TERAPIAS COMPLEMENTARES

Reiki - Parte 1

reiki1Origem do Reiki - Dr. Mikao Ussui foi quem nos trouxe esta técnica. Ele era estudioso de manuscritos antigos, e procurava entender as estórias de curas milagrosas, que lhe contavam. Em busca de uma resposta em como usar o Reiki, decidiu subir o Monte Kuriyama e passou 21 dias meditando em jejum. No último dia, Dr. Ussui obteve uma resposta através de uma luz divina. Após descer o Monte Kuriyama, ele passou pela periferia e lá curou ...

muitas pessoas. Ele passou os seus ensinamentos para o Dr. Chujiro Hayashi um médico da Marinha Imperial, que depois montou uma clínica de Reiki em Tokyo para pessoas que necessitavam de cura. Dr. Hayashi, dividiu em etapas os ensinamentos do Reiki que lhe foi passado, assim facilitando o ensinamento e o aprendizado. Foi em busca de uma cura para o câncer que a Sra. Hawayio Takata conheceu a clínica do Dr. Hayashi. Antes do Dr. Hayashi morrer, ele passou os ensinamentos da técnica do Reiki para Sra. Takata, mais tarde formando se mestra da técnica Reiki. A Sra. Takata abriu uma clínica de Reiki no Hawai onde formou 22 mestres. 

Leia também - Acupuntura

O Reiki está mudando e se desenvolvendo a cada dia, desde o tempo de Mikao Ussui, Chujiro Hayashi e Hawayo Takata. As pessoas estão conhecendo e tendo mais acesso à essa técnica maravilhosa de cura pelas mãos. A origem do Reiki precisa ser honrada, e ao mesmo tempo respeitando as mudanças do mundo, das pessoas e do planeta Terra.

 

O que é o Reiki?


Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa. Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias. Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conecção com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhado atrás da cabeça e na frente. A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a uma hora e meia, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia. A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras. Esta transformação permanece por toda a vida.

Uma vez que você foi iniciado, a energia do Reiki é então, encaminhado através do corpo num passo correspondente à aquele que é necessário para a cura. O corpo humano ou animal, radia calor e energia. Essa energia é a força da vida chamada CH'I. O que cura é a energia do Cosmos (Ki ou CH'I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH'I quer dizer "ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo..." CH'I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI. A energia que sai das mãos do praticante de Reiki, é uma energia transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano e animal.

Na energia vital do Reiki, a pessoa que está sendo inicializada, fica com todos os canais de energia abertos e limpos de obstruções pela inicialização do Reiki. Na prática do reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal.

 

Perguntas frequentes sobre o REIKI

 

O que é a iniciação?


• A iniciação é feita por um mestre de Reiki, passando símbolos secretos do sistema Ussui para cada um dos alunos, vizualizando-os entrando em seus chakras de cima para baixo. Geralmente, a duração de uma iniciação pode ser de meia hora à 1 hora, variando de mestre para mestre.

 

Depois da iniciação, posso começar a aplicar o Reiki em outras pessoas?


• Sim. Poderá começar a aplicar e curar você e a outras pessoas. Não existe um número certo de aplicações, quanto mais aplicações fizer, melhores resultado obterá. As aplicações começam sempre de cima para baixo, ficando 15 minutos em cada posição, no mínimo.

 

Posso começar a passar essa técnica, ao completar o Nível I?


• Não. Com o Nível I, você pode começar a fazer aplicações em si mesmo e ao próximo. Para passar a técnica para outras pessoas é preciso obter um símbolo a mais do Reiki, que é conseguido uma vez se iniciando no Reiki/Master.

 

Não fui iniciado ainda, posso começar pelo Nível II?


• Não. Para receber o Nível II, é preciso passar pelo Nível I, e assim por diante.

 

Precisarei ser iniciado novamente no Reiki depois da primeira iniciação?


• Não. Os canais de energia são abertos, desbloqueados e balanceados na primeira iniciação. Uma vez que você foi iniciado, seus canais vão estar abertos para sempre, para o resto de sua vida.

