HISTÓRIA E CULTURA

Encruzilhada do Sul - Polo de produção de azeite de oliva

chega8Por Luiz Carlos Felix - No coração do Rio Grande do Sul, na Serra do Sudeste, Encruzilhada do Sul, que não é apenas um cenário deslumbrante de paisagens verdejantes, mas também um polo na produção do azeite de oliva de excelência. Com um terroir definido para produzir olivais de qualidade. A região é testemunha da determinação e dedicação de empresários, que transformaram o solo fértil e o clima favorável em uma fonte inesgotável de sabor, qualidade e fonte de renda.

Petróleo, carvão e gás estão condenados, dizem líderes globais em resolução histórica

petrogasfim113/12/2023 - O mundo estará em breve em transição do petróleo, carvão e gás – esse é o consenso alcançado numa influente reunião de líderes internacionais na reunião anual das Nações Unidas sobre alterações climáticas. O acordo faz um reconhecimento histórico: o mundo irá em breve mudar radicalmente a forma como os carros funcionam, como a eletricidade é gerada e como as mercadorias são transportadas. “O mundo falou a uma só voz e a mensagem é clara: é o crepúsculo para a era dos combustíveis fósseis”, disse Manish Bapna, presidente e CEO do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais, numa declaração escrita.

Quem foi o maior genocida da história?

genohistoria1Por Ilya Somin, 02/04/2023 - Pelo menos 45 milhões passaram fome, foram baleados, torturados e trabalharam até a morte. Quem foi o maior assassino em massa da história do mundo? A maioria das pessoas provavelmente assume que a resposta é Adolf Hitler, arquiteto do Holocausto. Outros podem chutar que seja o ditador soviético Joseph Stalin, que pode de fato ter conseguido matar ainda mais pessoas inocentes do que Hitler, muitos deles por conta do terror da fome que provavelmente tirou mais vidas do que o Holocausto.

Um acordo com o diabo digital

acordodiabo106/2023, por Joe Allen – O transumanismo é uma inversão materialista de aspirações espirituais, que promete criar um paraíso na terra em troca da fusão de nossas almas com as máquinas. O transumanismo passou de uma filosofia marginal para o espírito da nossa época. Tal como definido pelo seu herói, Max More, o movimento transhumanista representa a “continuação e aceleração da evolução da vida inteligente para além da sua forma humana actual e das limitações humanas, através da ciência e da tecnologia”. Na cultura popular, o transumanismo funciona como uma tecno-religião obscura que se expande para o vazio sem espírito do ateísmo. Nesta neo-religião, os transumanistas são os pais do deserto que evocam visões proféticas no deserto.