Zencity observou que quase nenhuma conversa online teve origem em Iowa. A equipe de Talsma temia que os rumores pudessem se transformar em uma bola de neve no tipo de desinformação que causa violência. Talsma disse que a equipe não havia considerado a ótica racial até que o Zencity os alertou sobre a discussão online. A polícia disse que o assassinato não teve motivação racial e convocou uma entrevista coletiva na qual a presidente da NAACP de Iowa-Nebraska, Betty Andrews, apoiou essa descoberta. Desde então, a polícia identificou e indiciou quatro suspeitos, três homens brancos e uma mulher branca, em conexão com o caso.

A Zencity cria relatórios personalizados para autoridades municipais e policiais, usando aprendizado de máquina para escanear conversas públicas em mídias sociais, painéis de mensagens, notícias locais e ligações 311, prometendo insights sobre como os residentes estão respondendo a um determinado tópico. Empresas como a Meltwater e a Brandwatch rastreiam frases-chave para clientes corporativos, mas não impedem que os usuários vejam perfis individuais. Esta tem sido uma ferramenta poderosa para as agências locais de aplicação da lei em todo o país, que ainda estão respondendo ao debate nacional sobre a reforma da polícia, bem como ao recente aumento da criminalidade nas principais cidades.

“Pesquisar o público não envolve o público. É o contrário."
Deb Gross, vereadora municipal de PIttsburgh

Enquanto os críticos estiverem tendo essas discussões em um canal público, Zencity pode pegar e produzir relatórios sobre o que eles estão dizendo. Ele não tem acesso total à “mangueira de incêndio” de tudo o que é discutido no Facebook e no Twitter, mas executa pesquisas personalizadas continuamente nas plataformas de mídia social para examinar e pesar o sentimento.

“Se eles vão se reunir neste local ou naquele local, todas essas informações estão disponíveis publicamente e são gratuitas para qualquer pessoa revisar”, explica o xerife Tony Spurlock em Douglas County, Colorado, ao sul de Denver. Ele diz que o escritório do xerife usou a ferramenta por cerca de um ano, assinando um contrato de US $ 72.000 no início de 2021. A ferramenta fornece informações agregadas e não identifica usuários individuais.

As agências são alertadas sobre usos proibidos, diz Feder-Levy. Ele diz que o software alerta a empresa se os clientes estão usando o serviço para atingir indivíduos ou grupos, como já aconteceu em outros lugares. Em 2016, por exemplo, a polícia de Baltimore rastreou frases como #MuslimLivesMatter, #DontShoot e #PoliceBrutality.

Spurlock disse que o software provou ser útil depois que promotores concluíram em abril que dois policiais tinham motivos para atirar em um homem em dezembro passado. Os detalhes do tiroteio são complexos: o homem estava armado com uma faca, mas lutou por anos com depressão bipolar e ligou para o 911 ele mesmo. O despacho disse aos policiais que eles estavam respondendo a uma ligação urgente de violência doméstica, mas a esposa do homem descreve a ligação como uma verificação de bem-estar e afirma que a polícia disparou quase imediatamente após sua chegada.

Mas os departamentos de polícia têm seus próprios recursos para rastrear e vigiar os residentes, independentemente do que o Zencity permite ou não em sua própria plataforma. Dar à polícia a capacidade de monitorar as discussões públicas críticas ao policiamento é alarmante para muitos grupos de privacidade. A polícia dos Estados Unidos tem usado uma variedade de softwares ao longo dos anos para escanear as redes sociais, muitas vezes examinando grupos ligados à reforma policial e que se opõem à vigilância.

No verão passado, a polícia de Minneapolis solicitou informações do usuário do Google para qualquer pessoa na área ao redor de uma loja AutoZone saqueada nos dias seguintes ao assassinato de George Floyd. Mas, embora a polícia tenha considerado o Zencity útil (seu site oficial lista quase uma dúzia de departamentos de polícia como usuários), sua introdução ao público tem sido difícil. Em Pittsburgh, o conselho municipal ouviu falar do produto pela primeira vez em uma reunião no final de maio que autorizou sua renovação.

A prefeitura já usa a ferramenta há um ano, mas não divulgou sua compra à prefeitura. Renovar a ferramenta sob um contrato de $ 30.000, entretanto, exigia a aprovação do conselho.

“Pesquisar o público não envolve o público”, disse a vereadora da cidade de Pittsburgh, Deb Gross. "É o contrário."

Feder-Levy diz que a Zencity também começará a oferecer pesquisas além de seu serviço usual, para melhor avaliar a opinião pública.

Leia também - Um papel inesperado para as células imunológicas do cérebro

Dan Wilson, porta-voz da cidade de Phoenix, explica que a capacidade da ferramenta de fornecer até mesmo uma noção aproximada do sentimento da comunidade sobre a polícia pode ser útil. Phoenix usa o Zencity há cerca de dois anos. Recentemente, as autoridades municipais usaram a ferramenta para avaliar como o público se sentia em relação às câmeras montadas em semáforos, após um aumento nas mortes causadas por motoristas que passavam no semáforo vermelho.

“No final das contas, tudo se resume ao fato de que a maioria dos departamentos de polícia simplesmente não tem tempo ou conhecimento para fazer o que a Zencity pode fazer”, diz Wilson. “Esses relatórios foram realmente valiosos, para me dar um instantâneo do que estava acontecendo em minha comunidade, para que eu pudesse aconselhar e obter melhores informações para os tomadores de decisão.”

Fonte: https://www.wired.com/