 

A partir de que Nível, posso começar a mandar Reiki à Distância para as pessoas?


• A partir do Nível II. São entregues 3 símbolos poderosos, 3 mantras e 3 yantras, da qual cada um deles tem sua própria função. Após o recebimento dos símbolos, aconselhamos não mostrar para ninguém, simplesmente porque as pessoas poderiam colocar energias negativas para quem não conheçe o Reiki.

 

O que são os CHAKRAS?


Os chakras podem ser alinhados em apenas uma sessão. Abaixo, darei uma breve explicação do que são os chakras e onde se encontram. Para saber mais sobre os chakras, visite a nossa página de Chakras.

- O Chakra Coronário está localizado acima da cabeça, ligando as pessoas com a espiritualidade e com Deus. A cor relacionada à esse chakra é o viloleta.

- O Chakra do 3º Olho está localizado entre as sombrancelhas. Esse é o chakra da percepção e do conhecimento do Universo. Ë o centro do poder da mulher e representa a criação. A cor relacionada à esse chakra é o roxo.

- O Chakra da Garganta está localizado na base do pescoço. Sua função é a comunicação com o físico e o psíquico. É na garganta que está localizado a criatividade do ser humano. A cor relacionada à esse chakra é o azul claro.

- O Chakra do Coração está localizado no meio do peito. As emoções, o amor universal e o amor ao próximo estão ligados à esse chakra. Duas cores podem ser usadas nesse chakra: o verde e o rosa.

- O Chakra do Plexo Solar está localizado abaixo do chakra do coração. É o centro de força do homem. A comida que ingerimos está associada com esse centro de energia. A cor relacionada à esse chakra é o amarelo.

- O Chakra do Umbigo está ligado com a purificação. As primeiras impressões e os sentimentos antigos estão relacionados com esse chakra. Também é o centro sexual. A cor relacionada à esse chakra é o laranja.

- O Chakra da Base está associado com os genitais. Esse chakra é a porta para a Vida e a Morte, o Nascimento e o Renascimento. Tem uma ligação profunda com a Terra, ligando a pessoa com a vida novamente. A cor relacionada à esse chakra é o vermelho.

 Leia também - Cristalterapia

Posições das mãos


É recomendado, que ao se começar uma sessão de Reiki, a pessoa esteja se sentindo totalmente confortável, com roupas leves e de cores claras. Se preferir, faça alguns exercícios de respiração, yoga ou meditação antes de começar. A duração de cada sessão pode variar de uma hora para uma hora e meia, dependendo da situação.

As posições são feitas começando de cima para baixo, desde o chakra coronário até os pés. As mãos são posicionadas sobre o corpo da pessoa em forma de duas conchas. A energia do Reiki sai pelas mãos do praticante, que é absorvida pelo corpo da pessoa. Essa energia é passada para os chakras, abrindo, limpando e purificando de todas as obstruções do corpo, trazendo o equilíbrio de uma forma natural.

 

Como Colocar as mãos numa cura


Normalmente aprendemos as técnicas da auto cura frequentando um curso formal leccionado por um Mestre de Reiki, quase sempre durante um fim de semana e algumas aulas de praticas nos dias seguintes. Os praticantes de Reiki afirmam que se é muita vez levado a aprender Reiki no momento em que se mais precisa do relaxamento e da cura. Seja qual for o modo que se chega ao Reiki, qualquer Mestre ou praticante poderá dizer que a sua descoberta e exploração constituem uma longa e valiosa jornada. Continua-se a aprender dia após dia, semana após semana, durante anos e anos, muito tempo depois de ser ter dado o primeiro passo.

Esta explicação sobre as posições das mãos sobre nós numa auto cura, mas para tudo correr da melhor forma é sempre necessário recorrer primeiramente a um curso de Reiki para sabermos mais como aplicar em nós próprios, pois além das posições das mãos existem também um ritual a fazer antes de começar a aplicar o Reiki.

