CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Avanço na Antártida: mantos de gelo cresceram nos últimos 20 anos, apesar das mudanças climáticas

manantar topo17/05/2022, por Antony Ashkenaz - UM NOVO estudo descobriu que, apesar das mudanças climáticas causarem o aumento da temperatura global, algumas camadas de gelo na Antártida realmente cresceram nas últimas duas décadas. O pólo derramou aproximadamente 150 gigatoneladas de gelo por ano, fazendo com que o nível global do mar subisse 0,4 milímetros por ano, segundo a NASA. No entanto, um novo relatório mostra que essa perda de gelo não é uniforme, pois um novo relatório descobre que nos últimos 20 anos, ...

partes da Antártida realmente ganharam gelo. Os pesquisadores dizem que o gelo marinho pode ter protegido algumas dessas geleiras da perda de gelo, empurrando-as após uma mudança nos padrões regionais de vento. Plataformas de gelo, que são seções flutuantes de gelo que estão presas a camadas de gelo terrestres, servem ao propósito vital de proteger contra a liberação descontrolada de gelo do interior para o oceano. Durante o final do século 20, o continente foi atingido por altos níveis de aquecimento global que eventualmente levaram à catastrófica das plataformas de gelo Larsen A e B em 1995 e 2002, respectivamente.

manantar
Avanço na Antártida: algumas camadas de gelo cresceram nos últimos 20 anos, apesar das mudanças climáticas

O colapso dessas plataformas de gelo fez com que mais água fosse adicionada aos oceanos, elevando o nível do mar. Mesmo agora, os especialistas ainda não têm certeza sobre como o gelo marinho ao redor da Antártida evoluirá em resposta às mudanças climáticas e, portanto, influenciará o aumento do nível do mar.

Leia também - Novos fones de ouvido do Google fazem tradução simultânea

Enquanto alguns modelos prevêem a perda total de gelo marinho no Oceano Antártico, outros prevêem o ganho de gelo marinho na região.

Agora, uma equipe internacional de pesquisadores, das Universidades de Cambridge e Newcastle, no Reino Unido, e da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, usaram uma combinação de medições históricas de satélites, juntamente com registros oceânicos e atmosféricos, para obter o entendimento mais detalhado ainda de como as condições do gelo estão mudando ao longo dos 1.400 quilômetros de extensão oriental da Península Antártica.

manantar2
Algumas partes da Antártida realmente ganharam gelo nos últimos 20 anos

Os cientistas descobriram que 85% do perímetro da plataforma de gelo nesta parte do continente avançou desde o início dos anos 2000, em contraste com o extenso recuo das duas décadas anteriores. No estudo publicado na revista Nature Geoscience, os pesquisadores associaram o avanço da plataforma de gelo a mudanças em escala de décadas na circulação atmosférica, o que levou a que mais gelo marinho fosse transportado para a costa pelo vento.

Fonte: https://www.express.co.uk/