CURIOSIDADES

Vidro de urânio

vidrouranio4O vidro de urânio é vidro que contém urânio, geralmente em forma de óxido diuranato, adicionado a uma mistura de vidro antes da fusão. A proporção, geralmente, varia de níveis para cerca de 2% em peso de urânio, apesar de que no século XIX, peças foram feitas com até 25% de urânio. O vidro de urânio era feito, algumas vezes, em mesas e artigos domésticos, mas caiu fora de uso generalizado quando a disponibilidade de urânio para a maioria das indústrias foi severamente usada durante a Guerra Fria. A maior parte desses objetos são agora considerados antiguidades ou colecionáveis, embora tenha havido uma menor evolução na arte do vidro. Caso contrário, o moderno vidro de urânio está agora limitada principalmente a pequenos objetos como esferas ou mármores como novidades científicas ...

ou decorativa. Devido a fraca radioatividade do urânio e além de sua pequena quantidade misturada ao vidro não é considerado um material de risco no uso humano.

vidrouranio1

Leia também - Pulseira inteligente dá choque para evitar compras

O vidro de urânio é uma daquelas raras belezas perdidas no tempo. O temor pela radioatividade inibe o interesse de alguém querer beber um vinho em uma taça com este tipo de material, mesmo que a radioatividade seja baixa e praticamente inofensiva. O vidro de urânio contém o material na forma de óxido diuranato, em uma faixa que pode variar de 2% até 25%.

vidrouranio2

A cor pode variar entre o amarelo e o esverdeado dependendo do estado de oxidação e da concentração dos íons metálicos, e de outros tipos de aditivos. O espetáculo de cores ocorre quando se incide luz ultravioleta sobre o material, que imediatamente adquire um curioso brilho esverdeado.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/
           Science Blogs