 

Posições das mãos


É recomendado, que ao se começar uma sessão de Reiki, a pessoa esteja se sentindo totalmente confortável, com roupas leves e de cores claras. Se preferir, faça alguns exercícios de respiração, yoga ou meditação antes de começar. A duração de cada sessão pode variar de uma meia hora para uma hora, dependendo da situação.As posições são feitas começando de cima para baixo, desde a cabeça (Chakra coronário) até os pés. A energia do Reiki sai pelas mãos do praticante, que é absorvida pelo corpo da pessoa. Essa energia é passada para os chakras, abrindo, limpando e purificando de todas as obstruções do corpo, trazendo o equilíbrio de uma forma natural.

Em baixo deixamos algumas das posições que usualmente utilizamos na cura de Reiki.

 

 

reiki5

reiki6

reiki4

 

reiki8 reiki9 reiki7reiki10

reiki13

reiki12

reiki11

 

Como é Praticado o Reiki nas curas


Durante os tratamentos os terapeutas de Reiki (transmissores de Reiki) usam determinadas posições de mão que correspondem ao corpo, aos seus órgãos e aos sete chakras. Esses terapeutas canalizam um força chamada de KI e conseguem através de várias técnicas canalizarem para o seu corpo físico através das mãos. Esta técnica pode variar de terapeuta para terapeuta mas quase sempre se processa da mesma forma. Neste processo não existe energia pessoal do terapeuta. Os Chakras são centros de energia concentrada que vibram em áreas específicas do corpo. A energia Reiki equilibra suavemente ente os chakras e o campo energético que envolve o corpo (aura), ao mesmo tempo que alivia dores de âmbito físico e emocional, libertando as dores físicas ou emocionais.

 

Encontrar um Caminho para a sua cura


Cada chakra está ligado a glândulas e partes do corpo bem como a aspectos específicos da energia emocional e espiritual, desde o instinto de sobrevivência básico até a procura de compreensão. O bloqueio desses chakras levam a doença física ou a dores. Os terapeutas de Reiki tratam a pessoa no seu todo, exercendo sistematicamente a sua actividade energética no corpo e nos chakras. O tratamento encontra o seu próprio caminho, isto é tem uma inteligência própria que irá até ao lugar da cura qualquer que seja o seu nível. É um corpo receptor que canaliza para determinadas áreas a energia que requerem. Assim sendo o terapeuta consegue sempre libertar e atenuar os bloqueios dos chakras.

Leia também - Auriculoterapia

Doenças relacionadas às emoções
Problema  Fonte
Acidentes  Raiva, frustração e rebelião
Artrite  Perfeccionismo
Asma  Complexo de culpa
Ataques  Pensamentos negativos, quem não é feliz
Bexiga  Segurando a dor para si mesmo
Braços  Emoções antigas
Bulímia  Ódio de si mesmo
Cabeça  Culpa e Tristeza
Câncer  Ressentimento profundo
Coração  Infelicidade e falta de amor
Dedos  Ego, raiva, medo, preocupação, perda e pretensão
Dor  Culpa, medo de ser punido
Estômago  Dificuldade em assimilar novas idéias e novas experiências
Frigidez  Medo e culpa sexual
Garganta  Medo das mudanças, dificuldade em falar e frustação
Genitais  Rejeição sexual
Impotência  Medo e inveja do próximo
Joelho  Inflexibilidade, ego, medo de mudanças
Mãos  Pão duro (não gostam de gastar dinheiro)
Obesidade  Insegurança
Orelha  Dificuldade em aceitar o que lhe é dito
Pés  Dificuldade em compreender à si próprio
Pele  Pessoas que possuim o poder sobre você
Pernas  Medo de enfrentar as coisas novas do dia a dia
Tumor  Feridas antigas, tormento, não permite a cura
Úlcera  Medo em não ser bom o suficiente
Vagina  Machucado emocionalmente pelo parceiro

 

Reiki em grupos


Várias posições de reiki podem ser usadas quando praticando Reiki em grupos. A vantagem de praticar Reiki em grupos é que o paciente recebe energia em dobro, dependendo do número de pessoas aplicando reiki ao mesmo tempo. As chances do paciente se recuperar são bem maiores quando recebendo Reiki de várias pessoas. Para praticar Reiki em grupos, é preciso que o praticante tenha pelo menos completado o nível I do Reiki.

