Ciência e Tecnologia

    Os robôs superam os trabalhadores humanos neste pátio de caminhões autônomo ao norte de Denver

    robotraba126/12/2021, por Matt Bloom - Em um pátio de caminhões do tamanho de um campo de futebol a vários quilômetros ao norte de Denver, uma frota de caminhões robóticos transporta semirreboques entre os pontos designados e as portas do depósito por 16 horas por dia. Alguns humanos vigiam. Zach Moss é um ex-motorista de caminhão de 37 anos que agora passa grande parte de seu turno de 8 horas em uma mesa dentro de um depósito próximo. Lá, ele enfileira movimentos e observa a atividade do quintal em uma tela de computador ...

    enquanto os robôs de 80.000 libras do lado de fora fazem seu trabalho anterior. Se algo parecer errado, Moss aciona um botão de desligamento. Caso contrário, ele trabalha em tarefas administrativas, fala com seus colegas humanos ou faz um lanche. “É um passo além de estar sempre na estrada”, disse Moss. “Isso meio que me deixa maluco saber que estamos indo nessa direção.”

    Moss trabalha como técnico de teste para Outrider. É um desenvolvedor de robótica baseado em Golden, cuja missão é automatizar os movimentados pátios de caminhões fora de dezenas de milhares de depósitos de distribuição em todo o mundo, onde a maioria dos produtos de uso diário são embalados e enviados aos clientes. Outrider enaltece seu principal site de testes em Brighton como um dos mais automatizados do país. Os analistas dizem que é um vislumbre de como será o futuro pátio de embarque e frete - um lugar onde trabalham mais robôs do que humanos, tornando as pessoas quase obsoletas. Os pátios tradicionais dirigidos por humanos são perigosos e ineficientes, disse Andrew Smith, fundador e CEO da Outrider. Os caminhoneiros nas estradas podem perder horas deixando e recolhendo reboques nos centros movimentados, disse ele.

    “Esses pátios são um dos muitos gargalos em nossa cadeia de suprimentos atual”, disse Smith. “À medida que nossa economia se torna mais orientada para o conhecimento e os serviços, este é apenas um daqueles empregos monótonos, sujos e perigosos dos quais veremos a economia se afastando.” Smith fundou a empresa em 2017. Sua equipe passou três anos projetando e testando a tecnologia por trás dos caminhões sem motorista, que são elétricos e podem funcionar por quase um dia inteiro com uma carga. Funciona assim: Caminhoneiros humanos deixam semirreboques contendo qualquer coisa, desde alimentos a eletrônicos e papel higiênico em um depósito. Em seguida, um caminhão robótico Outrider assume.

    Usando software proprietário, um humano enfileira um caminhão para recuperar o trailer específico. O caminhão robótico então passa pelo pátio até o local de um trailer específico, contando com uma combinação de sensores. Uma vez posicionado, um braço robótico se estende da parte de trás do caminhão. Ele examina a superfície do trailer antes de conectar uma mangueira de ar pressurizada, que desengata os freios de estacionamento do trailer. Em seguida, o braço engata o trailer no caminhão. Depois disso, o caminhão puxa o trailer pelo pátio até a porta de um armazém. Uma vez conectado à doca, os humanos assumem novamente, descarregando as mercadorias e processando-as para entrega.

    “É uma tarefa muito monótona que ocorre milhões de vezes por dia em jardas”, disse Smith. “A ideia aqui é que a pessoa que estava naquela cabine do caminhão do pátio agora está disponível para operar o sistema ou fazer outro trabalho dentro do armazém, ou estar nos caminhões que estão na estrada que hoje não podem ser autônomos”. Isso é importante porque a indústria de caminhões está passando por uma escassez de mão de obra de anos, agravada pela pandemia. A American Trucking Associations estima que o país tenha cerca de 80.000 motoristas - um número que deve aumentar nos próximos anos. A pandemia apenas acelerou a tendência de substituir trabalhadores humanos por robôs em ambientes de depósitos e pátios de caminhões, disse Darrell West, um autor que estuda como a inteligência artificial está remodelando o mercado de trabalho. “Está acontecendo em todos os lugares”, disse West. “Na área de transporte, a escassez de trabalhadores encorajou as empresas a experimentarem porque simplesmente não conseguem encontrar motoristas.”

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    Embora as pessoas ainda superem os robôs em uma variedade de tarefas, os economistas prevêem que a Outrider e outras empresas ao redor do mundo estão liderando uma mudança que deslocará milhões de trabalhadores no varejo, transporte rodoviário e manufatura nas próximas décadas. No Colorado, cerca de 477.000 trabalhadores correm um risco especialmente alto de ter seus empregos automatizados, de acordo com uma análise do Bell Policy Center, um think tank progressista. Um bando de novos empregos de alta qualificação surgirá em seu lugar, de acordo com a análise. O mundo precisará de mais trabalhadores que possam programar e monitorar as máquinas que ocupavam suas antigas funções.

    Nate Aswege, vice-presidente da Prime Robotics, uma empresa com sede em Denver que constrói robôs para trabalhar dentro de freezers e outros ambientes de depósito, disse que os trabalhadores não devem temer a mudança. Muitas invenções autônomas trocarão empregos repetitivos e intensivos em mão-de-obra por trabalhos mais estimulantes, disse ele. Mais de 1 milhão de pessoas atualmente trabalham em ambientes de depósitos e instalações de armazenamento nos Estados Unidos.

    “Estamos nos livrando de empregos de pesadelo”, disse Aswege.

    A Outrider tem como objetivo aperfeiçoar seus caminhões sem motorista em seu pátio de testes em Brighton e vendê-los para grandes varejistas e empresas de logística que desejam reduzir seus custos de mão de obra ou não conseguem encontrar trabalhadores suficientes para atender à demanda. Os caminhões da empresa já estão em pátios reais em todo o país. A Outrider anunciou recentemente que seus caminhões completaram 1.000 movimentações de reboques em um centro de distribuição na área de Chicago para a Georgia Pacific, um dos maiores fabricantes mundiais de produtos de papel.

    Várias outras empresas da Fortune 500 estão testando os caminhões autônomos em seus depósitos, de acordo com a Outrider. Algumas empresas menores de comércio eletrônico e varejo do Colorado também estão testando a tecnologia. A empresa espera ver esse crescimento continuar na temporada de compras de fim de ano do próximo ano.

    Para Tyler Hults, um gerente de local de teste da Outrider, deixar o transporte rodoviário de carga foi um acéfalo. A Hults fez a mudança em 2019, após anos trabalhando em rotas de longa distância em todo o país. Navegar em pátios de caminhões “desorganizados e perigosos” era a pior parte do trabalho, disse ele. Ele agora passa a maior parte dos dias desenvolvendo e supervisionando testes no estaleiro da empresa em Brighton.

    “Ter um robô fazendo isso é a resposta final”, disse Hults.

    Ele não está preocupado com a possibilidade de as máquinas dominarem o mercado de trabalho. Afinal, seu trabalho nem existia até alguns anos atrás. Hults, que não tem diploma universitário, recebe treinamento regular da Outrider para se manter atualizado com a tecnologia, que está em constante evolução. E ele diz que o pagamento é igual ao de sua carreira anterior. “Parece que há novas empresas autônomas todos os dias”, disse ele. “Este é o futuro e quero fazer parte disso.”

    Fonte: https://www.cpr.org/

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