PESSOAS ESPECIAIS

Gareth Jones: A História do Jornalista Destemido que Pagou o Preço pela Verdade

joneshi2Gareth Richard Vaughan Jones (13 de agosto de 1905 - 12 de agosto de 1935) foi um jornalista de origem galesa cuja vida chegou ao fim em 1935, provavelmente vítima das ações da polícia secreta soviética. Em março de 1933, ele se tornou o primeiro a relatar, sob seu próprio nome, a ocorrência da fome soviética de 1932-33, incluindo o evento conhecido como Holodomor. Jones já havia abordado de forma anônima, em 1931, o problema da fome na Ucrânia Soviética e no sul da Rússia nas páginas do The Times. Após sua terceira visita à União Soviética, ele emitiu um comunicado à imprensa em seu próprio nome em Berlim, em 29 de março de 1933, fornecendo detalhes sobre a fome generalizada na região.

Simultaneamente, em 1933, relatórios de Malcolm Muggeridge foram publicados no Manchester Guardian, onde ele escreveu como um correspondente anônimo, descrevendo a fome na União Soviética em um artigo publicado em 25 de março de 1933. Após ser proibido de retornar à União Soviética, Gareth Jones foi sequestrado e assassinado em 1935 enquanto conduzia investigações na Mongólia, que na época estava sob ocupação japonesa. Há fortes indícios de que seu assassinato tenha sido executado pela polícia secreta soviética, o NKVD.

Após a morte de Gareth Jones, o ex-primeiro-ministro britânico David Lloyd George prestou homenagem a ele, afirmando: "Ele tinha uma profunda paixão por descobrir o que estava acontecendo em terras estrangeiras, onde quer que surgissem problemas. Em sua busca por investigações, ele enfrentou desafios sem hesitar. Nada passava despercebido aos seus olhos, e ele não permitia que obstáculos o impedissem quando acreditava que podia obter informações cruciais. Possuía um notável talento para obter o que realmente importava."

Infância e Educação

Natural de Barry, na região de Glamorgan, Gareth Jones frequentou a Barry County School, onde seu pai, o major Edgar Jones, ocupou a posição de diretor até cerca de 1933. Sua mãe, Annie Gwen Jones, anteriormente desempenhou o papel de educadora na Rússia, instruindo os filhos de Arthur Hughes, herdeiro do magnata da indústria siderúrgica galês John Hughes, responsável pela fundação da cidade de Hughesovka, atualmente conhecida como Donetsk, na Ucrânia. Jones obteve seu diploma com distinção em francês na University College of Wales, Aberystwyth, em 1926. Além disso, realizou estudos na Universidade de Estrasburgo e no Trinity College, Cambridge, onde se formou em 1929, também com excelência, nas disciplinas de francês, alemão e russo. Após sua passagem, um de seus instrutores, Hugh Fraser Stewart, destacou em uma publicação no The Times que Jones era um "proficiente em línguas". Durante sua permanência em Cambridge, ele atuou de forma ativa na Liga das Nações da Universidade de Cambridge, desempenhando o papel de secretário assistente.

Assessor de Lloyd George

Após concluir seus estudos, Jones lecionou idiomas brevemente na Universidade de Cambridge. Em janeiro de 1930, foi nomeado conselheiro de assuntos internacionais para o político britânico e ex-primeiro-ministro David Lloyd George, graças à recomendação de Thomas Jones. Seu trabalho envolvia a elaboração de anotações e informações que Lloyd George poderia utilizar em debates, artigos e discursos, e também incluía viagens ao exterior.

Jornalismo

Em 1929, Jones se tornou um repórter freelance profissional, e em 1930 estava enviando artigos para uma variedade de jornais e revistas especializadas.

Entrevista com Hitler

No final de janeiro e início de fevereiro de 1933, Jones estava na Alemanha cobrindo a ascensão do Partido Nazista ao poder e encontrava-se em Leipzig no dia em que Adolf Hitler assumiu o cargo de Chanceler. Poucos dias depois, em 23 de fevereiro, a bordo do Richthofen, que era considerado o avião de três motores mais veloz e potente da Alemanha na época, Jones tornou-se um dos primeiros jornalistas estrangeiros a acompanhar Hitler e Joseph Goebbels em um voo para Frankfurt. Lá, ele relatou para o Western Mail os eventos que cercaram a aclamação tumultuada do novo chanceler na cidade. Em um artigo no Welsh Western Mail, Jones afirmou que se o Richthofen tivesse sofrido um acidente, a história da Europa teria tomado um rumo diferente.

