TERAPIAS COMPLEMENTARES

Os Florais de Bach - Parte 4

floral_4A Posologia, a Conservação, a Validade e as suas Contra-Indicações - O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência de vezes tomadas ao dia; assim, alguns profissionais recomendam tomar 4 gotas 4 vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir), podendo-se aumentar ...

ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável. No entanto, alguns profissionais afirmam que se pode tomar o remédio na hora que se lembrar (caso esqueça de tomá-lo no momento indicado), mas que não devem tomar-se doses acumulativas (por ex.: 8 gotas por vez). O uso pode ser sub-lingual (debaixo da língua) para uma absorção mais rápida. De vez em quando, bater o frasco contra a palma da mão (mais ou menos 10 vezes) antes de usá-lo. Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco. Isto afetaria o gosto, se bem que não afetaria a eficácia do remédio.

Manter o frasco bem fechado. Manter o remédio longe do calor, luz, umidade e aromas. Deixar longe de radiações e aparelhos elétricos (TV, equipamento de som, celular, computador, ar condicionado, etc).

Por ser um produto natural e devido às condições climáticas de países com clima mais quente, a validade do floral é, geralmente, de trinta dias (ver data de validade no rótulo). Em países de clima mais frio, a validade pode chegar até noventa dias.

As essências florais podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos, desde que não haja contra-indicação específica. Os preparados com conhaque, por exemplo, não devem ser utilizados, por alcoólatras ou por portadores de doenças do fígado. Nestes casos, as essências podem ser preparadas com vinagre de maçã natural.


Os 38 Florais de Bach

 

Vou agora apresentar cada floral, por ordem alfabética, para que vocês possam compreender melhor sua utilização em diversas situações de nossas vidas.


1 - AGRIMONY ( Agrimonia eupatoria / Agrimonia )

 

agrimony

 

São pessoas alegres, bem humoradas, divertidas, que estão sempre sorrindo, porém em seu interior, escondem um tormento, um conflito, uma verdadeira tortura interna. Possuem pensamentos agitados que geram inquietude à noite. Não gostam de estar sós, por isso costumam buscar companhia para, desta forma, esquecer e escapar de suas preocupações. Muitas vezes recorrem ao álcool e drogas para fugir de sua angústia. Esta angústia é localizada como um nó na garganta, coração opresso e sensação de tensão no estômago. São muito ansiosos.

Frases freqüentes: Não há problemas./ Quando existem problemas bebo um vinho, vou fazer compras ou ver televisão, procuro me distrair./ Eu estou ótimo! / Em caso de tempo feio, faça boa cara!

O floral traz paz, tranqüilidade e otimismo, possibilitando que esta pessoa compartilhe seus problemas com honestidade para consigo mesma e para com os outros.


2 - ASPEN ( Populus tremula / Choupo )

 

aspen

 

É indicado para medos vagos, de origem desconhecida. Estes medos podem ocorrer tanto de noite como de dia. As pessoas, que precisam de Aspen, podem ter presságios, ansiedade e apreensão, medo do próprio medo, pesadelos, inclusive aqueles em que se acorda transpirando aterrorizado, e se tem medo de dormir novamente, mesmo não lembrando do que sonhou. Medo do sobrenatural, inexplicável, geralmente acompanhado de tremor e suor. Medo do desconhecido. Ideal para crianças que tem medo do escuro, ou pesadelos após assistirem um filme de terror.

Frases freqüentes: Tenho a sensação de que algo terrível vai acontecer comigo, mas não sei o quê e nem o por quê./ Não posso dormir, tem algo no ar que me assusta, mas não sei o que é.

Este floral traz grande coragem para acalmar o medo e confiança para vivenciar experiências e aventuras.


3 - BEECH ( Fagus sylvatica / Faia )

 

beech

 

Para pessoas críticas, arrogantes e intolerantes. Julgam e acusam os outros, mas não têm a capacidade de se colocar na posição da outra pessoa. Irritam-se com os hábitos, gestos e manias dos outros. Possuem tensão no maxilar, costumam apertar ou ranger os dentes, bruxismo.

Frases freqüentes: O que há de errado com vocês? / Não suporto gente que fala sem pensar. / Se posso fazer isso, não entendo por que os outros também não podem?/ Dizem que só vejo o lado mau das coisas, as fraquezas dos outros, no entanto eu sei que tenho razão.

