CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas adicionam gene de gordura humana em batatas para fazê-las crescer enormes

genegor123/08/2021 - Proteínas ligadas à obesidade humana ajudaram a criar culturas maiores e melhores. Uma equipe de cientistas descobriu um truque incomum para cultivar colheitas maiores e mais saudáveis: inserir um gene humano relacionado à obesidade e à massa gorda em plantas para aumentar sua colheita. Aumentar as batatas com o gene humano que codifica uma proteína reguladora de gordura chamada FTO, que essencialmente altera o código genético para produzir proteínas rapidamente em massa, fez com que plantas de batata idênticas produzissem culturas 50% maiores, relata a Smithsonian Magazine. Ao cultivar mais alimentos sem ocupar mais espaço para a agricultura, ...

os cientistas dizem que seu trabalho pode ajudar a combater a fome global – sem aumentar seu impacto climático. “Foi realmente uma ideia ousada e bizarra”, disse o químico da Universidade de Chicago Chuan He, coautor de um artigo publicado na Nature Biotechnology, ao Smithsonian. “Para ser honesto, provavelmente estávamos esperando alguns efeitos catastróficos.”

Gene invasor

Ele explicou ao Smithsonian que as plantas não possuem uma proteína comparável ao FTO e que o crescimento é mantido e regulado por uma ampla variedade de genes. Então, quando o FTO chega, não há sistema genético para mantê-lo sob controle.

“[FTO] entra e não há restrição de onde ele pode acessar”, disse ele à publicação. “É uma bomba”.

Ainda assim, foi uma surpresa agradável para os cientistas quando esses efeitos acabaram sendo “batatas maiores” em vez de “plantas de batata mortas”.

Apenas um aperitivo

Por enquanto, a pesquisa está em um estágio muito inicial para esperarmos que essas batatas hackeadas por genes cheguem às prateleiras de nossos supermercados em breve. A equipe disse ao Smithsonian que deseja realizar vários estudos de segurança e replicação para garantir que seu rendimento chocante não seja apenas uma aberração. Ainda assim, eles são encorajados pelo que encontraram até agora.

“Achamos que esta é uma estratégia muito boa para projetar nossas colheitas”, disse o coautor do estudo e biólogo químico da Universidade de Pequim, Guifang Jia, ao Smithsonian.

 

Técnica incomum é usada para cultivar safras maiores de batatas (e ela tem a ver com substância humana)

Leia também - Anonimização de dados: você sabe para onde vão as suas informações?

 genegor2

23/08/2021 - Como todo carboidrato, se consumida em exagero e sem aliar à prática de exercícios físicos, a batata é um alimento que “engorda”, certo? Pois cientistas resolveram fazer o “feitiço virar contra o feiticeiro” e aplicar um gene humano relacionado à obesidade e à massa gorda nos tubérculos. O que parece uma loucura ou coisa sem sentido, na verdade, tem um propósito específico: esses pesquisadores acreditam que o truque incomum pode cultivar safras maiores e mais vigorosas, aumentando a colheita.

De acordo com o site Futurism, aumentar as batatas com o gene humano que codifica uma proteína reguladora de gordura chamada FTO, que essencialmente altera o código genético para produzir proteínas em massa rapidamente, fez com que plantas de batata idênticas produzissem safras 50% maiores. A pesquisa é de cientistas da Universidade de Chicago e da Universidade de Pequim, que afirmam que, ao cultivar mais alimentos sem ocupar mais espaço para a agricultura, o trabalho pode ajudar a combater a fome global – sem aumentar o impacto climático.

“Foi realmente uma ideia ousada e bizarra”, disse o químico Chuan He, da Universidade de Chicago, coautor do estudo, que foi publicado na revista científica Nature Biotechnology. “Para ser honesto, provavelmente estávamos esperando alguns efeitos catastróficos”, admite.

Vegetais não têm proteína comparável ao FTO

De acordo com He, as plantas não têm uma proteína comparável ao FTO, e o crescimento é mantido e regulado por uma grande variedade de genes. Portanto, quando o FTO chega, não há sistema genético para mantê-lo sob controle. “O FTO chega e não há restrição de onde pode acessar”, disse He à publicação. “É uma bomba”. Ainda assim, foi uma surpresa agradável para os cientistas quando esses efeitos acabaram sendo “batatas maiores” em vez de “plantas de batata mortas”.

Ainda é cedo para esperar as superbatatas nas prateleiras

Por enquanto, a pesquisa está em um estágio muito inicial para que possamos esperar que essas batatas modificadas com genes cheguem às prateleiras dos supermercados tão já. Segundo a reportagem, a equipe deseja conduzir vários estudos de segurança e replicação para garantir que seu rendimento chocante não seja apenas uma aberração. Ainda assim, eles se sentem encorajados com o que descobriram até agora. “Achamos que esta é uma estratégia muito boa para projetar nossas plantações”, disse outro coautor do estudo, o biólogo químico da Universidade de Pequim, Guifang Jia.

Fonte: https://futurism.com/
           https://olhardigital.com.br/