LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

O Mistério de Malta

malitor10O hipogeu foi descoberto acidentalmente em 1902 por um pedreiro que estava construindo as fundações de algumas casas na ilha de Malta. Temi Zammit, o primeiro diretor do Departamento de Museus de Malta, assumiu a responsabilidade pela sua escavação. Ela produziu uma grande riqueza de material arqueológico, incluindo cerâmicas, ossos humanos, ornamentos pessoais, como contas e amuletos, animais pouco esculpidos e figuras maiores. Este “labirinto”, como muitas vezes é chamado, é formado por uma série de câmaras elípticas e alvéolos de importância variável, à qual o acesso é feito por diferentes corredores.

Leia também - Histórias do bairro mais assombrado do Recife (Brasil)

As paredes megalíticas são construídas de alvenaria ciclópica – grandes blocos irregulares de pedra calcária coralina sem argamassa – revestidas rudimentarmente de pedra e obsidiana. Nas salas principais distinguem-se as suas abóbadas e a estrutura elaborada de falsas baías inspiradss nas portas e janelas de construções terrestres contemporâneas. O hipogeu, que foi originalmente concebido como um santuário, talvez um oráculo, a partir do período pré-histórico foi transformado em um ossário, como corroboram os restos de mais de 7.000 indivíduos descobertos no decorrer das escavações.

malitor13 malitor21

O nível superior é composto por uma grande oca com uma passagem central e câmaras funerárias cortadas em cada lado. Uma das câmaras ainda contém os depósitos do enterro original. O nível médio é composto por várias câmaras muito bem acabadas, que dão a impressão de alvenaria. A mão de obra é ainda mais impressionante quando se considera que as câmaras foram meticulosamente esculpida usando apenas pedra e ferramentas de pedra.

Pinturas curvilíneas e espirais em ocre vermelho ainda são visíveis em algumas áreas. Um dos nichos do “Oráculo Câmara” tem a característica de ecoar sons profundos. Nesse local, em 1905, que foi encontrada uma pequena estátua denominada “Sleeping Lady”, considerada um dos maiores tesouros de Malta. No Hypogeum é encontrada uma réplica da mesma, que pode ser tocada. A original encontra-se no National Museum of Archaeology, em Valletta. A fachada magnífica é esculpida e a qualidade de sua arquitetura está em um ótimo estado de preservação.

malitor1

Hal Saflieni Hypogeum é uma propriedade cultural de valor pré-histórico excepcional. Este exclusivo datas monumento remonta à antiguidade cedo (cerca de 2500 aC) e é o único exemplo conhecido de uma estrutura subterrânea da Idade do Bronze. O enigma permanece, o que levou este povo a construir tal estrutura, qual sua motivação, por que em subterrâneos? Perguntas que ficam ainda sem respostas.


MALTA, A ILHA MISTERIOSA DO MEDITERRÂNEO

malitor5


POR MADLENE NUNES CARDOSO - Em Malta podem ser encontrados os primeiros indícios de construções monumentais com engenharia arquitetônica muito desenvolvida para o período anterior ao egípcio, além de muita precisão matemática. Pesquisas indicam que Malta foi construída antes da invenção da roda e das ferramentas de metal. Ao sul da Itália, no norte da África, no mar Mediterrâneo há um arquipélago constituído por 5 ilhas que juntas formam a República de Malta, destas, somente às 3 menores são habitadas, elas são: Malta, Gozo e Comino. Malta está na região central do mediterrâneo e possui uma história milenar pelas convergências (e mistérios) de suas civilizações. Segundo estudos ela é habitada desde cerca de 5200 A. C. e foi uma área importante para uma civilização pré-histórica anterior aos fenícios, os sicilianos.