No ano de 1932, Jones realizou duas visitas à União Soviética, uma durante o verão de 1930, com duração de três semanas, e outra no verão de 1931, com duração de um mês. Ele compartilhou suas descobertas em artigos de jornal, incluindo três peças intituladas "As Duas Rússias," publicadas anonimamente no The Times em 1930, e três artigos subsequentes, também anonimamente publicados sob o título "A verdadeira Rússia," em outubro de 1931. Esses últimos artigos detalharam a fome que assolava os camponeses na Ucrânia soviética e no sul da Rússia.

Em março de 1933, Jones empreendeu sua terceira e última viagem à União Soviética. Em 7 de março, ele conseguiu burlar as autoridades e entrar no SSR ucraniano, onde manteve diários detalhados dos horrores da fome que presenciou. Após retornar a Berlim em 29 de março, emitiu um comunicado de imprensa que foi publicado por vários jornais, incluindo o The Manchester Guardian e o New York Evening Post:

"Perambulei por aldeias e doze fazendas. Em toda parte se ouvia o lamento: 'Não temos pão. Estamos perecendo'. Esse clamor ecoava por toda a Rússia, desde o Volga até a Sibéria, passando pela Rússia Branca, o Norte do Cáucaso e a Ásia Central. Explorei a região da terra preta, que outrora foi a fazenda mais próspera da Rússia, mas os correspondentes foram proibidos de investigar pessoalmente o que ali acontecia. Em um trem, um comunista negou a existência de fome. Joguei uma casca de pão em um cinzeiro, a qual foi prontamente resgatada e devorada por um camponês faminto. Fiz o mesmo com uma casca de laranja, obtendo o mesmo resultado. O comunista então se calou. Passei uma noite em uma aldeia que costumava abrigar duzentos bois, mas agora só restavam seis. Os camponeses estavam se alimentando da forragem destinada ao gado, e seus estoques durariam apenas um mês. Informaram-me que muitos já haviam morrido de fome. Dois soldados prenderam um ladrão, e eles me alertaram sobre as viagens noturnas, pois havia homens desesperados e famintos. 'Estamos esperando a morte', disseram-me, 'mas ao menos ainda temos forragem para o gado. Vá mais ao sul; lá, as condições são ainda piores. Muitas casas estão vazias, pois as pessoas já morreram.'"

O relatório de Jones foi contestado por jornalistas americanos baseados em Moscou, como Walter Duranty e Eugene Lyons, que haviam distorcido a verdade para agradar ao regime soviético. Em 31 de março, o New York Times publicou uma negação do relatório de Jones escrita por Duranty, com o título "Russos Famintos, Mas Não Morrendo de Fome." Duranty rotulou o relato de Jones como "uma grande história aterrorizante." O historiador Timothy Snyder observou que a afirmação de Duranty de que não havia "fome real," mas sim "mortalidade generalizada devido a doenças relacionadas à desnutrição," ecoava as narrativas soviéticas e transformava o eufemismo em falsidade. Esta distinção, segundo Snyder, se assemelhava a uma visão orwelliana da realidade. O próprio George Orwell considerou a fome na Ucrânia de 1933 como um exemplo proeminente de uma verdade obscura encoberta por manipulações da linguagem.

No artigo, representantes do Kremlin refutaram a existência da fome, enquanto o título do The New York Times declarou que "Observadores Russos e Estrangeiros no País não veem razão para prever desastres."

Em 11 de abril de 1933, Jones publicou uma análise detalhada sobre a escassez de alimentos no Financial News, identificando suas principais causas: a forçada coletivização das fazendas privadas, a remoção de 6 a 7 milhões dos "melhores trabalhadores" (os Kulaks) de suas terras, a apropriação de grãos e animais de fazenda, e o aumento das exportações de alimentos da URSS.

"Quais são as razões por trás da falta de alimentos? A principal causa da crise na agricultura russa é a política soviética de coletivização. A previsão de Paul Scheffer em 1929-1930 de que a coletivização da agricultura seria o flagelo do comunismo provou-se completamente verdadeira."

