Adicionar novas letras ao alfabeto de DNA duplica a densidade de armazenamento de dados

dnaalfabeto103/03/2022 - Como na maioria das coisas, o sistema de armazenamento de dados da natureza, o DNA, supera em muito tudo o que criamos. Agora, pesquisadores da Universidade de Illinois Urbana-Champaign dobraram sua já incrível capacidade de armazenamento adicionando letras extras ao seu “alfabeto” e desenvolveram uma nova maneira de lê-lo de volta. O DNA é naturalmente composto de combinações de quatro nucleobases: adenina, guanina, citosina e timina.

Representadas pelas letras A, G, C e T, essas bases se agrupam em diferentes sequências para formar plantas para cada organismo vivo. E esse sistema de armazenamento de informações é incrivelmente denso, com um único grama de DNA capaz de armazenar até 215 petabytes (215 milhões de GB) de dados.

Isso, obviamente, o torna uma solução de armazenamento em potencial muito atraente para as enormes quantidades de dados que a sociedade moderna produz diariamente – todo o conteúdo da Internet poderia caber em uma caixa de sapatos cheia de DNA. E como se esse armazenamento não fosse denso o suficiente, os pesquisadores do novo estudo encontraram uma maneira de duplicá-lo. Juntamente com as usuais A, G, C e T, a equipe efetivamente adicionou sete “letras” extras ao alfabeto do DNA. Estes assumem a forma de nucleotídeos quimicamente modificados, abrindo combinações mais variadas que permitem que mais informações sejam armazenadas dentro do mesmo espaço físico.

“Imagine o alfabeto inglês”, disse Kasra Tabatabaei, coautora do estudo. “Se você tivesse apenas quatro letras para usar, só poderia criar tantas palavras. Se você tivesse o alfabeto completo, poderia produzir combinações ilimitadas de palavras. É o mesmo com o DNA. Em vez de converter zeros e uns em A, G, C e T, podemos converter zeros e uns em A, G, C, T e as sete novas letras do alfabeto de armazenamento.”