Malta foi uma grande descoberta, devido à complexidade de sua arquitetura, já que ela foi construída em um período muito remoto da história. Suas construções possuem paredes, tetos, muros, rua pavimentadas, etc. Toda a construção é feita a partir de grandes blocos de rochas monolíticas, alguns chegam a pesar mais de 20 toneladas, e até hoje não se sabem como eles poderiam ser transportados da área de extração até o local das construções, este é um mistério que envolve praticamente todas as civilizações antigas que possuíam grande complexidade arquitetônica, um dos maiores exemplos a ser dado é no Egito e os enigmas eternos a respeito das construções dos seus monumentos, em contar que Malta data de um período anterior ao Egípcio em cerca de mil anos. Nesta região podem ser encontrados os primeiros indícios de construções monumentais com engenharia arquitetônica muito desenvolvida para o período, além de muita precisão matemática. Pesquisas indicam que Malta foi construída antes da invenção da roda e das ferramentas de metal.

malitor16

Uma curiosidade encontrada nas ruas e aos redores de malta são as chamadas “rotas para carros”, todas essas “vias” possuem 1,20m de largura e quilômetros de comprimento, isto evidencia que esta região poderia ter sido um dos primeiros centros industriais deste local e essas rotas serviam para o transporte de maquinaria pesada para a construção da cidade, assim como para o transporto de outros bens para a subsistência da população local. Estudos feitos nessas rotas apontaram que elas possuem cerca de 10 mil anos.

Leia também - O Vale da Morte

Em 1932 foi descoberto em malta um santuário subterrâneo que datava do período de 2500 A. C. A estas construções chamamos de Hypogeum ou Hipogeu que nada mais é do que um templo funerário subterrâneo característico do período pré-cristão. O hipogeu de Malta possui 3 níveis escavados na rocha, estima-se que foram retirados do local aproximadamente 2500 toneladas de rocha. Esse templo subterrâneo é uma reprodução perfeita dos templos que são encontrados na superfície. Ele foi encontrado durante algumas escavações na região para a construção de residências para a população local.

malitor12

Entre as curiosidades deste hipogeu, sem dúvida a maior é referente às propriedades acústicas encontradas em seu interior, neste local há uma sala central que é conhecida como “A sala do Oráculo”, qualquer som que seja feito nesta sala é propagado para todos os compartimentos do complexo na mesma intensidade. Segundo teóricos das teorias dos astronautas do passado esta seria uma forma de comunicar-se com os “deuses”, esses deuses seriam os extraterrestres que lhe proporcionaram tal tecnologia avançada para seu tempo. Acreditando ou não na existência de extraterrestres, esta capacidade de dominar a ciência da acústica em um período tão primitivo é sem dúvida muito intrigante, já que segundo a minha “pesquisinha” pela net, a acústica começou a ser estudada por volta do séc. XVII. Para saber mais vejam este link:

http://www.atelierlabussiere.com/acusticalabussiere.htm

Há especialistas que dizem que foi usada a ressonância fratal não-linear. Descobertas recentes no campo das ciências materiais, apontam que a ressonância não-linear de ondas sonoras, micro-ondas e ondas magnéticas, pode alterar a matéria de formas inimagináveis. Em Malta ela seria possível a escavação, levitação, corte e polimento das rochas. Estudos a respeito da ressonância fractal ainda estão em andamento, mas ainda não foi possível atingir tais técnicas que influam profundamente em materiais sólidos alterando suas formas. Seriam os "astronautas do passado" responsáveis por transmitir tais conhecimentos para povos primitivos? Malta é somente mais um dentre tantos mistérios da humanidade...


Malta: a pequena ilha de grandes encantos

malitor18


Situada a 80 km do sul da Sicília e ao norte da Tunísia, Malta é uma das mais de 200 ilhas do Mediterrâneo. O país é um dos menores da Europa e, na verdade, é também considerado um arquipélago, pois são três as ilhas que fazem parte de Malta: Comino, Malta e Gozo. Isso tudo em uma área de apenas 314 km² – para comparar: o Brasil tem 8.515.767 km². Desde 2008 a moeda oficial é o Euro. O inverno é suave e chuvoso, enquanto o verão é quente e seco. Os idiomas falados no país são o maltês e o inglês.
Publicidade