O floral Beech ajuda os que são desta natureza a pôr-se por um momento no lugar do outro, traz tolerância, aceitação das diferenças nos outros e desejo de ajudar.


4 - CENTAURY ( Centaurium umbellatum / Centáurea-menor)

 

centaury

 

Feito especialmente para aquelas pessoas que não sabem dizer "NÃO". São pessoas que se colocam sempre em último plano, fazendo as vontades dos outros. São verdadeiros "capachos", possuem vontade fraca, são de natureza servil, muitas vezes são explorados, pois os outros se aproveitam de sua bondade. São facilmente dominados e manipulados por personalidades fortes. Submetem-se aos outros por causa da grande necessidade de serem queridos, de agradar. Tem pouco amor próprio e não costumam manifestar suas opiniões, considerando que as que valem são as dos outros.

Frases freqüentes: Seus desejos são uma ordem para mim. / Dizem que sou bom demais. / Não tenho tempo para mim porque tenho que fazer o que me pediram. / Cuido da minha mãe, por isso não posso sair com meus amigos. / Os outros me convencem com facilidade, mesmo que eu realmente não queira fazer algo.

Centaury traz para pessoas desse tipo força de vontade e discernimento para saber quando servir.


5 - CERATO ( Ceratostigma willmottiana )

 

cerato

 

São pessoas que não confiam na própria opinião, por isso estão sempre pedindo confirmação e a opinião dos outros. Sua tendência é imitar os outros. Parecem pessoas tolas (embora não sejam) porque estão sempre perguntando aos outros o que fazer. Atormentam os outros com suas perguntas. Estas pessoas sabem decidir, mas não confiam nas decisões. Não sabem ouvir sua voz interior, são inseguras, sugestionáveis, vacilantes e volúveis.

Frases freqüentes: O que você faria no meu lugar? / Não pode ser tão simples assim, vou perguntar de novo. / Quando respondo a uma pergunta numa prova, logo há risco por achar que estava errada; na verdade, estava certa. / O que devo fazer? Se você fosse eu, o que faria?


6 - CHERRY PLUM ( Prunus cerasifera / Cerejeira )

 

 

cherryplum

 

É a essência para o medo de perder o controle. Quando a pessoa sente que vai explodir, chegando ao desespero. Medo de enlouquecer, de fazer coisas terríveis como matar ou até mesmo se suicidar. Quando se está à beira de um colapso nervoso, medo muito grande da insanidade mental. A pessoa pode gritar, pedindo ajuda. Impulsividade muitas vezes repentina, violenta e assassina. É o floral para pessoas impulsivas, que agem antes de pensar. Possuem tensão interior e compulsões. É para todo tipo de perda de controle: sobre os esfíncteres, sobre a alimentação, sobre os ímpetos de raiva, sobre a violência ou sobre a conduta irracional.

Frases freqüentes: Ou eu mato ou me suicido. / Quando me zango, salve-se quem puder! / Passa pela minha cabeça que tenho que jogar o meu bebê pela janela, e tenho medo de não conseguir me controlar algum dia. / Sinto como se eu fosse a tampa de uma panela de pressão. /Tenho medo de que eu possa cometer algo terrível.

O remédio, feito com Cherry Plum, traz coragem, calma e tranqüilidade, torna a pessoa capaz de manter a sanidade, apesar de torturas físicas ou mentais; por exemplo, um prisioneiro de guerra, uma vítima de seqüestro.


7 - CHESTNUT BUD ( Aesculus hippocastanum / Broto de castanheiro da índia )

 

chestnut_bud

 

Para aqueles que repetem sempre os mesmos erros por não aprenderem com a experiência. Para problemas de aprendizagem. Para auxiliar na memória. São pessoas pouco observadoras, pouco reflexivas e superficiais. Para pessoas que, por pressa, não prestam muita atenção, passando rapidamente de uma coisa para outra sem se aprofundar em nenhuma.

Frases freqüentes: Sei que não agi bem, mas faria tudo outra vez. / Eu já deveria saber. / Acho difícil aprender coisas novas. / Dizem que não presto atenção, mas, na verdade, meus pensamentos são tão rápidos que já estou pensando em outra coisa.

