CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas criam embrião de camundongo com coração pulsante a partir de células-tronco

embrirato1a30/06/2021 - Um novo estudo extraordinário detalhou o desenvolvimento de um embrião de camundongo quase completo – com músculos, vasos sanguíneos e um pequeno coração pulsante – cultivado em uma placa de laboratório a partir de células-tronco. A pesquisa apresenta o mais sofisticado “embrião em um prato” criado até hoje, oferecendo inovações essenciais no caminho para o cultivo de órgãos humanos substitutos em laboratório.

A nova pesquisa sai do Laboratório Thisse da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia. Liderados por Christine e Bernard Thisse, os cientistas trabalham há anos para encontrar uma maneira de construir embriões funcionais a partir de células-tronco. Criar um embrião em uma placa de laboratório a partir de células-tronco obviamente não é um processo simples. Vários tipos diferentes de células-tronco são necessários e, em seguida, direcionar essas células para se desenvolverem na estrutura organizada correta nos momentos certos provou ser um desafio. Nos últimos anos, o laboratório Thisse superou vários obstáculos, inicialmente criando embriões de peixe-zebra antes de passar para mamíferos mais complexos. Christine Thisse explica que a descoberta de sua equipe apresenta o primeiro embrião de mamífero dessa complexidade já construído exclusivamente a partir de células-tronco.

"Encontramos uma maneira de instruir agregados de células-tronco para iniciar o desenvolvimento embrionário", diz ela. "Em resposta a essa instrução controlada, os agregados se desenvolvem em entidades semelhantes a embriões em um processo que recapitula as etapas embrionárias uma a uma. O que é incrível é que podemos obter a variedade de tecidos que estão presentes em um autêntico embrião de camundongo."

Até agora, a pesquisa não progrediu a ponto de produzir um embrião de camundongo totalmente maduro. Neste estudo, o desenvolvimento embrionário parou em um estágio equivalente à fase intermediária da gestação. Bernard Thisse diz que, embora o desenvolvimento de certas regiões do cérebro ainda seja um obstáculo a ser superado, eles estão confiantes de que em breve serão capazes de gerar “entidades semelhantes a embriões” completas.

Leia também - General Motors EV1

"Os embrióides que estamos produzindo atualmente não possuem os domínios cerebrais anteriores", observa ele. "No entanto, com as técnicas que desenvolvemos, devemos ser capazes, em algum momento, de manipular os sinais moleculares que controlam a formação do embrião, e isso deve levar à geração de entidades semelhantes a embriões contendo todos os tecidos e órgãos, incluindo o cérebro anterior. "

O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver órgãos humanos funcionais para transplantes. As teses sugerem que este novo avanço traz essa realidade um passo mais perto, demonstrando que a organização de tecidos complexos pode ser alcançada por meio de controle personalizado sobre o crescimento de células-tronco. Outros resultados incluem melhores maneiras de modelar doenças usando organoides detalhados cultivados em laboratório. Mas até onde esse tipo de pesquisa pode ir?

“Este modelo tem potencial para manipular ainda mais gradientes, modelar doenças, realizar triagem de drogas e até mesmo para o desenvolvimento de uma contraparte humana”, concluem os pesquisadores no novo estudo. O novo estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Fonte: Universidade da Virgínia