CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Câmeras cápsula a serem usadas pelo NHS para teste de câncer e endoscopia

capcan topoPor Matt Roberts, 03/11/2021 - O NHS em breve começará a fazer testes com câmeras em miniatura que os pacientes podem engolir para verificar se há câncer. Contido em uma cápsula do tamanho de um comprimido, a tecnologia de imagem de ponta pode fornecer um diagnóstico em poucas horas. Essas câmeras, conhecidas como endoscopia de cápsula do cólon, são as mais recentes de uma série de inovações do NHS para ajudar os pacientes a acessar exames de câncer em casa.

Enquanto as endoscopias tradicionais significam que os pacientes devem comparecer às consultas hospitalares e ter um tubo inserido, esta nova tecnologia de câmera de cápsula significa que as pessoas podem continuar seu dia normal. Um grupo inicial de 11.000 pacientes do NHS em toda a Inglaterra receberá as câmeras cápsula como parte do teste, que acontecerá em mais de 40 partes do país. Os tratamentos hospitalares em todo o país enfrentaram atrasos devido à pandemia, mas, particularmente, à medida que a capacidade do serviço é reconstruída, o NHS tem procurado priorizar o atendimento ao câncer.

Os números mais recentes mostram que os hospitais realizaram mais de dois tratamentos de câncer para cada paciente que trataram para Covid-19. O presidente-executivo do NHS, Sir Simon Stevens, disse: “À medida que saímos do‘ pico Covid ’e da interrupção da pandemia, o NHS está agora avançando com inovação genuína para expandir os serviços para muitas outras condições.

“É por isso que agora estamos testando essas engenhosas câmeras de cápsula para permitir que mais pessoas se submetam a investigações de câncer com rapidez e segurança.

Leia também - Máscara de mergulho inovadora extrai oxigênio da água e dispensa uso de cilindros

“O que parece ficção científica está agora se tornando realidade e, conforme essas câmeras minúsculas passam pelo seu corpo, elas tiram duas fotos por segundo para verificar sinais de câncer e outras doenças, como a doença de Crohn.”

Dame Cally Palmer, Diretora Nacional do Câncer do NHS, acrescentou: “É graças aos enormes esforços da equipe que mais de 228.000 pessoas começaram o tratamento de câncer durante a pandemia e, em 2020, os hospitais realizaram mais de dois procedimentos de câncer para cada paciente que trataram para o vírus.

“Como o NHS continua a priorizar o tratamento do câncer, esta inovação mais recente garantirá que as pessoas possam obter os exames de que precisam e de forma conveniente - as câmeras são pequenas, mas farão uma grande diferença para os pacientes”.

 

Endoscopia de cápsula

capcan 1

Câmera de endoscopia de cápsula - durante um procedimento de endoscopia de cápsula, você engole uma câmera minúscula do tamanho de uma grande pílula de vitamina. A cápsula contém luzes para iluminar seu sistema digestivo, uma câmera para tirar fotos e uma antena que envia essas imagens para um gravador que você usa no cinto.

A endoscopia por cápsula é um procedimento que usa uma pequena câmera sem fio para tirar fotos do seu trato digestivo. Uma câmera de endoscopia por cápsula fica dentro de uma cápsula do tamanho de uma vitamina que você engole. Enquanto a cápsula viaja pelo seu trato digestivo, a câmera tira milhares de fotos que são transmitidas a um gravador que você usa em um cinto ao redor da cintura.

A endoscopia por cápsula ajuda os médicos a ver o interior do intestino delgado - uma área que não é facilmente alcançada com os procedimentos de endoscopia mais tradicionais. A endoscopia tradicional envolve a passagem de um tubo longo e flexível equipado com uma câmera de vídeo pela garganta ou reto.

Porque está feito

capcan 2


Intestino delgado - a endoscopia por cápsula é frequentemente usada para ajudar o médico a ver o interior do intestino delgado. O intestino delgado, que é composto de três seções, vai do estômago ao intestino grosso.

Seu médico pode recomendar um procedimento de endoscopia por cápsula para:

Encontre a causa do sangramento gastrointestinal. O motivo mais comum para fazer a endoscopia por cápsula é explorar o sangramento inexplicável no intestino delgado.

Diagnosticar doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn. A endoscopia de cápsula pode revelar áreas de inflamação no intestino delgado.

Diagnosticar câncer. A endoscopia de cápsula pode mostrar tumores no intestino delgado ou em outras partes do trato digestivo.

Diagnosticar a doença celíaca. A endoscopia por cápsula às vezes é usada para diagnosticar e monitorar essa reação imunológica ao comer glúten.
Examine seu esôfago. A endoscopia por cápsula também foi aprovada para avaliar o tubo muscular que conecta sua boca e seu estômago (esôfago) à procura de veias aumentadas anormais (varizes).

Tela para pólipos. Pessoas com síndromes hereditárias que podem causar pólipos no intestino delgado podem ocasionalmente ser submetidas à endoscopia por cápsula.

