QUALIDADE DE VIDA

Projeto da USP vai levar fogões solares para comunidades vulneráveis de São Paulo

projefogo129/10/2020, por Monique de Carvalho - O projeto ajudará famílias carentes e ainda atenderá três dos importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os idealizadores criaram um fogão que é capaz de usar a energia do sol, que é de graça, para cozinhar e assar alimentos de forma eficiente, segura e sem geração de poluentes. O professor Alberto Hernandez Neto, da Escola Politécnica da USP, diz que não há desafios tecnológicos, mas uma mudança cultural. Como o cozimento dos alimentos demora um pouco mais, se compararmos com os fogões convencionais, será necessário que a população atendida entenda o processo e programe melhor o preparo das refeições.

Mais saudável que o fogão a lenha

O último relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 14 milhões de famílias ainda utilizam fogões a lenha no Brasil. O aumento do desemprego e o alto preço do gás de cozinha são algumas das justificativas apontadas. Márcia Akemi Yamasoe, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, diz que os fogões a lenha são uma saída sustentável, mas ainda oferecem risco para a saúde de quem usa.

“Principalmente para mulheres e crianças, a poluição do ar indoor, por causa da fumaça, pode causar graves problemas cardíacos e respiratórios”, afirma.

Leia também - Tratamento do Câncer: A Linhaça e o Protocolo Budwig

Além disso, caso esses fogões fiquem dentro de casa, a poluição em ambientes internos é ainda outro fator de risco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os efeitos da poluição externa e interna do ar causam 7 milhões de mortes por ano. Os fogões com luz do sol são totalmente sustentáveis e ainda reduzem esses dados. A USP ainda não deu o prazo correto para a distribuição e nem o volume exato de peças que serão entregues, mas liberou uma entrevista com os pesquisadores envolvidos, mostrando parte da fabricação dos novos fogões.

Veja o vídeo:

https://www.oarquivo.com.br/v%C3%ADdeos/documentarios/video/como-cozinhar-no-sol-pode-salvar-vidas.html

projeto, USP, fogões, comunidades, vulneráveis, energia do sol, alimentos, escola politécnica, alimento, população, fogão a lenha, geografia, ambientes, OMS

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/