CDC. está investigando um problema cardíaco em alguns jovens receptores de vacinas

    problemavac topo22/05/2021, por Apoorva Mandavilli - A agência está analisando várias dezenas de relatórios de que adolescentes e adultos jovens podem ter desenvolvido miocardite após a vacinação, disseram autoridades. Mas a agência não determinou se a vacina causou a doença. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estão analisando relatos de que um número muito pequeno de adolescentes e jovens adultos vacinados contra o coronavírus pode ter problemas cardíacos, de acordo com o grupo de segurança de vacinas da agência.

    A declaração do grupo foi escassa em detalhes, dizendo apenas que havia “relativamente poucos” casos e que eles podem não estar relacionados à vacinação. A condição, chamada miocardite, é uma inflamação do músculo cardíaco e pode ocorrer após certas infecções. A revisão dos relatórios do CDC está nos estágios iniciais, e a agência ainda precisa determinar se há alguma evidência de que as vacinas tenham causado o problema cardíaco. Ele postou algumas orientações em seu site para que médicos e clínicos estejam alertas a sintomas cardíacos incomuns entre jovens que acabaram de receber suas vacinas.

    “Pode ser simplesmente uma coincidência que algumas pessoas estejam desenvolvendo miocardite após a vacinação”, disse a Dra. Celine Gounder, especialista em doenças infecciosas do Bellevue Hospital Center, em Nova York. “É mais provável que algo assim aconteça por acaso, porque muitas pessoas estão sendo vacinadas agora.” Os casos parecem ter ocorrido predominantemente em adolescentes e adultos jovens cerca de quatro dias após a segunda dose de uma das vacinas de mRNA, que são Moderna e Pfizer-BioNTech. E os casos foram mais comuns em homens do que em mulheres.

    “A maioria dos casos parece ser leve e o acompanhamento dos casos está em andamento”, disse o grupo de segurança da vacina. O C.D.C. recomenda fortemente vacinas Covid para americanos com 12 anos ou mais.

    “Estamos ansiosos para ver mais dados sobre esses casos, para que possamos entender melhor se estão relacionados à vacina ou se são coincidências”, disse a Dra. Yvonne Maldonado, presidente do Comitê de Doenças Infecciosas da Academia Americana de Pediatria. “Enquanto isso, é importante que pediatras e outros médicos relatem quaisquer problemas de saúde que surjam após a vacinação”. Especialistas enfatizaram que o efeito colateral potencialmente raro da miocardite empalideceu em comparação com os riscos potenciais da Covid, incluindo a síndrome persistente chamada “Covid longa”. O próprio Covid agudo pode causar miocardite.

    Em 13 de maio, o coronavírus infectou mais de 3,9 milhões de crianças e enviou mais de 16.000 para hospitais, mais do que são hospitalizadas por gripe em um ano médio, segundo dados coletados pela A.A.P. Cerca de 300 crianças morreram de Covid-19 nos Estados Unidos, tornando-se uma das 10 principais causas de morte em crianças desde o início da pandemia.

    “E isso está no contexto de todas as medidas de mitigação tomadas”, disse o Dr. Jeremy Faust, médico de medicina de emergência do Brigham and Women’s Hospital, em Boston.

    Leia também - A pandemia está impulsionando uma nova onda de automação

    Na população em geral, cerca de 10 a 20 em cada 100.000 pessoas a cada ano desenvolvem miocardite, ou inflamação do coração, apresentando sintomas que variam de fadiga e dor no peito a arritmias e parada cardíaca. Muitos outros provavelmente apresentam sintomas leves e nunca são diagnosticados, de acordo com pesquisadores. No momento, o número de casos de miocardite relatados após a vacinação não parece ser maior do que normalmente seria observado em jovens, de acordo com o CDC. Mas os membros do grupo de segurança de vacinas da agência “sentiram que as informações sobre relatos de miocardite deveriam ser comunicadas aos provedores”, disse o relatório.

    A agência não especificou as idades dos pacientes envolvidos. A vacina Pfizer-BioNTech foi autorizada para maiores de 16 anos desde dezembro. No início deste mês, a Food and Drug Administration estendeu essa autorização para crianças de 12 a 15 anos de idade. Em 14 de maio, o C.D.C. alertou os médicos para a possível ligação entre miocardite e vacinas. E em 17 de maio, o grupo de trabalho revisou dados sobre miocardite do Departamento de Defesa, relatórios arquivados no Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas e outros.

    Os departamentos de saúde estaduais em Washington, Oregon e Califórnia alertaram os profissionais de emergência e cardiologistas sobre o problema em potencial, e um relatório de sete casos foi submetido à revista Pediatrics para revisão. Dr. Liam Yore, ex-presidente da seção do Colégio Americano de Médicos de Emergência do Estado de Washington, disse em uma entrevista que recentemente viu um adolescente com miocardite após a vacinação.

    O paciente foi tratado por inflamação leve do revestimento do coração e foi enviado para casa depois. Mas o adolescente retornou mais tarde para atendimento com uma diminuição no débito cardíaco. Ainda assim, Yore disse que viu piores resultados em jovens com Covid, inclusive em uma criança de 9 anos que chegou ao hospital após uma parada cardíaca no inverno passado.

    “O risco relativo é muito a favor de receber a vacina, especialmente considerando quantas doses da vacina foram administradas”, disse ele. Mais de 161 milhões de pessoas nos Estados Unidos receberam pelo menos uma dose de uma vacina contra o coronavírus; cerca de 4,5 milhões deles tinham entre 12 e 18 anos.

    Fonte: https://archive.ph/

    Translate

    ptenfrdeitrues