QUALIDADE DE VIDA

Cigarro eletrônico pode aumentar o risco de doenças respiratórias crônicas

cigaeletro topo20/12/2019 - Além de uma recente onda de doenças pulmonares, os cigarros eletrônicos têm sido associados a uma maior probabilidade de desenvolver doenças como DPOC e enfisema. Um recente surto de doenças pulmonares mortais associadas à vaporização colocou a prática na mira de profissionais de saúde e reguladores. Agora, o primeiro estudo longitudinal de base populacional do uso de cigarro eletrônico em uma amostra representativa de adultos nos Estados Unidos sugere que ele aumenta o risco de muitas doenças pulmonares crônicas também - especialmente quando combinado com fumar tabaco combustível. A maior parte da cobertura da mídia sobre a vaporização tem se concentrado nos impactos de curto prazo ou ...

agudos na saúde. Mais de 2.500 casos de e-cigarro ou vaping, lesão pulmonar associada ao uso do produto (EVALI) foram relatados em todos os 50 estados e no Distrito de Columbia, bem como em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos EUA; 54 mortes foram confirmadas até o momento. Os produtos do “mercado negro” contendo THC (o principal ingrediente psicoativo da maconha) foram os mais comumente relatados por pacientes EVALI, mas as autoridades de saúde não descartaram os riscos de lesão pulmonar por outros produtos de vapor. *

Leia também - Os Alimentos que Aumentam Nossa Frequência Vibratória

A nova pesquisa sugere que os cigarros eletrônicos também podem causar problemas de saúde a longo prazo. O estudo, publicado esta semana no American Journal of Preventive Medicine, descobriu que as pessoas que relataram o uso dos dispositivos eram mais propensas a desenvolver doenças pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite crônica, enfisema ou asma. Os cigarros eletrônicos têm sido apontados como um método de redução de danos para ajudar os fumantes a parar de fumar, e as novas descobertas podem desafiar isso.

cigaeletro1

“Um dos problemas que tivemos com todo o debate sobre os cigarros eletrônicos é fazer esta pergunta abstrata: os cigarros eletrônicos são menos perigosos do que os cigarros? A resposta para isso é: se você nunca fumou e nunca vaporizou, os e-cigarros não são tão ruins quanto os cigarros ”, diz o coautor do estudo Stanton Glantz, professor de medicina da Universidade da Califórnia, San Francisco. Mas "no mundo real, a maioria dos usuários adultos de cigarros eletrônicos são usuários duplos [de cigarro eletrônico e tabaco combustível] - e isso é pior do que [apenas] fumar".

Como os cigarros convencionais, os cigarros eletrônicos contêm nicotina e várias substâncias tóxicas que comprovadamente prejudicam a função pulmonar. Mas os cigarros eletrônicos também contêm materiais como propilenoglicol, aromatizantes como diacetil (para um sabor de manteiga) e cinamaldeído (para canela), além de metais pesados. Estudos anteriores em animais mostraram que a exposição ao vapor do cigarro eletrônico está ligada à inflamação pulmonar e à redução da atividade imunológica, e a exposição repetida parece causar danos aos pulmões que se assemelham à DPOC. A maioria dos estudos em humanos foi observacional, mas eles encontraram uma associação entre o uso de cigarros eletrônicos e doenças respiratórias. E um estudo longitudinal de pessoas com DPOC descobriu que fumar e-cigarros estava relacionado a exacerbações da doença e um declínio mais rápido.

cigaeletro2

No novo estudo, Glantz e seu U.C.S.F. o colega Dharma Bhatta analisou dados do Estudo de Avaliação da População do Tabaco e Saúde (PATH), um estudo longitudinal do uso e saúde do tabaco em adultos nos Estados Unidos. Eles usaram dados coletados em três momentos consecutivos, ou "ondas", entre 2013 e 2016. Os entrevistados foram questionados se eles usavam atualmente ou anteriormente cigarros eletrônicos ou tabaco combustível (incluindo cigarros, charutos ou cigarrilhas), ou ambos, bem como se já haviam sido diagnosticados com DPOC, bronquite crônica, enfisema ou asma.

Glantz e Bhatta descobriram que as pessoas que relataram ser usuárias ou ex-usuárias de cigarros eletrônicos na Onda 1 do estudo tinham um risco 30% maior de desenvolver uma doença respiratória nas Ondas 2 e 3, em comparação com pessoas que nunca usaram os aparelhos. Esse perigo não era tão terrível quanto o dos fumantes atuais de tabaco na Onda 1, que tinham uma chance duas vezes e meia maior de doenças respiratórias nas ondas posteriores. Mas as pessoas que usaram e-cigarros e tabaco combustível correram o maior risco - eles tinham 3,3 vezes mais probabilidade de desenvolver uma doença respiratória do que alguém que nunca fumou ou usou e-cigarros. Os resultados sugerem que o uso de cigarros eletrônicos é um fator de risco para doenças respiratórias, independente do tabagismo convencional.