Até 1964, Malta era de domínio britânico, por isso alguns costumes ingleses ainda fazem parte da cultura do país. Um exemplo é o trânsito, que funciona em mão inglesa – atenção redobrada na hora de atravessar ruas, hein! A região mais preservada de Malta é o Hagar Qim, um templo construído há cerca de 5 mil anos. Se você sempre quis ver de perto algumas construções medievais, Victoria, a capital de Gozo, é conhecida justamente pela aparência antiga e pelas ruínas que estão em meio às construções mais modernas.

malitor14

A pequena Mdina, que antigamente era conhecida como Città Vecchia, também é parada obrigatória para quem quer fazer uma viagem no tempo. Só para você ter ideia, lá apenas carros dos moradores da cidade têm autorização para circular pelas ruas. O único templo subterrâneo pré-histórico do mundo é o Hipogeu de Hal Saflieni, que foi escavado em 2500 a.C. Se você estiver em Malta, pode visitar o local também. A capital oficial do país, Valletta, é uma das áreas de maior concentração histórica do mundo, segundo a UNESCO.

Leia também - 20 lugares mais inacessíveis do mundo

Fatos curiosos

1 – Há mais malteses em Melbourne, na Austrália, do que em Malta;
2 – A cúpula Mosta é a quarta maior cúpula sem suporte do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma bomba arremessada na direção da doma chegou a perfurar a estrutura, mas não explodiu;
3 – Se você gosta de visitar igrejas, saiba que só em Malta há 365 desses templos religiosos;
4 – Malta é um país com grande diversidade de árvores, sendo que algumas espécies são raras e preservadas. Ainda assim, não há florestas por lá;
5 – Os reservatórios de água potável nas ilhas de Malta são pequenos, uma vez que o país não tem rios. Se for tomar água da torneira, é bom fervê-la antes;
6 – O aborto é ilegal em Malta, da mesma forma que a pílula do dia seguinte;
7 – Um dos pratos típicos malteses é um folhado de ricota com ervilha chamado Pastizzi. Outro prato tradicional é o Fenek, feito com carne de coelho;
8 – A bandeira de Malta tem desenhada a cruz que o país recebeu do rei George VI, do Reino Unido, em abril de 1942. O presente era uma espécie de reconhecimento da bravura do povo local;
9 – Mais de um milhão de turistas visitam o país todos os anos. A população local é de 414 mil pessoas;
10 – A Universidade de Malta é uma das mais antigas do mundo, fundada em 1592;
11 – A capital Valletta tem esse nome em homenagem a Jean de La Vallette, que deu início à construção da cidade, ainda que ele tenha morrido antes de ver seu projeto terminado;
12 – Malta era chamada de Melita por gregos e romanos. A palavra significa “ilha do mel”;
13 – Uma das atrações de Malta é a “Popeye City”, local onde cenas do filme Popeye, dos anos 80, foram gravadas;
14 – Bryan Adams e Britney Spears são descendentes de malteses;
15 – Os cachorros da raça Pharaoh Hound são de Malta, assim como, obviamente, o Maltês;
16 – Mais de 90% da população do país é católica;
17 – A costa de Malta tem alguns navios submersos, que naufragaram durante a Segunda Guerra Mundial;
18 – O Palácio de Verdala, construído no século 16, é a residência de verão do presidente. O local é fechado para o público, exceto no tradicional baile da lua, que ocorre no dia 3 de agosto – os ingressos podem ser comprados online;
19 – De acordo com uma pesquisa de 2013, Malta é o 48º país mais feliz do mundo;
20 – Entre alguns dos filmes com cenas gravadas em Malta estão “O Código Da Vinci”, “Tróia”, “Alexandre”, “O Conde de Monte Cristo” e “Gladiador”. A série Game of Thrones também teve algumas cenas produzidas em Malta. Esta página do Facebook é dedicada a reunir fotos e vídeos de produções cinematográficas e musicais realizadas no país.

Fonte: http://www.imagick.com.br/
           http://lounge.obviousmag.org/
           MALTA
          LIME LIGHT
          NATIONAL GEOGRAPHIC
          CIA SITE STORY HUFFINGTON POST