Faça o teste de acompanhamento após os raios-X ou outros exames de imagem. Se os resultados de um exame de imagem não forem claros ou inconclusivos, seu médico pode recomendar uma endoscopia por cápsula para obter mais informações.

Riscos

A endoscopia por cápsula é um procedimento seguro que apresenta poucos riscos. No entanto, é possível que uma cápsula fique alojada no seu trato digestivo, em vez de deixar o seu corpo evacuando dentro de alguns dias.

O risco, que é pequeno, pode ser maior em pessoas que têm uma condição - como um tumor, doença de Crohn ou cirurgia anterior na área - que causa estreitamento (estenose) no trato digestivo. Se você tem dor abdominal ou corre o risco de estreitar o intestino, seu médico provavelmente fará uma tomografia computadorizada para verificar se há estreitamento antes de usar a endoscopia por cápsula. Mesmo que a tomografia não mostre estreitamento, ainda há uma pequena chance de que a cápsula possa ficar presa.

Se a cápsula não foi evacuada, mas não está causando sinais e sintomas, seu médico pode dar à cápsula mais tempo para sair do corpo. No entanto, uma cápsula que cause sinais e sintomas que indiquem obstrução intestinal deve ser removida, seja por cirurgia ou por meio de um procedimento endoscópico tradicional, dependendo de onde a cápsula está presa.

Como você se prepara

Antes da sua endoscopia por cápsula, é provável que o seu médico peça que tome medidas para se preparar. Siga as instruções do seu médico ao se preparar para a cápsula endoscópica. O não cumprimento das instruções pode significar que sua endoscopia por cápsula deve ser reprogramada.

Alimentos e medicamentos

Para ajudar a câmera a capturar imagens nítidas de seu trato digestivo, você será solicitado a parar de comer e beber pelo menos 12 horas antes do procedimento. Em alguns casos, o médico pode pedir-lhe para tomar um laxante antes da endoscopia por cápsula para limpar o intestino delgado. Isso tem mostrado melhorar a qualidade das fotos coletadas pela câmera da cápsula.

Para evitar que o medicamento interfira com a câmera, seu médico pode pedir que você não tome certos medicamentos antes do procedimento.

Outras precauções

Na maioria dos casos, você poderá continuar o dia depois de engolir a cápsula da câmera. Mas provavelmente você será solicitado a não fazer exercícios extenuantes ou levantamento de peso. Se você tem um trabalho ativo, pergunte ao seu médico se você pode voltar ao trabalho no dia da sua endoscopia por cápsula.

O que você pode esperar

Antes do procedimento

No dia de sua endoscopia por cápsula, sua equipe de saúde revisará o procedimento. Você pode ser solicitado a remover sua camisa para que adesivos adesivos possam ser fixados em seu abdômen. Cada patch contém uma antena com fios que se conectam a um gravador. Alguns dispositivos não requerem os patches. Você usa o gravador em um cinto especial em volta da cintura. A câmera envia imagens para os patches de antena em seu abdômen, que alimentam os dados para o gravador. O gravador coleta e armazena as imagens.

Leia também - Barraca permite acampar na água

Durante o procedimento

Assim que o gravador estiver conectado e pronto, você engole a cápsula da câmera com água. Uma camada escorregadia torna mais fácil de engolir. Depois de engolir, você não deve ser capaz de sentir. Você então continuará com o seu dia. Você pode dirigir e trabalhar, dependendo do seu trabalho. Seu médico discutirá as restrições - por exemplo, evitar atividades extenuantes, como correr e pular - com você.

Após o procedimento

Espere duas horas depois de engolir a cápsula para voltar a beber líquidos claros. Depois de quatro horas, você pode fazer um lanche leve ou um lanche, a menos que seu médico diga o contrário. O procedimento de endoscopia por cápsula é concluído após oito horas ou quando você vê a cápsula da câmera no banheiro após a evacuação, o que ocorrer primeiro. Remova os adesivos e o gravador de seu corpo, coloque-os em uma bolsa e siga as instruções do seu médico para devolver o equipamento. Você pode jogar a cápsula da câmera no vaso sanitário.

Assim que o procedimento for concluído, seu corpo pode expelir a cápsula da câmera em algumas horas ou após vários dias. O sistema digestivo de cada pessoa é diferente. Se você não vir a cápsula no banheiro dentro de duas semanas, entre em contato com o seu médico. O seu médico pode pedir um raio-X para ver se a cápsula ainda está no seu corpo.

Resultados

A câmera usada na endoscopia por cápsula tira milhares de fotos coloridas ao passar pelo trato digestivo. As imagens salvas no gravador são transferidas para um computador com um software especial que encadeia as imagens para criar um vídeo. O médico assiste ao vídeo para procurar anormalidades no trato digestivo. Pode demorar alguns dias a uma semana ou mais para receber os resultados de sua endoscopia por cápsula. Seu médico irá então compartilhar os resultados com você.

Fonte: https://www.nationalhealthexecutive.com/
           https://www.mayoclinic.org/