Um grupo pode ser formado de duas à nove pessoas (dependendo do espaço disponível). Se não houver espaço suficiente para mais pessoas, então, os praticantes deverão ficar atrás dos praticantes que estão aplicando Reiki no paciente, colocando suas mãos sobre os ombros dos praticantes que estão na frente

Quando uma sessão só é feita por dois praticantes, um deles irá fazer Reiki da cabeça até o coração e o outro irá fazer Reiki do plexo solar até os pés. Muitas vezes, enquanto uma sessão se prossegue, os praticantes podem vir a perceber onde é que as energias estão sendo bloqueadas e algumas vezes conseguem até captar informações sobre a pessoa que está recebendo reiki.

Reiki à distância


O Reiki à distância pode ser feito de várias maneiras. Darei alguns exemplos abaixo de alguns métodos.

- O praticante senta em uma posição confortável e começa uma sessão de Reiki em si mesmo. O praticante imagina aplicando Reiki na pessoa, e ao mesmo tempo visualizando os símbolos (que são dados no curso do Reiki) entrando no corpo da pessoa.

- O praticante fica sentado, e posiciona suas mãos em um dos joelhos, visualizando a pessoa que irá receber o Reiki. Depois de acabar a energização, permaneça mais cinco minutos sem tirar as mãos do joelho.

- Visualize a pessoa ou animal a ser energizado entre as palmas da mãos.

Reiki e outras técnicas


O Reiki atua sem depender do estado emocional da pessoa que está aplicando. Não tem contra indicação. Pode ser usada em qualquer lugar e a qualquer hora, pode ser usado junto à outras técnicas. O Reiki pode ser usado, por exemplo, em combinação com os cristais. Antes de usar os cristais, é necessário que passe pelo processo de limpeza e energização. Coloque os cristais em cima de cada chakra, de acordo com suas cores. Os chakras estão localizados na energia etérica do corpo físico. O Reiki pode ser praticado em qualquer caso de doença física, emocional ou mental, desde uma simples dor de cabeça, estresse, até câncer. Para pessoas com problemas graves, fazer aplicações diárias com mais tempo de duração, ajudando a obter melhores resultados.

 

Níveis do Reiki

 

Reiki I


No Reiki I, a pessoa passa por um processo de limpeza que pode durar 21 dias. A pessoa pode sentir dores inexistentes, sentimentos como: ansiedade, angústia, etc. Este processo é temporário e varia de pessoa para pessoa. Outros passam 21 dias de limpeza sem dores ou qualquer sentimento estranho. É aconselhável que, ao se formar no Reiki I, as primeiras aplicações sejam feitas em si mesmo para poder sentir e vivenciar o reiki.

Leia também - Fasciaterapia

Com o reiki I, você pode energizar plantas, animais, remédios, cristais e objetos em geral. A duração das aplicações de reiki I é de 10 minutos ou mais em cada posição.

 

Reiki II

 

Para a pessoa passar para o nível 2, é preciso ter experiência na prática do reiki. O nível 2 trabalha os aspectos emocionais da pessoa, permitindo uma ligação profunda com a energia cósmica.

Novamente a pessoa passa por 21 dias de limpeza, para que o karma da pessoa seja liberto e purificado de energias bloqueadas e negativas. São entregues 3 símbolos (mantras e yantras) de muito poder. Esses símbolos são secretos e só podem ser conhecidos pelos praticantes do reiki. Cada um deles tem uma função especial.

O primeiro, tem um poder muito forte de limpeza. Limpa ambientes, pessoas e objetos.

O segundo, age na parte emocional, trazendo à tona todos os sentimentos negativos. É importante usar os símbolos na seqüência certa, no caso 2 e 1. Por exemplo, o símbolo 2 para trazer a tona as energias negativas e o símbolo 1 para limpar.

