CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Robô bípede/híbrido drone pode andar, voar e andar de skate

robobipede110/06/2021 - Se você acha legal ou enervante, os robôs estão se tornando mais ágeis - e o LEONARDO da Caltech parece um dos exemplos mais ágeis até agora. LEO anda sobre duas pernas, pula e voa, consegue se equilibrar no slackline e até no skate. A maioria dos robôs está presa a um tipo de movimento – eles podem voar, nadar, andar ou dirigir pelo chão. Mas esses bots podem ter uma chance melhor de superar obstáculos combinando vários modos de transporte, e LEONARDO parece um exemplo elegante disso.

Com cerca de 2,5 pés (0,8 m) de altura, LEO anda em suas pernas finas de três articulações como uma galinha de salto alto. Suas habilidades excepcionais de equilíbrio são cortesia de quatro hélices semelhantes a drones em seus ombros, que não apenas ajudam a corrigir sua postura, mas permitem que ele suba aos céus para saltar sobre terrenos acidentados, escadas ou outros obstáculos.

"Nós nos inspiramos na natureza", diz Soon-Jo Chung, autor correspondente do estudo. . Queríamos entender e aprender com isso.”

Esses modos de movimento mistos dão ao LEO algumas vantagens sobre a escolha de um ou outro. Seus propulsores proporcionam melhor equilíbrio do que um robô de duas pernas normalmente teria, enquanto as pernas aliviam o estresse dos propulsores, suportando a maior parte de seu peso.

robobipede2

Leia também - Os úteros artificiais estão chegando, mas a controvérsia já está aqui

Na verdade, a única coisa desajeitada no robô é o nome. LEONARDO aparentemente significa “LEgs ONboARD drOne”, que soa quase como sarcasmo. Se você quiser nomear seu robô legal “Leonardo”, você pode simplesmente fazê-lo sem fingir que é um acrônimo.

LEO percorreu um longo caminho nos dois anos desde que foi revelado pela primeira vez. O robô se afastou dos testes amarrados no laboratório para andar e voar do lado de fora, e pegou dois truques legais que demonstram habilmente sua agilidade. A equipe fez com que o robô andasse em um slackline sem cair, e ele poderia até mesmo deslizar um skate através de um conjunto de cones de trânsito – ambas as tarefas com as quais muitos humanos teriam problemas, muito menos outros robôs.

robobipede3

A equipe diz que o LEO também ficará mais ágil. Versões futuras terão pernas mais rígidas, propulsores mais fortes e algoritmos mais inteligentes para ajudá-lo a navegar, andar, voar e pousar com mais eficiência. A pesquisa foi publicada na revista Science Robotics. Confira LEO em ação no vídeo abaixo.

robô bípede, drone, andar, skate, obstáculos, articulações, habilidades, drones, acidentados, vantagens, equilíbrio, laboratório, agilidade, humanos, propulsores

Fonte: https://newatlas.com/