O floral traz paciência, calma e capacidade de aprender e utilizar experiências passadas.


8 - CHICORY ( Cichorium intybus / Chicória )

 

chicory

 

Personalidades possessivas, egoístas, controladoras e ciumentas. Fazem-se de vítimas. Controlam o parceiro, amam de forma egocêntrica, possessiva, egoística tanto consciente como inconscientemente. São exigentes e apegados a idéias, sentimentos, objetos e pessoas. Têm dificuldade para se desprender. São intrometidos, sempre tem algo para sugerir, criticar ou modificar. Briguentos. Ofendem-se com facilidade e adoram fazer chantagem emocional.

Frases freqüentes: Faço isso para você, só se você fizer aquilo para mim depois. / Um dia, você ainda irá perceber o quanto eu fiz por você! / Você é o que é graças a mim. / Pode ir para onde quiser, ficarei aqui sozinho esperando você voltar, seja a hora que for. / Sempre dou um jeito de conseguir o que eu quero!

O floral traz altruísmo, amor incondicional e reconhecimento do direito dos outros à independência.


9 - CLEMATIS ( Clematis vitalba /Vide branca )

 

clematis

 

É o tipo sonhador. Está sempre pensando em outra coisa, por isso não presta atenção no que acontece ao seu redor. Distraído, tropeça quando anda, vive se machucando por não estar atento. Sono excessivo. Para os que estão desligados da realidade. Pode ser usado em casos de coma. As pessoas do tipo Clematis ouvem sem escutar, olham sem ver, se esquecem do que dizem ou do que os outros lhe falam. Preferem ficar sozinhos, evitam dificuldades, fugindo das situações. São desatentos, ausentes, estão mais no futuro do que no presente.

Frases freqüentes: Acordo com sono todos os dias. / Sou muito distraído. / Estou sempre sonhando acordado. / Vou andando e de repente percebo que estou no caminho errado. / Vivo cheio de hematomas, pois estou sempre esbarrando nos objetos por não prestar atenção por onde ando.

O floral pode ser usado em casos de desmaios, quando a pessoa está inconsciente. Esta essência traz confiança em relação ao futuro, deixa a pessoa alerta e interessada pelas coisas. Traz a pessoa para a Terra, ou seja, deixa-a com "os pés no chão".


10 - CRAB APPLE ( Malus pumila / Macieira )

 

crab_apple

 

É o floral para sentimentos de sujeira, de impureza. Sentimento de estar mental, emocional e fisicamente impuro ou inaceitável. Autocensura. É o purificador do sistema Bach. Pessoas assim podem ser muito orgulhosas do lar e extremamente exigentes com respeito à higiene em geral, inspecionando rigorosamente, por exemplo, os talheres antes de comer num restaurante.

São detalhistas e perfeccionistas, gostam de tudo "certinho", em seus devidos lugares. Preocupam-se muito com a aparência e podem ser tímidas. Por causa de sua mania de limpeza, acarretam medos de se contaminar. Tem medo de beijar por causa dos micróbios, Odeiam a mais leve mancha de sujeira, não conseguem relaxar enquanto não limpá-la. Possuem medo de bactérias, insetos, comida estragada, tudo o que pode causar infecção. Há também aqueles que têm uma mania obsessiva por limpeza, esfregando repetidas vezes as mãos com sabão, ou tomando vários banhos por dia.

O floral Crab Apple, por ser purificador, pode ser utilizado com eficácia em quem sofre de acne, espinhas, manchas de pele, tosse nervosa ou crônica, rinites, resfriados, febres, intoxicações, sinusite ou em qualquer outro tipo de descarga corporal. Pode ser utilizado nas pessoas que se desesperam porque se sentem sujas, ou porque não conseguem cumprir o seu ideal de limpeza, de ordem e detalhismo.

Frases freqüentes: Sempre estou com a impressão de que tenho de limpar alguma sujeira. / Antes de sair de casa passo toda a roupa que vou vestir. / Toda vez que me olho no espelho, me sinto gorda, feia e sem graça.  O floral traz reconhecimento da beleza interior de tudo e discernimento. É o remédio que limpa a mente e o corpo. Combate a poluição e a contaminação. Para uso interno e externo.

PARTE 5