SÍMBOLOS E OBJETOS

A Fonte Magna

fonmag1Fonte Magna, também conhecida como Fonte de Vidro. Sem dúvidas este é um dos artefatos mais controversos. É uma grande bacia de pedra, semelhante a um recipiente para fazer batismos ou cerimônias. A Fonte Magna foi encontrada em 1900 por um morador próximo ao Lago Titicaca na aldeia de Chua, na Bolívia, mas as inscrições que existem no artefato são o que mais chamam a atenção. Enquanto sua parte externa apresenta inscrições zoomórficas, próprias da cultura original boliviana, a parte interior apresenta inscrições em um alfabeto muito antigo, com características da cultura proto-suméria, originária da Mesopotâmia, distante milhares de quilômetros.

 

 

fonmag2

Aqui surge a seguinte pergunta: como é possível que haja inscrições proto-sumérias em um copo encontrado perto do Titicaca, a aproximadamente 3800 metros acima do nível do mar, muito distante do lugar de expansão da civilização suméria?

Leia também - Panta Kléa

Neste sentido, existem duas teorias: de acordo com a primeira, a Fonte Magna foi adquirida no Oriente Médio por um viajante anônimo e deixada na Bolívia. Esta teoria, no entanto, não explica o por que de alguns símbolos perfeitamente esculpidos serem da cultura boliviana de Puma Punku. A segunda teoria, que o arqueólogos têm apoiado, é que a Fonte Magna chegou à América em tempos arcaicos.

fonmag3

Tudo o que se sabe sobre este objeto é bem recente. Ele esteve sob posse de uma família que o entregou à prefeitura de La Paz em troca de uma propriedade nos arredores da capital, de acordo com os registros do arquivo do Museu de Metais Preciosos. No ano 2000, pesquisadores de várias áreas realizaram uma análise detalhada da Fonte Magna. Eles atribuíram sua origem às cerimônias religiosas destinadas à purificação nas primeiras civilizações humanas.

Leia também - A História do Símbolo do Infinito

Este objeto seria a prova de que havia contato entre as civilizações da Antiguidade ou poderia ter existido algum outro tipo de civilização com características tanto sumérias quando andinas? Diante destas perguntas, florescem as hipóteses de que realmente haviam viagens intercontinentais muito anteriores àquelas realizadas pela civilização européia.


Fonte: https://en.wikipedia.org/
http://noticias.seuhistory.com
http://yurileveratto.com
Sobrenatural