  • Gareth Jones, "Avaliando o Plano Quinquenal," Notícias Financeiras, 11 de abril de 1933:

"Minha primeira evidência foi coletada de observadores estrangeiros. Embora eu evite mencionar os cônsules, já que são representantes oficiais de seus países e não devem ser citados, posso afirmar que discuti a situação na Rússia com entre vinte e trinta cônsules e representantes diplomáticos de várias nações, e que suas observações apoiaram minha perspectiva. No entanto, eles não têm permissão para expressar suas opiniões na imprensa e, portanto, permanecem em silêncio. Por outro lado, jornalistas têm a liberdade de escrever, mas a censura os tornou adeptos do uso de eufemismos e atenuações. Como resultado, eles se referem à 'fome' como 'escassez de alimentos' e a expressão 'morrer de fome' é suavizada para 'mortalidade generalizada devido a doenças resultantes de desnutrição'. Os cônsules não são tão restritos em conversas privadas."

Em uma carta pessoal do comissário soviético de relações exteriores, Maxim Litvinov (entrevistado por Jones durante sua estadia em Moscou), ao ex-primeiro-ministro britânico Lloyd George, Jones foi notificado de que estava proibido de entrar na União Soviética novamente.

Japão e China

Expulso da União Soviética, Jones direcionou sua atenção para o Extremo Oriente. No final de 1934, ele partiu do Reino Unido em uma "Expedição de Verificação de Fatos ao Redor do Mundo". Ele dedicou aproximadamente seis semanas ao Japão, conduzindo entrevistas com generais e figuras políticas proeminentes. Posteriormente, ele alcançou Pequim. A partir dali, seguiu para a Mongólia Interior, território recentemente ocupado pelos japoneses, conhecido como Manchukuo, acompanhado por um jornalista alemão, Herbert Müller. Detidos pelas autoridades japonesas, receberam informações de que havia três rotas de retorno à cidade chinesa de Kalgan, sendo apenas uma delas considerada segura.

Sequestro e Assassinato

Jones e Müller foram mais tarde detidos por criminosos que exigiram um pagamento de 200 pistolas Mauser e 100.000 dólares chineses (de acordo com o The Times, aproximadamente equivalente a £8.000). Dois dias depois, Müller foi libertado para garantir a entrega do resgate. Em 1º de agosto, o pai de Jones recebeu um telegrama indicando: "Bem tratado. Espere a libertação em breve." Em 5 de agosto, o The Times informou que os sequestradores haviam transferido Jones para uma área cerca de 16 km a sudeste de Kuyuan e agora exigiam 10.000 dólares chineses (cerca de £800). Dois dias após isso, Jones foi novamente deslocado, desta vez para Jehol. Em 8 de agosto, chegou a notícia de que o primeiro grupo de sequestradores o havia entregado a um segundo grupo, e o valor do resgate voltou a subir para 100.000 dólares chineses. Os governos chinês e japonês fizeram esforços para contatar os sequestradores.

Em 17 de agosto de 1935, o The Times relatou que as autoridades chinesas haviam encontrado o corpo de Jones no dia anterior, com três ferimentos a bala. As autoridades acreditavam que ele havia sido assassinado em 12 de agosto, um dia antes de completar 30 anos. Suspeitava-se que seu assassinato tivesse sido planejado pelo NKVD soviético como retaliação pelo constrangimento que ele causara ao regime soviético. Lloyd George teria afirmado:

"Aquela parte do mundo é um caldeirão de interesses conflitantes e intrigas, e provavelmente um ou outro dos interesses em jogo sabia que o Sr. Gareth Jones possuía conhecimento em excesso sobre o que estava ocorrendo. Ele tinha uma paixão por descobrir o que estava acontecendo em terras estrangeiras, onde quer que surgissem problemas, e ao perseguir suas investigações, não hesitou em correr riscos. Sempre temi que ele se arriscasse demais. Nada escapava à sua observação, e ele não permitia que nenhum obstáculo o desviasse quando acreditava que havia algum fato que poderia obter. Ele possuía um notável talento para descobrir as coisas que realmente importavam."

