CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Design da Semana: Tênis Cryptide

teniscri128/02/2022, por Kerry Stevenson - A seleção desta semana é o chocante tênis Cryptide do designer Stephan Henrich. Já vi vários estilos de calçados impressos em 3D, mas eles não são nada parecidos com o design Cryptide de Henrich. Na maioria das vezes, os sapatos impressos em 3D são simples, com talvez uma entressola de treliça. O design do Cryptide é bem diferente. Vamos começar com o nome deste design, “Cryptide”. O que é um criptídeo? Um “cryptid” é um animal teórico que acredita-se existir por criptozoologistas, mas não pela ciência convencional.

Os exemplos podem incluir o Monstro do Lago Ness, o Pé Grande ou o Ogopogo.

teniscri2a

Ao usar esse nome, Henrich instila o espírito do que ele está procurando. O design do sapato é certamente animalesco e até feroz. Aqui você pode ver como o design do sapato Cryptide evoca os dedos dos pés individuais - e as unhas do usuário de uma maneira muito direta. Henrich trabalhou com o Sintratec no projeto, que imprimiu o sapato em uma única peça em sua impressora 3D SLS, o sistema S2. Este é um sistema SLS que sinteriza seletivamente pó termoplástico, camada por camada, e pode ser dimensionado para volumes de produção maiores. Para este projeto, eles usaram um material TPE flexível que é ideal para um objeto vestível.

teniscri3

Leia também - Alemanha estreia o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo

teniscri4

A flexibilidade dos elementos individuais no sapato foi projetada especificamente usando estruturas mais grossas ou mais finas: quanto mais espessa a estrutura, menos flexível ela é. Desta forma, Henrich poderia projetar uma entressola que fornece a quantidade certa de suporte nas zonas adequadas dos pés. Embora esse design específico de sapato não esteja disponível publicamente, em teoria, ele pode ser personalizado para caber perfeitamente em cada pé de um comprador. Isso exigiria uma medição dos pés e um meio de ajustar várias dimensões do modelo 3D do sapato Cryptide. Isso já foi feito muitas vezes com outros modelos 3D, então deve ser possível aqui.

teniscri5

teniscri6

Suspeito que possa haver muitos compradores para este sapato, então Henrich deveria considerar fabricar e vendê-lo. Se sim, estou realmente interessado em ver o que as pessoas dizem quando veem as pegadas.

Fonte: https://www.fabbaloo.com/