Fundindo duas almas: memória celular e transplantes de órgãos

memcelu123/12/2014 - A medicina moderna é uma coisa maravilhosa e complexa. Como instituição, tem seus primórdios na pré-história, com herboristas e xamãs que tratavam todas as doenças, todas as doenças com magia, unguentos e danças ao lado da lareira. Claro, o estado da medicina avançou 1000 vezes desde então. Nós nos graduamos da superstição para teorias incipientes sobre a transmissão de doenças – como a teoria do miasma da medicina – para a teoria dos germes, produtos ...

farmacêuticos modernos, análise genética, terapia com células-tronco e, claro, transplante de órgãos. Esse último tem uma história mais longa e histórica do que você imagina, e fica meio estranho. O transplante de órgãos é uma coisa incrível, se você pensar bem. A própria ideia de que se pode remover um pedaço do corpo de alguém, colocá-lo dentro ou sobre o de outra pessoa, e esse órgão se tornará parte da segunda pessoa, permitindo que ela se cure e sobreviva a qualquer trauma ou doença que a tenha levado a uma posição de necessidade o primeiro lugar… é incrível!

De acordo com a Donate Life, uma organização americana que defende a doação de órgãos, houve 28.953 procedimentos de transplante de órgãos realizados nos EUA no ano passado, e há mais de 123.000 pessoas esperando desesperadamente por órgãos ou tecidos adequados, apenas nos Estados Unidos neste momento. Quando dimensionados globalmente, esses números são impressionantes.

Leia também - Black Hornet: O Drone-espião de US$ 195 mil do exército britânico

Então pense nisso por um momento. São quase 30.000 pessoas, apenas nos EUA, que tiveram uma segunda chance na vida porque alguém estava disposto a desistir de seus órgãos (seja após a morte ou enquanto vivo). Um pedacinho (ou alguns pedacinhos) das cerca de 15.000 pessoas que doaram seus próprios corpos para ajudar os necessitados, sobrevivem nos receptores de transplantes sobreviventes. Essas são pessoas que se fundiram fisicamente; doador e receptor – após o sucesso do procedimento – tornam-se essencialmente uma só pessoa.

Isso pode parecer para você, uma maneira estranha de olhar para isso, mas na verdade há mais do que você imagina.

Desde que transplantamos partes de pessoas para outras pessoas (mais de 2.000 anos), houve receptores dessas partes que afirmaram que, uma vez que começaram a viver com a nova adição ao corpo, começaram a tomar em estranhas mudanças de personalidade, muitas vezes coisas que eram completamente contrárias ao seu comportamento normal. Sua preferência por vários alimentos mudaria drasticamente; algo que eles gostavam antes se torna intolerável, ou algo que eles achavam repugnante de repente é um desejo constante. De repente, eles sentiriam o desejo de começar a fumar ou adotar um hobby específico. Quase como se uma parte da personalidade do doador também tivesse sido enxertada em seu corpo.

Para muitas pessoas, isso provavelmente soa bastante familiar, embora possa parecer apenas uma lenda urbana. Você pode pensar que invoca alguma conexão espiritual; uma transferência da alma de uma pessoa para outra. E embora isso possa ser algo para se pensar, há uma base em fato material aqui.

Se você procurar, encontrará uma infinidade de relatos anedóticos de pessoas experimentando exatamente o que está descrito acima. Você também encontrará um forte argumento cético refutando a ideia como totalmente impossível. Estamos falando da memória celular. É um conceito bastante antigo, com conexões com regressão a vidas passadas e reencarnação.

A memória celular é uma teoria de que nossas células, todas as 37 trilhões delas, na verdade contêm cópias de nossas memórias. Você notará que ninguém sabe realmente como ou onde as memórias são armazenadas, mas há muito se pensa que elas estavam restritas ao cérebro. Isso, no entanto, não é mais o caso.

Através do estudo da epigenética, que muitas vezes é chamada de memória celular, e que há muito tem sido considerada pseudociência junto com a memória celular, agora sabemos que nossas células, ou mesmo nosso próprio DNA, realmente contêm algum elemento de nossas memórias. Esse elemento pode ser transmitido – no caso da epigenética, é passado de pai para filho durante a gestação – embora não seja como entregar um álbum de fotos de gerações passadas. Pesquisadores descobriram que instintos básicos, medos e associações primitivas podem ser transmitidos dessa maneira.

Acontece que a mesma transferência de experiência pode acontecer com o transplante de órgãos.

No verão passado, uma equipe de pesquisadores do sueco Karolinska Institutet, anunciou a descoberta do mecanismo de memória celular e sua transferência entre as células. Seu artigo, publicado na revista científica Cell, examina as interações de proteínas e DNA durante a divisão celular, isolando o que é conhecido como fatores de transcrição.[1]

“O DNA nas células humanas é traduzido em uma infinidade de proteínas necessárias para que uma célula funcione. Quando, onde e como as proteínas são expressas é determinado por sequências reguladoras de DNA e um grupo de proteínas, conhecidas como fatores de transcrição, que se ligam a essas sequências de DNA. Cada tipo de célula pode ser distinguido com base em seus fatores de transcrição, e uma célula pode, em certos casos, ser convertida diretamente de um tipo para outro, simplesmente alterando a expressão de um ou mais fatores de transcrição. É fundamental que o padrão de ligação do fator de transcrição no genoma seja mantido. Durante cada divisão celular, os fatores de transcrição são removidos do DNA e devem encontrar seu caminho de volta ao local certo após a divisão da célula. Apesar de muitos anos de intensa pesquisa, nenhum mecanismo geral foi descoberto que explicaria como isso é alcançado”.
Aqui está a coisa, cada nova célula precisa saber como ordenar seus fatores de transcrição e precisa entender a ordem dos fatores de transcrição que existiam antes de ser criada, para que possa manter sua identidade. Ninguém sabe exatamente qual informação está sendo transferida entre as células dessa maneira, e como as células precisam ter as memórias das células das gerações anteriores, qualquer informação contida nessas memórias é transmitida, mesmo que essa informação seja supérflua para seu propósito.

Agora, como qualquer célula em seu corpo pode a qualquer momento ser convertida em qualquer outro tipo de célula – ou seja, uma célula pulmonar pode ser convertida em uma célula cerebral, se necessário – isso significa que qualquer memória que essa célula contenha será passada para outras células de outros sistemas do corpo. Se houver mais do que apenas informações de identidade armazenadas nessas proteínas, essas informações também estarão sendo compartilhadas e, eventualmente, se espalharão.

Aqui vamos nos.

Se Jane recebe um transplante de rim de Bob, e as células renais de Bob contêm informações sobre uma memória, talvez que ele tenha gostado de sardinhas, então quando as células renais de Bob começam a interagir com as células de Jane, essas informações de memória serão passadas para outras células. O que em pouco tempo poderia fazer Jane desejar aqueles peixinhos nojentos em lata.