 

Gareth Jones, testemunha dos crimes soviéticos

 joneshi3

No exercício da profissão jornalística, muitos repórteres enfrentaram a escolha entre seguir o caminho mais fácil para suas carreiras, divulgando apenas a versão oficial das "fontes confiáveis", ou realmente reportar a realidade, testemunhar e relatar os fatos, mesmo que isso implicasse riscos à sua posição profissional. Uma das histórias mais marcantes sobre as dificuldades de divulgar a verdade, quando a divulgação ia contra os interesses políticos e de uma "elite intelectual", é a história de Gareth Jones e sua luta para denunciar os crimes cometidos pela União Soviética sob o comando de Josef Stalin na Ucrânia durante a década de 1930.

Gareth Richard Vaughan Jones nasceu em 13 de agosto de 1905, na cidade de Barry, no País de Gales, Reino Unido. Seu pai, Major Edgar Jones, era diretor de uma escola local, e sua mãe, Annie Gwen Jones, trabalhou na Rússia como tutora dos filhos de industriais britânicos que residiam no país.

Depois de se formar em línguas na Universidade de Cambridge em 1929, com especialização em francês, alemão e russo, Jones conseguiu um emprego como conselheiro do ex-primeiro-ministro britânico David Lloyd George. Simultaneamente, começou a trabalhar como repórter freelance, escrevendo artigos para vários jornais e revistas. Entre 1930 e 1931, Jones visitou a União Soviética como parte de um projeto encomendado por Ivy Lee, um dos pioneiros das relações públicas modernas, para escrever um livro sobre o país. Seu testemunho das transformações econômicas e sociais impostas pelo regime de Josef Stalin foi publicado em 1930 pelo The Times de Londres, em uma série de três artigos intitulada "As Duas Rússias". No ano seguinte, o mesmo jornal publicou outra série de reportagens intitulada "A Verdadeira Rússia". Esses textos foram publicados anonimamente e denunciaram as péssimas condições dos camponeses e fazendeiros ucranianos e do sul da Rússia devido à coletivização das terras imposta por Stalin.

Em fevereiro de 1933, Jones viajou para a Alemanha para cobrir a ascensão do Partido Nazista. Por acaso, tornou-se o primeiro jornalista estrangeiro a voar junto com Adolf Hitler em um avião em direção a uma reunião nazista em Frankfurt. Intrigado, Jones perguntou: "Como esse homem se tornou uma figura adorada por 14 milhões de pessoas?". Impulsionado pela boa recepção de seu artigo sobre Hitler, em março de 1933, Jones decidiu retornar à União Soviética. Durante uma viagem de trem, ele desembarcou sem aviso na Ucrânia, onde passou três dias tentando evitar ser descoberto pelas autoridades enquanto visitava aldeias assoladas pela fome causada pelo governo. Essa tragédia ficou conhecida como a Grande Fome ou Holodomor (morte pela fome, em ucraniano) e resultou na morte de até 5 milhões de pessoas.

O Holodomor foi uma crise criada pelo governo soviético. Quando Stalin ordenou a coletivização da agricultura, a maioria dos ucranianos, que eram pequenos agricultores, resistiu. O Estado confiscou suas terras e os forçou a trabalhar em fazendas coletivas do governo, onde precisavam atingir cotas de produção estabelecidas pelo regime. Os agricultores mais prósperos e aqueles que se opunham à coletivização foram rotulados de kulaks (camponeses ricos) e declarados inimigos do Estado. Milhares foram expulsos de suas casas e deportados para a Sibéria e a Ásia Central.

Em 1932, o Partido Comunista estabeleceu metas de produção de grãos impossivelmente elevadas para as aldeias ucranianas, que eram obrigadas a contribuir com uma quantidade significativa de grãos para o Estado. Essa produção tinha como destino a exportação, permitindo que a União Soviética obtivesse moeda estrangeira para importar bens industrializados, incluindo armamentos. Quando as aldeias não conseguiam atingir essas metas, as autoridades intensificavam a requisição, chegando ao ponto de confiscar até mesmo as sementes destinadas ao plantio. Agricultores famintos tentaram deixar suas comunidades em busca de comida, mas as autoridades emitiram um decreto que proibia os camponeses ucranianos de abandonar as áreas rurais, tornando essa tentativa praticamente uma sentença de morte. O roubo de grãos foi categorizado como sabotagem, passível de punição com a execução. Em algumas regiões, soldados eram destacados em torres de vigilância para impedir que qualquer parte da colheita fosse roubada. Milhões perderam a vida devido à fome, enquanto a União Soviética exportava colheitas provenientes da Ucrânia.