O símbolo 3 permite atravessarmos a barreira do tempo, ou seja, passado e futuro. O símbolo pode ser usado para energizar pessoas à distância.

 

Reiki III


É necessário que a pessoa tenha um conhecimento profundo do reiki. Nesta etapa a pessoa passa por um processo de grande transformação mental. Neste nível é entregue mais um símbolo, que permite o praticante a curar em massa. Ele aumenta 100 vezes o poder de cura, diminuindo a duração de aplicação do reiki II pela metade. A pessoa passa novamente pelo processo de 21 dias de limpeza.

 

Mestrado


No mestrado é atingido a realização plena do ser, permitindo o praticante a iniciar outras pessoas na prática do reiki.

Reiki (?? ou ??) é uma forma de terapia de origem japonesa baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim eliminar doenças e promover saúde.

Apesar de determinados relatos, não é reconhecida pela medicina pela ausência de evidências científicas de sua eficácia. Há diversos estudos sendo realizados sobre a real eficácia desta prática, vários podem ser encontrados no site Pubmed, mas por falhas de metodologia não são considerados como comprovação científica dos resultados do Reiki.

Algumas escolas ensinam que o Reiki entra nos seu praticantes através do sétimo chakra (a Coroa), preenche o sistema energético sutil do praticante, e após ser transubstanciada no chakra Cardíaco, flui através das suas mãos para o corpo de quem recebe.

Outras escolas ensinam que a energia entra através do primeiro chakra (raiz), preenche a aura, torna-se centrada no quarto chakra (coração) e flui através das mãos do praticante.

A maioria das escolas ensina que a energia Reiki é uma energia "inteligente", que "sabe o que fazer", ou "onde é precisa". Também afirmam que, por outro lado, se quem recebe não estiver aberto ao tratamento, modificando suas emoções, pensamentos e atos nocivos, a energia não terá efeito duradouro no organismo, persistindo a enfermidade.

 

Meridianos


O "tratamento" é tradicionalmente efetuado similarmente ao apoiar-se nas mãos. O praticante pede a quem recebe para se deitar e relaxar. Então, o praticante atua como um canal para a energia Reiki, teoricamente deixando a energia ser canalizada através das suas mãos até onde quem recebe mais precisa. Normalmente o praticantes aplica as suas mãos em vários locais do corpo de quem recebe Reiki.

Alguns praticantes tocam no corpo ou mantêm as mãos próximas do local a ser tratado. Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjectivas e objectivas: calor, frio, pressão, sonolência, etc.

Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki enchendo o corpo e a aura de quem a recebe e a reparar as suas deficiencias energéticas, reparando e abrindo os seus canais energéticos (meridianos), e removendo bloqueios.

Outros pacientes relatam sentir muito pouca ou nenhuma alteração.

 Leia também - Equoterapia

Os cinco princípios do Reiki


Os preceitos do Reiki.

• Só por hoje sou tolerante.
• Só por hoje confio.
• Só por hoje sou grato(a).
• Só por hoje trabalho arduamente (na cura da alma).
• Só por hoje sou bondoso(a) com todos os Seres.

O Reiki é considerado complementar a qualquer tratamento convencional. Apenas influenciaria a forma como o corpo gera as suas próprias reservas de energia, ajudando-o a compensar-se e equilibrar-se. Ao equilibrar-se, o corpo garantiria o processo da auto-cura mais efetivamente, prolongando assim a longevidade. Muitos atribuem a grande longevidade dos anciões da China e do Japão à manipulação do Chi, apesar desse fenômeno poder ser explicado por outros fatores genéticos e ambientais. Acredita-se que o reiki teria efeito mais profundo se o praticante emanar amor naquilo que faz.

Hoje em dia o Reiki tem se difundido entre os diversos profissionais da área da saúde. Defensores da prática defendem a disseminação do seu uso em instituições de saúde.

PARTE 2