QUALIDADE DE VIDA

Fumar maconha aumenta risco de câncer testicular

fumacon112/12/2019, Angela Betsaida B. Laguipo - Homens que fumam maconha regularmente aumentam o risco de desenvolver câncer de testículo, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA). Uma equipe de pesquisadores nos Estados Unidos encontrou uma ligação entre o uso prolongado de cannabis e o desenvolvimento de tumores de células germinativas testiculares. Homens com uso prolongado de cannabis tiveram 36% mais chances de desenvolver câncer de testículo do que aqueles que não usaram a droga.

O novo estudo contradiz alegações anteriores de que a maconha ou a maconha podem tratar ou prevenir o câncer. A equipe de pesquisa realizou uma meta-análise de estudos anteriores, que envolveu qualquer ligação provável entre urogenital, pulmão, cabeça e pescoço e outros tipos de câncer e o uso de cannabis.

Para chegar a suas conclusões, os pesquisadores identificaram 25 estudos em inglês que avaliaram o uso de maconha e o risco de desenvolver outros tipos de câncer. No estudo, eles descobriram que o uso regular de maconha contribuía para os homens desenvolverem tumores testiculares de células germinativas, embora a força das evidências fosse baixa. Além disso, a evidência de outros cânceres era insuficiente.

“Evidências de baixa força sugerem que fumar maconha está associado ao desenvolvimento de TGCT; sua associação com outros cânceres e as consequências de níveis mais altos de uso não são claras. Estudos de longo prazo em fumantes de maconha melhorariam o entendimento da associação da maconha com câncer de pulmão, oral e outros ", concluíram os pesquisadores no estudo. A equipe descobriu especificamente que o uso da maconha não estava ligado ao câncer bucal e ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Além disso, em uma análise conjunta de três estudos de caso-controle, o uso a longo prazo da maconha por mais de dez anos foi associado ao câncer de testículo.

Consumo de cannabis

Maconha ou cannabis é a substância ilícita mais usada nos Estados Unidos, com cerca de metade dos adultos relatando usá-la durante a vida. As taxas de uso de maconha estão aumentando constantemente, com o uso entre jovens adultos dobrando de 10,5% em 2002 para impressionantes 21,2% em 2014. A principal via de consumo de maconha ainda é o fumo. O crescente uso das taxas de maconha, especificamente entre jovens adultos, levanta preocupações sobre se o uso de cannabis aumenta o risco de desenvolver câncer.

Leia também - Emulsificantes e risco de colite e doença metabólica

Ao longo dos anos, o uso de maconha foi aceito em algumas partes do mundo. No entanto, ainda existem poucas informações sobre a ligação entre a droga e a saúde, incluindo o desenvolvimento do câncer. A maconha apresenta muitos benefícios à saúde, que muitos estudos afirmam, mas seus efeitos negativos à saúde não foram estabelecidos. O estudo é apenas um para identificar a possível relação causal entre cannabis e câncer.

O que é câncer testicular?

O câncer testicular ocorre nos testículos ou testículos, encontrados no escroto. Os testículos são responsáveis ​​pela produção de hormônios sexuais masculinos e espermatozóides, necessários para a reprodução. Embora o câncer testicular seja incomum, é o tipo mais comum de câncer diagnosticado em homens entre 15 e 49 anos de idade. Cerca de metade das pessoas diagnosticadas todos os anos com esse tipo de câncer tem menos de 35 anos. O bom é que o câncer de testículo é raro e representa apenas 1% dos diagnósticos de câncer nos homens. Além disso, é facilmente tratável e tem um bom prognóstico. Os sinais e sintomas comuns do câncer de testículo incluem um nódulo ou aumento no testículo, dor e desconforto no escroto, dor surda na virilha ou na área abdominal, sensação de peso no escroto, dor nas costas e uma súbita coleta de líquido no escroto.

Os médicos tratam o câncer testicular como qualquer outro câncer no corpo - através de quimioterapia, cirurgia, radiação e, em alguns casos, transplante de células-tronco. O câncer de testículo não tem causa conhecida, mas especialistas em saúde e cientistas descobriram que a doença está ligada a várias outras condições, como histórico familiar de câncer de testículo, infecção pelo HIV, testículo não descido, entre outras. O melhor tratamento para o câncer é a detecção precoce. A detecção precoce do câncer, quando ainda é pequeno e antes de se espalhar, permite mais opções de tratamento e melhor prognóstico.

Fonte: https://www.news-medical.net/