CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Empreiteiros, cuidado: este robô está vindo para o seu trabalho

empreirobo14/04/21 - Tem sido difícil automatizar a construção e a reforma da casa. Embora haja muito espaço para robôs no local de trabalho, eu duvido que qualquer um de nós tenha visto algo parecido com o Printstones Baubot, um robô de construção que pode carregar cargas pesadas, colocar tijolos e até mesmo placas de areia, façanhas uma vez realizadas apenas por pessoas em capacetes e botas com bico de aço.

A empresa sediada em Viena, na Áustria, constrói dois tipos de robôs, um pequeno sobre esteiras com braço de 40 polegadas e um dispositivo mais pesado com braço de 82 polegadas. Você pode trocar as pontas dos braços para lixar, cortar, furar ou até mesmo levantar blocos pesados ​​no lugar usando um mecanismo de sucção. Ambos os robôs podem carregar uma tonelada de material.

Embora o robô ainda esteja em pré-produção, ele já parece estar fazendo muito para deixar o cara do sheetrock local nervoso. A empresa também oferece a SRS100-400, uma impressora 3D para construção alojada dentro de um contêiner de transporte padrão e parece que eles fizeram a maior parte do trabalho na extrusão de concreto antes de expandir para soldagem, perfuração e lixamento. A melhor coisa? Isso realmente funciona.

Leia também - Cientistas criam madeira artificial tão forte quanto a natural, mas resistente à água e ao fogo

“O robô no vídeo é um protótipo de pré-produção do sistema Baubot MRS10-100”, disse Victor Rodionov, líder de desenvolvimento de negócios da empresa. “Ele definitivamente pode fazer todas essas coisas. Os movimentos da aplicação foram pré-programados desta vez, mas todos eles foram concluídos com ferramentas reais em um canteiro de obras real. ”

Novamente, essas máquinas lentas e potencialmente delicadas não substituirão seu tio Lou, que gosta de fazer seu próprio trabalho de deck. Dito isso, eles podem substituir trabalhadores em ambientes adversos e acelerar consideravelmente a construção, especialmente para tarefas repetitivas como assentamento de tijolos e instalação de ferragens. Além disso, seu tio Lou provavelmente não terá dinheiro para comprar um.

“O preço depende muito da aplicação e da quantidade de engenharia, a partir de € 150 mil por unidade”, disse Rodionov. Cada unidade é feita sob encomenda, portanto, normalmente leva seis meses até a entrega. Eu, pelo menos, dou as boas-vindas aos senhores supremos da construção robótica.

Fonte: https://gizmodo.com/