CURIOSIDADES

'Vespas assassinas' pousam nos EUA pela primeira vez

vespamortal topo05/04/2020 - Mesmo com os EUA sob ataque do surto do coronavírus, um novo terror chega: "assassinos de vespas". As vespas gigantes asiáticas de 5 cm de comprimento, Vespa mandarinia, foram encontradas no estado de Washington. Múltiplas picadas são mortais para os humanos e em sua "fase de abate" as vespas destroem as abelhas, cujos corpos alimentam aos filhotes. Os cientistas estão agora em uma caça às vespas, na esperança de erradicar a espécie antes que exterminem as abelhas americanas.

Embora normalmente evitem pessoas, na Ásia, acredita-se que as picadas de "vespas assassinas" causem até 50 mortes humanas por ano, de acordo com o New York Times. As vespas fizeram sua primeira aparição na América do Norte em agosto de 2019, na Colúmbia Britânica, Canadá. Meses depois, em dezembro de 2019, os insetos voadores foram relatados ao sul da fronteira no estado de Washington.

A Washington State University (WSU) não tem certeza de como ou quando o vespão chegou pela primeira vez na América do Norte, mas os apicultores da região relataram mortes horríveis de colmeias nos últimos meses. Os cientistas estão se preparando para o surgimento da espécie, que começa seu ciclo de vida na primavera.

Leia também - Tabela periódica ganha quatro novos elementos, todos superpesados

As vespas são "chocantemente grandes", disse Todd Murray, cientista da WSU e especialista em espécies invasoras. "É um perigo para a saúde e, mais importante, um predador significativo de abelhas." Os insetos, aproximadamente do tamanho de uma caixa de fósforos, têm grandes cabeças amarelo-alaranjadas, olhos negros proeminentes e abdômen listrado de preto e amarelo.

vespamortal1

"Eles são como algo saído de um desenho animado de monstro com este enorme rosto amarelo-laranja", disse Susan Cobey, uma criadora de abelhas do departamento de entomologia da WSU em um comunicado à imprensa. O ciclo de vida da vespa gigante asiática começa em abril, quando as rainhas saem da hibernação e começam a se alimentar e a procurar tocas subterrâneas para construir seus ninhos. Uma vez que seus habitats são construídos nos meses de verão e outono, vespas operárias são enviadas para encontrar comida.

Com suas mandíbulas afiadas e pontiagudas, as vespas decapitam as abelhas, usando os corpos para alimentar seus filhotes. As vespas podem destruir uma colmeia de abelhas em questão de horas.

Embora as colmeias sejam seu alvo principal, quando ameaçadas, as vespas podem atacar as pessoas. Várias picadas podem matar humanos, mesmo aqueles que não são alérgicos. No Japão, onde são mais comuns, as vespas assassinas matam cerca de 30 a 40 pessoas a cada ano.

Leia também - Biocinética

"Foi como ter tachinhas em brasa sendo enfiadas na minha carne", disse o apicultor da Ilha de Vancouver, Conrad Bérubé, ao New York Times. Ele foi picado por uma roupa de abelha e calças de moletom por baixo. Os cientistas da WSU começarão a capturar vespas da rainha assassina nesta primavera, com o objetivo de detectar e erradicar a espécie.

vespamortal2

Populações de abelhas e outros polinizadores nos Estados Unidos já estavam sob pressão. Entre 1947 e 2017, o número de colônias de abelhas nos Estados Unidos caiu de 6 milhões para 2,5 milhões. E no ano passado, pesquisadores da Universidade de Maryland relataram que 40% das colônias de abelhas do país morreram em um único inverno, entre outubro de 2018 e abril de 2019 - a maior perda desse tipo. Os polinizadores, na maioria das vezes abelhas, são responsáveis ​​por uma em cada três mordidas de alimentos ingeridos nos EUA e aumentam os valores das safras do país a cada ano em mais de US $ 15 bilhões (£ 12 bilhões), de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Fonte: https://www.bbc.com/