CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Chefe da CIA: vamos espionar você através de sua máquina de lavar louça

espimaquina115/03/2012 - É ótimo que você tenha tanto hardware doméstico novo conectado à internet. Especialmente para a CIA, cujo diretor quer espioná-lo através dele. CADA VEZ MAIS dispositivos pessoais e domésticos estão se conectando à Internet, desde a televisão até os sistemas de navegação do carro e os interruptores de luz. O diretor da CIA David Petraeus mal pode esperar para espioná-lo através deles.

No início deste mês, Petraeus refletiu sobre o surgimento de uma "Internet das Coisas" - ou seja, dispositivos com fio - em uma cúpula da In-Q-Tel, a empresa de capital de risco da CIA. "'Transformação' é uma palavra usada em demasia, mas acredito que se aplica adequadamente a essas tecnologias", Petraeus entusiasmou-se, "particularmente ao seu efeito sobre o comércio clandestino".

Todos esses novos dispositivos online são um tesouro de dados se você for uma "pessoa de interesse" para a comunidade de espionagem. Era uma vez, espiões tinham que colocar um inseto em seu candelabro para ouvir sua conversa. Com o surgimento da "casa inteligente", você enviaria dados marcados e geolocalizados que uma agência de espionagem pode interceptar em tempo real quando você usa o aplicativo de iluminação em seu telefone para ajustar o ambiente da sua sala de estar.

"Os itens de interesse serão localizados, identificados, monitorados e controlados remotamente por meio de tecnologias como identificação por radiofrequência, redes de sensores, pequenos servidores incorporados e coletores de energia - todos conectados à Internet de última geração usando recursos abundantes e de baixo custo. , e computação de alta potência", disse Petraeus, "o último agora indo para a computação em nuvem, em muitas áreas, supercomputação cada vez maior e, finalmente, indo para a computação quântica".

Petraeus permitiu que esses dispositivos de espionagem domésticos "mudassem nossas noções de sigilo" e levassem a repensar "nossas noções de identidade e sigilo". Tudo isso é verdade -- se for conveniente para um diretor da CIA.

A CIA tem muitas restrições legais contra a espionagem de cidadãos americanos. Mas a coleta de dados de geolocalização ambiental de dispositivos é uma área mais obscura, especialmente após as exclusões de 2008 da Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira.

Leia também - Pesquisadores promovem robôs sexuais que podem recusar sexo com seus donos

Os fabricantes de hardware, ao que parece, armazenam uma grande quantidade de dados de geolocalização; e alguns legisladores ficaram alarmados com o quão fácil é para o governo rastreá-lo através de seu telefone ou PlayStation.

Essa não é a única exploração de dados intrigante de Petraeus. Ele está interessado em criar novas identidades online para seus espiões disfarçados - e varrer as "pegadas digitais" de agentes que de repente precisam desaparecer.

“Pais orgulhosos documentam a chegada e o crescimento de seu futuro oficial da CIA em todas as formas de mídia social que o mundo pode acessar nas próximas décadas”, observou Petraeus. “Além disso, temos que descobrir como criar a pegada digital para novas identidades para alguns oficiais”.

É difícil argumentar com isso. O cache online não é amigo de um espião. Mas Petraeus tem um amigo inadvertido no Facebook.

Por quê? Com a chegada da Timeline, o Facebook tornou super fácil retroceder seu histórico online. Barack Obama, por exemplo, não está no Facebook desde seu nascimento em 1961. Criar novas identidades para agentes não oficiais da CIA, sem dúvida, nunca foi tão fácil. Obrigado Zuck, espiões. Obrigado Zuck.

Fonte: https://www.wired.com/