Transumanismo', o potencial lado negro do avanço tecnológico

transsupoten106/09/2021 - A busca da vida eterna para o corpo físico traz considerações importantes para a tecnologia, mas também para a fé. Ao longo da história, o avanço da humanidade esteve inextricavelmente entrelaçado com o avanço da tecnologia. O avanço tecnológico nos permitiu reduzir a pobreza e a fome, salvar vidas por meio da medicina moderna e, em geral, melhorar o florescimento humano. Por exemplo, os avanços no uso de próteses, implantes e robótica permitiram que os deficientes recuperassem a mobilidade e a independência. Vimos paraplégicos voltarem a andar com o uso de exoesqueletos e um duplo amputado competir nas Olimpíadas. Na verdade, parece que não há limite para o que o futuro pode reservar. Mas sempre há limites para o que é certo e justo: simplesmente ...

porque podemos fazer algo não significa que devemos fazê-lo. Devemos avançar não apenas com segurança, mas também ética e moralmente. Muitas vezes a moralidade é determinada pelas preferências sociais predominantes da época, em vez de verdades fundamentais fundamentadas, como o fato de que somos todos filhos de Deus, criados à Sua imagem. Muitas vezes, a busca pelo próximo grande avanço esquece isso, como no caso recente de pesquisadores que desenvolveram com sucesso embriões de macaco contendo células humanas.

A linha entre a tecnologia que ajuda a humanidade a prosperar e aquela que muda a humanidade em algum nível fundamental pode ser difícil de policiar. À medida que a tecnologia continua avançando rapidamente, ela pode se enredar em nossas vidas antes que as implicações de seu uso sejam totalmente consideradas. Por exemplo, a inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais enredada em nossas vidas de inúmeras maneiras diferentes, como responder e-mails, fazer compras on-line, obter instruções de direção ou até estacionar seu carro. Que a IA torna nossas vidas mais eficientes, poucos podem negar. No entanto, muitos, incluindo o pioneiro da tecnologia Elon Musk, estão preocupados que a IA seja a maior ameaça à humanidade, correndo o risco de ser nossa ruína ou nos mudar de alguma maneira fundamental.

Basta olhar para o transumanismo para ver o potencial lado negro do avanço tecnológico. Transumanismo em termos simples significa “além do humano”. É a transformação da condição humana por meio da tecnologia que promete aprimorar o intelecto e a fisiologia humanos.

Leia também - A primeira comunidade mundial de casas impressas em 3D deve abrigar as famílias mais pobres do México

Os transumanistas usariam tecnologias emergentes e exponenciais como IA, nanotecnologia, biotecnologia, células-tronco e terapia genética para superar as limitações humanas fundamentais. Muitas vezes chamado de “Humanidade+” ou simplesmente “H+”, também está dizendo que alguns preferem o termo “pós-humano”.

Um líder futurista e transumanista, Ray Kurzweil, acredita que a tecnologia permitirá que os humanos transcendam as limitações físicas da biologia. Como chefe de engenharia do Google e premiado com a maior honraria dos Estados Unidos em tecnologia e inovação, sua análise tem peso. Ele meditou: “Deus existe?, Bem, eu diria, 'Ainda não.' , então deve-se ser capaz de capturar esse padrão e movê-lo para um recipiente diferente que não se decomponha e se decomponha como nossos corpos biológicos fazem. Os transumanistas veem isso como um desenvolvimento positivo, pois, segundo eles, não apenas um indivíduo viveria além de uma vida normal e superaria limitações como doenças e o declínio cognitivo e físico do envelhecimento; pode-se também alcançar a singularidade – a capacidade de viver para sempre por meio de aprimoramentos tecnológicos.

Tal é o potencial da descoberta científica. De fato, o método científico beneficiou grandemente a humanidade. E ao contrário do que alguns acreditam, não há conflito entre fé e razão; a universidade como a conhecemos surgiu do modelo monástico desenvolvido pelos monges beneditinos no século IV. Foi Roger Bacon, um padre católico do século 13, que criou o que ficou conhecido como método científico. No entanto, para que a ciência beneficie a humanidade, ela deve ser perseguida de boa fé e fundamentada na verdade, razão pela qual a descoberta científica tem sido historicamente bem-sucedida quando combinada com uma tradição religiosa que fornece orientação justa e moral.

Fonte: https://www.washingtontimes.com/