LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Deserto de Lut, a região mais abrasadora do planeta, registra temperaturas que superam os 50 graus Celsius

lutdeserto107/2023 - O deserto de Lut localizado no sudeste do Irã chega facilmente a temperaturas de 50 °C, mas pode atingir até 70° C. Localizado no sudeste Irã, próximo às fronteiras com o Paquistão e o Afeganistão, esta o lugar mais quente da superfície do planeta, facilmente atingindo 50 °C e podendo chegar até mesmo a 70 °C. Esse local é o Deserto de Lut, ou Dasht-e Lut, que abriga paisagens impressionantes atraindo muitos turistas, mesmo com as altas temperaturas. O calor do deserto, de acordo com o hidrologo, Amir AghaKouchak, é devido a sua geografia. Na região é bastante comum encontrar rochas vulcânicas, conhecidas por absorverem muito calor fazendo com que as temperaturas aumentem. Além disso, o vento forte e as dunas ajudam a intensificar a temperatura ambiente. Isso porque, eles funcionam como um secador de cabelo que fica ligado o tempo todo.Em tradução livre Dasht-e Lut, no persa, significa deserto vazio, muito provavelmente em referência às dificuldades de se viver em lugar tão quente. No entanto, existem algumas cidades construídas próximas ao deserto. Além da região também é habitada por insetos, répteis e mamíferos, alguns deles encontrados apenas no local. Outra curiosidade sobre o deserto de Lut é que ele não é tão seco quanto se pensava, possuindo ...

até mesmo um “mar” escondido. A partir de imagens de satélites, foi descoberto que em uma grande região do deserto, existe água salgada na superfície que forma uma fina camada de lodo.

Turismo no Deserto de Lut

Apesar das altas temperaturas, diversas paisagens desse local atraem visitantes de todo o mundo, sobretudo para explorar suas dunas e as formações geológicas conhecidas como kaluts, que são estruturas rochosas moldadas pela ação dos ventos em variadas formas, encontradas em várias partes do deserto. O turismo em Lut concentra-se, principalmente, nas áreas periféricas, onde se encontram as cidades e povoados. Já a região central, onde as temperaturas atingem os níveis mais extremos, está sob a administração do governo iraniano e é designada como zona de preservação ambiental.

REFERENCIAS: https://olhardigital.com.br

                       Pelo Mundo

                       Viagens M