TEMAS INEXPLICADOS

O Despertar - Parte 8: As Dimensões e a Evolução da Alma

despertar8cDe tanto se falar na tridimensionalidade, fica a pergunta inevitável: e as outras dimensões? Pois bem, onde estão as outras? Como foram a primeira e a segunda? Como será a quarta, a quinta? E as próximas além desta, quais são? Afinal, o que é essa dimensão e em que sentido isto afeta a nossa existência? A terceira dimensão é um campo de experiência para a consciência humana - a alma - se manifestar. A tridimensionalidade é, na verdade, composta de três mundos existenciais. São eles: o plano físico, o plano astral e o plano mental inferior. É assim considerado - de três dimensões - porque nesta fase evolutiva da humanidade estamos desenvolvendo três aspectos simultaneamente, sendo o terceiro aspecto, o foco fundamental desta terceira dimensão: o corpo mental inferior.

Mas, como seria isso?

Neste nosso Sistema Solar foram criados apenas sete desses planos de existências, por isso o sete é o número sagrado que rege a nossa evolução espiritual. Atualmente, estamos concluindo o aprendizado dos aspectos do terceiro destes planos e iniciando o processo seguinte, os quatro aspectos, que serão desenvolvidos na quarta dimensão, o quarto plano de existência. Para se compreender melhor, seria interessante entendermos as duas dimensões anteriores que precederam esta atual fase evolutiva. Vamos começar, então, pelo início. A primeira dimensão? Não.

Antes da primeira dimensão teve a "matriz", a dimensão "zero"! A dimensão-matriz foi a base onde se iniciou todo o processo evolutivo dos mundos existenciais que denominamos de dimensões ou mundos inferiores manifestados. Os seres Elementais - do Fogo, da Água, do Ar e da Terra - foram e são os grandes construtores destes mundos. Uma dimensão é um campo de experiência para a evolução de consciências. Esta dimensão "zero" pode-se chamar de Reino Elemental, porque os primeiros elementos se cristalizaram nas rochas quando a superfície da Terra começou a esfriar e a solidificar.

Neste período, ainda num estado pastoso e incandescente, estabeleceu-se uma ancoragem da Luz para a evolução da vida física em nosso planeta. Os minerais receberam as primeiras essências de vida e de consciência vindas diretamente de suas Mônadas, iniciando-se aí o Reino Mineral. Esta fase determinou os alicerces para a futura evolução de vida no planeta.

No processo seguinte, na primeira dimensão, o Reino Vegetal personificou a primeira experiência física sobre a superfície terrestre. O objetivo desta fase seria a adaptação ao meio ambiente, ainda em formação, e sua reação à atmosfera do planeta. Na primeira dimensão, o aspecto físico foi a principal característica no desenvolvimento da consciência divina, inserida dentro de um corpo de matéria densa.

A segunda dimensão está relacionada à vida em dois campos de experiências: o físico e o astral. O corpo físico de expressão das Mônadas adquiriu, entre outras qualidades, a mobilidade. Esta dimensão foi marcada com o nascimento do Reino Animal. O corpo sensorial desenvolveu-se a tal ponto que formou o corpo emocional dos animais que habitavam o planeta neste período. Esta fase evolutiva da consciência divina foi notável pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento dos dois aspectos: o físico e o emocional.

Chegamos agora à nossa terceira dimensão. É neste período que um ser animal individualiza-se e inaugura o Reino Humano. A individualização ocorre pelo processo mental, desenvolvido pelos pensamentos racionais e lógicos, originados pelo instinto de sobrevivência do próprio animal. Depois, o indivíduo humano melhora este aspecto mental com o desenvolvimento do corpo emocional através do sentimento.

A tridimensionalidade é marcada pelos campos de experiências em três mundos: o físico, o emocional e o mental inferior, onde a consciência divina, dentro do ser humano, alcança sua supremacia sobre todos os reinos de vida existentes no planeta, através do terceiro aspecto: a inteligência. É bom frisar aqui, que é nesta terceira etapa que ocorre a descida das almas humanas no processo reencarnatório.

No instante em que houve a separação dos sexos dos corpos físicos; este fato deve-se à divisão das consciências, que eram andróginas, em duas partes: a masculina e a feminina. O período anterior, o da individualização, refere-se ao momento em que a consciência deixa de ser uma alma grupal influenciada diretamente pelas Mônadas e passa a ser uma alma individual, mas ainda andrógina. Após a conquista destes três aspectos, a consciência divina encaminha-se para o próximo processo em que desenvolverá o quarto aspecto: o etérico.

Para isso, passará a viver em quatro mundos distintos e simultâneos: o físico, o emocional, o mental inferior e o etérico. O corpo etérico é um corpo de Luz, onde estão inseridas as memórias e os hologramas dos três corpos inferiores nos quais a consciência superior se manifesta. É na quarta dimensão que nós, como seres da raça humana, passaremos a conhecer a Fonte da Energia Vital que mantém a vida em todos os corpos e que sustentam também esses quatro mundos de existência para a experiência da alma humana.

O conhecimento das Leis Divinas e também o domínio sobre a Energia Vital dará a maestria aos seres humanos sobre a Lei da Vida e o capacitará a entrar no processo ascencional de retorno à sua origem. Essas quatro dimensões são mundos dos efeitos, criados apenas para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da consciência divina, a alma, que habita o quinto mundo ou a quinta dimensão: o mundo causal.

Nesta dimensão, a alma humana possui um outro veículo de manifestação conhecido como corpo causal, onde a atividade básica é o desenvolvimento do Mental Superior, a consciência do Eu Superior, antes da sua Ascensão para a sexta dimensão. Neste sexto mundo dimensional, após a sua ascensão, constrói-se um corpo permanente e praticamente imortal. É a partir desta sexta dimensão que o ser passa a integrar totalmente a vida cósmica e universal, sendo um dos co-criadores junto a Deus Pai-Mãe dentro da própria Criação.

No sétimo plano de existência está a Divina Presença de Deus EU SOU, a consciência individualizada da Fonte Que Tudo É! É o Cristo Cósmico. Essa Divina Presença dividiu a sua Consciência em doze partes e cada uma subdividiu-se em dois aspectos: a alma masculina e a alma feminina. A partir daí, começou a peregrinação das almas para o aprendizado e o domínio dos mundos inferiores que, ao serem concluídos, devem voltar à Fonte que os criou como almas.

Fica, aqui, apenas um pequeno esboço sobre o tema relacionado às dimensões e aos veículos de manifestação em cada um desses planos de existência. O assunto é bem mais amplo e muito complexo em seus detalhes, mas a intenção deste artigo é apenas apresentar um quadro geral para facilitar a compreensão e a reflexão, dentro do contexto da busca e do desenvolvimento espiritual.

PARTE 9

Copyright © 2012-2013. Por Caminhando com o Mestre (http://ernesto-shimabuko.blogspot.com.br). Todos os direitos reservados. É dada permissão para copiar e distribuir este material contanto que o conteúdo seja transmitido integralmente e sem alteração, o autor seja creditado, seja distribuído gratuitamente, e esta nota de direitos e o link sejam incluídos.