Após seu retorno a Berlim em 29 de março, Jones divulgou um relato que foi publicado em diversos jornais, incluindo o Manchester Guardian e o New York Evening Post:

"Passei por aldeias e fazendas coletivas, e por toda parte ouvi o lamento: 'Não há pão. Estamos morrendo'... Percorri a região da terra negra da Ucrânia, que já foi a área agrícola mais próspera da Rússia, e escolhi visitá-la porque os correspondentes estavam proibidos de testemunhar por si mesmos o que estava acontecendo. Em um trem, um membro do Partido Comunista negou a existência da fome. Atirei a casca de pão que estava comendo do meu próprio suprimento em uma lata de lixo. Um camponês que estava ao meu lado a recuperou e a devorou avidamente. Mais tarde, joguei a casca de uma laranja na lata de lixo, e o camponês fez o mesmo. Passei uma noite em uma vila onde antes havia 200 cabeças de gado, mas agora restavam apenas seis... Recebi a saudação: 'Estamos aguardando a morte', mas observei que ainda tinham forragem para o gado. Eles me aconselharam a seguir em direção ao sul, onde a situação era ainda mais desesperadora. Muitas casas estavam vazias, seus habitantes já haviam perecido."

No entanto, seu relato foi contestado por vários jornalistas norte-americanos residentes em Moscou, como Walter Duranty e Eugene Lyons, que distorceram os fatos para agradar ao regime ditatorial soviético. Os correspondentes ocidentais na União Soviética evitavam romper com as autoridades, pois isso poderia prejudicar suas chances de obter acesso ao governo, sendo obrigados a publicar a propaganda oficial. Walter Duranty, correspondente do The New York Times em Moscou, criticou o relato de Jones, citando autoridades soviéticas, sob a manchete "Russos com fome, mas não morrendo de fome" em 31 de março de 1933. A afirmação de Duranty de que não havia "fome real", apenas uma "mortalidade generalizada devido a doenças resultantes da desnutrição", ecoou a linguagem eufemística do regime soviético.

joneshi4

Jones publicou outros escritos denunciando a crise humanitária e desafiando os correspondentes baseados em Moscou. Em decorrência disso, o governo soviético proibiu sua reentrada no país. Após suas contribuições sobre a Ucrânia, Jones enfrentou dificuldades para obter emprego e acabou trabalhando no jornal Western Mail de Cardiff, sua cidade natal no País de Gales, onde escrevia sobre "artes e ofícios". No entanto, sua sorte mudou quando ele entrevistou William Randolph Hearst, um magnata da imprensa que havia adquirido um castelo medieval em Gales. Jones conseguiu o apoio de Hearst para realizar uma série de palestras nos Estados Unidos.

Depois de ser banido da União Soviética, Jones voltou sua atenção para o Extremo Oriente. No final de 1934, passou aproximadamente seis semanas no Japão, entrevistando generais e políticos de destaque. Posteriormente, ele viajou para Pequim, na China, e de lá, em companhia do jornalista alemão Herbert Müller, dirigiu-se à região da Manchúria, que havia sido ocupada pelos japoneses e transformada em um estado sob controle de Tóquio. No entanto, eles foram impedidos de permanecer na região pelas forças japonesas e tentaram retornar à China, mas acabaram sendo capturados por bandidos. Esses criminosos exigiram um resgate em dinheiro e armas, resultando na libertação de Müller após dois dias, enquanto Jones permaneceu em cativeiro por 16 dias. Tragicamente, Jones foi assassinado com três tiros em 12 de agosto de 1935. Há suspeitas de que sua morte tenha sido encomendada pelo serviço secreto soviético como represália pela exposição da fome na Ucrânia.

Em 2008, o governo da Ucrânia concedeu a Gareth Jones, postumamente, a Ordem do Mérito Ucraniano em reconhecimento por seus serviços ao país e seu povo. A história de Jones foi documentada em filmes e documentários, incluindo "Mr. Jones" (ou "A Sombra de Stalin" na versão brasileira) lançado em 2019. No caso de Walter Duranty, apesar de inúmeras campanhas para revogar seu Prêmio Pulitzer, a comissão responsável até hoje não removeu seu nome da lista de laureados com o prêmio.

REFERENCIAS: WIKIPEDIA 
                       REVISTA PRESS

                        YOUTUBE

                        CNN BRASIL