QUALIDADE DE VIDA

Envenenamento por fumaça

envefuma1Segundo as estatísticas, 3 pessoas morrem a cada minuto no mundo, envenenadas pela fumaça. Devido à ignição de florestas e turfeiras em algumas regiões da Rússia, é difícil escapar da fumaça mesmo nos apartamentos das cidades. Muitas vezes há incêndios nas próprias casas. No outono, muitos donos de jardins não querem abandonar a queima das folhas caídas, poluindo a atmosfera e exercendo um efeito venenoso não apenas em seus corpos, mas também naqueles ao seu redor. Você vai aprender sobre as causas dos efeitos nocivos do fumo no corpo em várias situações (fogo, queima de fogos, queima de alimentos, plásticos e outros produtos feitos de materiais artificiais), manifestações de envenenamento, primeiros socorros e tratamento.


Causas de envenenamento por fumaça

Em caso de incêndio, o perigo não é apenas fogo aberto. Materiais de combustão de fumaça envenenamento em um incêndio ocorre devido ao ingresso de fumaça através do trato respiratório. O efeito de envenenamento é fornecido primeiramente por duas substâncias:

monóxido de carbono;
e o cianeto de hidrogênio é perigoso mesmo em pequenas quantidades.

A presença de cianeto na composição da fumaça, devido ao fato de estar disponível em materiais de construção. O dióxido de carbono bloqueia a hemoglobina, interrompendo assim o fornecimento de oxigênio a vários órgãos, e a fome de oxigênio se desenvolve. O cianeto interrompe o metabolismo energético na estrutura dos tecidos e na respiração celular. Ao queimar diversos materiais, formam-se gases irritantes que, quando combinados com água, formam soluções corrosivas - ácido nítrico, sulfúrico e sulfúrico, amônia. Causam danos (queimaduras químicas) das membranas mucosas do trato respiratório, estreitamento dos pequenos brônquios e acúmulo de líquido nos pulmões.

Leia também - Casa de terra ensacada é sustentável e econômica

A fumaça pode conter gásgênio altamente tóxico, que é formado quando o conteúdo do extintor entra em contato com uma superfície quente. É possível ser envenenado pela fumaça, sentado perto do fogo? Acontece que a fumaça do fogo é tão prejudicial para o corpo quanto a fumaça do cigarro. Quando forçado a cozinhar em fogo, o corpo recebe quantidades diárias de alcatrão, o equivalente a fumar 2 maços de cigarro. Crianças e mulheres grávidas são mais suscetíveis a fumaça do fogo. Eles sofrem de doenças crônicas do sistema respiratório, os bebês nascem doentes. De fumaça desenvolve uma catarata.

Ao queimar lixo, folhas caídas, há também um perigo: garrafas plásticas caem no lixo, grama com poluição na estrada com combustível diesel, gasolina e assim por diante. De perigo particular são envenenamento da fumaça da queima de plástico, espuma de borracha, borracha, tintas e vernizes, contraplacado - o fosgênio e dioxina produzidos neste processo causam doenças malignas, e cianetos contribuem para o desenvolvimento das reações alérgicas mais fortes.

Em clima úmido, substâncias tóxicas são combinadas com vapor de água, pairam no ar, depositadas na membrana mucosa do trato respiratório. O envenenamento por fumaça de carne ou peixe queimado em uma panela produz uma mistura de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2). Muitas vezes as vítimas são crianças cujos pais esquecem a panela restante no fogão e saem de casa, ou amantes da “serpente verde”.

Sintomas de envenenamento por fumaça

envefuma2

Os principais sinais de intoxicação por fumaça são:

- O aparecimento de fraqueza geral
- Peso na cabeça
- dor de cabeça (na regiã frontal temporal)
- vermelhidão no rosto
- Falta de ar
- Zumbido
- Aumento da frequência cardíaca
- Sonolência
- Dor Muscular
- Vômito e síncope são possíveis

Em caso de intoxicação por fumaça, os sintomas podem aparecer depois de algumas horas, mas a gravidade pode aumentar muito rapidamente, representando um perigo para a vida. Gases irritantes causam uma dor ardente na garganta e no peito, tosse persistente. Durante o dia, há um tom cianótico de pele, falta de ar, seguido de edema pulmonar. Com envenenamento grave, a respiração é frequente e superficial, surgem convulsões, insuficiência respiratória e cardiovascular. Talvez micção involuntária. A morte vem da cessação da respiração e do coração. Com grandes incêndios florestais em comunidades próximas, muitas pessoas de diferentes idades podem ser perturbadas por mal-estar, mal-estar geral e perturbações nos sistemas cardiovascular e respiratório.

Leia também - Especialista em nutrição vegetariana explica como tirar a carne da alimentação

Primeiros socorros

A vida da vítima depende muitas vezes da assistência que lhe é prestada. O que deve ser feito com o envenenamento por fumaça? Primeiro você precisa chamar uma ambulância ou ir a um hospital próximo. Antes da chegada de especialistas, é necessário começar a prestar primeiros socorros. Primeiros socorros para envenenamento por fumaça inclui as seguintes medidas.

1 - A vítima deve ser removida ou trazida para o ar livre, livre de roupas que dificultem a respiração - desabotoar o colarinho e o cinto.
2 - Beba chá forte quente
3 - Para acelerar a eliminação de toxinas do corpo, dê um sorvente: o mais poderoso deles é o sorvente de nova geração "Polysorb MP", mas "Carvão Ativado" fará.
4 - Quando desmaiar, cuidadosamente cheirar algodão com amônia.
5 - Certifique-se de que as vias aéreas estão livres, e, se houver vomito, libertea cavidade oral.
6 - Se inconsiente, coloque a vítima (virando a cabeça para o lado), evite que a lingua caiz.
7 - Verifique se há pulsação na artéria carótida.
8 - Na ausência de palpitaçãoes e respiração, faça uma massagem indireta e faça respiração artificial.
9 - Elimine a hipotermia - se necessário, coloque uma almofada de aquecimento nas pernas, evitando queimaduras na pele, com visa a reduzir a sensibilidade da dor.

Tratamento

A questão do tratamento adicional será decidida pelo médico após o exame. Após a hospitalização, o paciente recebe respiração a longo prazo com oxigênio, o que desloca o dióxido de carbono de sua conexão com a hemoglobina. Dentro de três horas, o modo de hiperventilação é estabelecido - a concentração de oxigênio no ar inalado é de cerca de 80%, e então é reduzida para 50%. Em casos graves, o tratamento é realizado em uma câmara de pressão com pressão de oxigênio elevada.

envefuma3

O tratamento sintomático é realizado dependendo da gravidade da condição. Se houver indicações, elas são usadas:

corticosteróides;
antídotos;
remédios para o coração;
terapia vitamínica.

Como resultado, podemos tirar as seguintes conclusões - a fumaça pode ser envenenada em várias situações: durante um incêndio em uma sala ou em uma floresta, de um incêndio ao queimar lixo ou durante a cozedura devido à queima de alimentos em uma panela. De perigo particular é a fumaça da combustão de plástico. Os sintomas de envenenamento são fraqueza, rubor facial, falta de ar, aumento da frequência cardíaca e dor de cabeça. Quando as manifestações de intoxicação devem ser dadas primeiros socorros, e em casos graves devem procurar ajuda médica.

Fonte: http://pt.intoxication-stop.com/