Leia também - Cientista de Harvard suplica: “Evite o leite pela sua saúde!”

Robert Tarran, professor de biologia celular e fisiologia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, que não esteve envolvido com o artigo, diz que as descobertas não foram tão surpreendentes, mas o fato de que este foi um estudo longitudinal reforça o que foi observacional anterior alguns encontraram. “Basicamente, confirma o que as pessoas da área estavam pensando, que vaporizar não é bom para você”, diz Tarran. Ele e seus colegas publicaram um estudo no início deste ano que descobriu que os vapers tinham níveis elevados de proteases (proteínas que cortam outras proteínas) em seus pulmões. Esses níveis elevados - semelhantes aos observados em fumantes - podem levar ao enfisema. E assim como pode levar muito tempo para que os efeitos do fumo causem doenças graves, “estamos meio que preocupados que, com os vapers, você verá algo semelhante, em que as crianças que começam a vaporizar agora - 40 a 50 daqui a alguns anos, haverá uma grande epidemia de DPOC e câncer de pulmão ”, diz Tarran.

Glantz diz que ficou um tanto surpreso que ele e Bhatta puderam detectar o aumento do risco de doença em apenas dois anos - o período de tempo durante o qual as pessoas foram rastreadas no estudo PATH. Eles também calcularam se a mudança completa do fumo convencional para os cigarros eletrônicos diminuiu o risco de doenças e descobriram que sim. Quase nenhuma das pessoas que usaram cigarros eletrônicos nas Ondas 2 e 3 do estudo parou de fumar tabaco combustível. Em vez disso, fumar cigarros eletrônicos e tabaco combustível - o chamado uso duplo - era muito mais comum.

cigaeletro3

Na semana passada, um grupo de pesquisadores de saúde pública publicou um artigo de opinião na revista Science argumentando que as políticas que procuram restringir ou proibir a vaporização podem ser contraproducentes, porque muitos fumantes adultos confiam nos cigarros eletrônicos para ajudá-los a parar de fumar. Mas as novas descobertas podem minar essa visão. O conceito de que os fumantes passariam do uso de cigarros para cigarros eletrônicos e reduziriam substancialmente seus riscos à saúde "não é uma ideia maluca", diz Glantz, que também é ativista pelos direitos dos não fumantes. “Mas se você olhar para os comportamentos de uso reais, eles se multiplicam. E como a maioria das pessoas são usuários duplos, você está sofrendo cada vez mais danos. ” Além disso, há o fato de que milhões de jovens que não são fumantes regulares estão se viciando em cigarros eletrônicos, acrescenta. (A Scientific American entrou em contato com a empresa de cigarros eletrônicos JUUL Labs e a Vapor Technology Association, uma organização comercial da indústria de vapor, para comentar, mas não recebeu uma resposta.)

O mecanismo de dano pulmonar com o uso crônico de cigarros eletrônicos é provavelmente diferente daquele por trás do EVALI, observa Glantz. Cerca de 80 por cento das pessoas hospitalizadas no surto EVALI relataram vaping de THC, e o dano pulmonar nesses pacientes se assemelhava ao causado por queimaduras químicas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA identificaram o acetato de vitamina E - um tipo de óleo usado como agente espessante em alguns produtos de vaporização de THC - como um possível produto químico de preocupação, embora a agência esteja explorando outros mecanismos possíveis.

O estudo PATH se concentrou principalmente no uso do tabaco e não fez distinção entre o uso de nicotina e cigarros eletrônicos de maconha, diz Glantz, acrescentando: “Se tivesse que fazer tudo de novo, eu incluiria a maconha no modelo”.

Independentemente de a vaporização envolver THC ou nicotina, nenhum dos dois provavelmente é bom para os pulmões, de acordo com Glantz, acrescentando: “Como dizem meus amigos pneumologistas, os pulmões são projetados para inalar ar”.

Leia também - 16 direitos que o consumidor tem e não sabe e 11 que ele acha que sabe mas nao tem

* Nota do Editor (20/12/19): Este parágrafo foi atualizado para esclarecer que a maioria dos produtos associados ao surto EVALI eram produtos do mercado negro.

Fonte: https://www.scientificamerican.com/