TEMAS INEXPLICADOS

Misteriosas estações em ondas curtas, as chamadas "Estações de números" Parte 2

radio-ondas-curtas2Muitas teorias dizem que elas podem ser remanescentes da guerra fria e servem para monitorar acontecimentos em diversas partes do planeta. Essa teoria foi baseada após algumas coordenadas serem ouvidas no meio dessas transmissões e apontarem diversos lugares do mundo, sendo um deles uma base em Povarovo (Rússia), localizado nas seguintes coordenadas:

56°5'0?N 37°6'37?E ? / ? 56.083333°N 37.11028°E ? / 56.083333; 37.11028 . A região se encontrava a meio caminho de Zelenograd e Solnechnogorsk e 40 km (25 milhas) a noroeste de Moscou, perto da aldeia de Lozhki. Sabendo disso o governo russo mandou pessoas para investigar o local e o resultado foi frustrante, pois o lugar parecia estar abandonado há anos, porém existiam algumas partes trancadas de tal maneira que não puderam ser acessadas. Por esse motivo os segredos que essas salas guardam ainda são um mistério.?

Alguns radio-escutas inclusive chegaram a imaginar e afirmar categoricamente de que estas estações com suas transmissões formavam parte de algum projeto secreto para comunicar-se com “UFOS”, assunto que naquela época estava ganhando muita em evidencia em todo o mundo.

Mais tarde, chegou-se a uma espécie de consenso coletivo na qual estas transmissões seriam mensagens enviadas por diversas agencias de inteligência e espionagem de diversos países para seus agentes em campo aberto, único sistema de contato disponível para comunicar-se com os seus agentes.

Foi nesta mesma época que os radioamadores e radio-escutas mediante as técnicas de seguimento e radiogoniometria realizadas descobriram que os lugares de emissão dos sinais de rádio transmitido pelas “Estações de Números” localizavam-se na antiga Alemanha comunista do leste. Eles também localizaram uma “Estação de Números na Alemanha Democrática do oeste, desta forma existiam estações nas duas Alemanhas, alem de também terem sido descobertas estações com as emissões iguais provindas da Nicarágua, Cuba e assim também de certas bases dos Estados Unidos.

Com estas descobertas, a teoria passou a ser quase uma certeza, sendo que finalmente acabou sendo confirmada por ex-espiões americanos e ingleses.

Assim sendo, nesta época alguns dos ex-espiões americanos e ingleses aposentados que ao escreverem suas memórias divulgaram em seus livros que as “Estações de Números” fazem parte de um complicado sistema de comunicação e suporte das agências de inteligência e espionagem que fazem as transmissões destes sinais para enviar certas instruções necessárias aos seus agentes.

Porém, os radioamadores e os radio-escutas que possuem o habito de “corujarem” as freqüências se deram conta de que mesmo com a queda do muro de Berlim, com a unificação das duas Alemanhas, com o final da Guerra Fria, com a falência da antiga União Soviética com a guerra do Afeganistão, com guerra do Iraque e até com a atual globalização estas estações não reduziram suas transmissões como era de se esperar, todas estão transmitindo normalmente ate os dias de hoje, inclusive as estações que se encontram nas duas ex-Alemanhas, continuam transmitindo com a normalidade de como sempre o fizeram, como que nada tivesse acontecido.

O objetivo da UVB-76, portanto, ainda não foi confirmado por funcionários do governo e nem oficiais de transmissão. No entanto, o ex-ministro das Comunicações e Informáticas da República da Lituânia escreveu que o propósito das mensagens de voz seria o de confirmar que os operadores de estações de recepção estão em alerta.

Perto de Povarovo, na Rússia, há uma estação de rádio que transmite um misterioso ruído continuamente há 20 anos. Esta estação provou muitas discussões e teorias malucas em diversos foruns de radioamadorismo do mundo todo. Mas foi numa segunda-feira que a coisa que já era estranha, se tornou ainda mais cabeluda.

Numa segunda-feira, dia 23, no lugar do monótono ruído, entrou uma voz que dizia claramente em russo:

UVB-76, UVB-76 — 93 882 naimina 74 14 35 74 — 9 3 8 8 2 nikolai, anna, ivan, michail, ivan, nikolai, anna, 7, 4, 1, 4, 3, 5, 7, 4?.

Esta misteriosa mensagem foi clara e repetida por duas vezes.

Depois, a rádio voltou ao ruído, com algumas transmissões de voz distorcidas de vez em quando. Segundo os radio-escutas, é possível também ouvir barulhos, como se alguém movimentasse coisas dentro da sala de transmissão.
Os radio-escutas relataram que, no início do mês, houve também uma voz falando em russo.

A estação UVB-76 é conhecida como “The Buzzer” pelos ouvintes. Normalmente ela transmite um ruído monótono 21 a 34 vezes por minuto.

Segundo os investigadores desta frequência, somente em três ocasiões o barulho foi alterado: em 1997, em 2002 e finalmente em 2006.
Rádios deste tipo não são raras. São estações de ondas curtas que transmitem vozes geradas por computador que repetem números, palavras, letras e códigos Morse. Não se sabe ao certo a razão das mensagens, mas há suspeitas de que sejam direcionadas a agentes secretos.

Aqui tem um trecho desta radio Buzzer Russa como ela é o tempo todo:

Imagina o tamanho do saco do sujeito que passa a vida ouvindo esta frequencia apenas para “investigá-la”?


The Buzzer


http://www.youtube.com/watch?v=-2EKWgTNEYU&feature=player_embedded


Aqui está a misteriosa transmissão (com fotos das antenas desta rádio lá na Russia) UVB-76 FEBRUARY 2006 VOICE TRANSMISSION


http://www.youtube.com/watch?v=jOWExpS6q0c&feature=player_embedded


Observe que é super estranho o fato de que, como podemos ouvir pessoas falando em meio ao som da campaínha, ela não é uma coisa automatizada, e sim um som gerado numa sala e captado por um microfone… DURANTE 20 ANOS!

Outra coisa estranha, e que pouca gente sabe é que este sinal é transmitido em duas frequências diferentes. Uma para a Europa e outra para a America.
Outro detalhe que é importante observar é que este complexo de antenas requer um conjunto de investimento maciço, consumindo uma fabula de energia elétrica. Apenas para fazer “beeeeeep… beeeeep….”? A maioria dos ouvintes de ondas curtas contenta-se em ouvir apenas estações mais fáceis de serem captadas. Contudo, certos ouvintes estão interessados nos aspectos técnicos do hobby, como propagação e experimentos com antenas.

Esta atividade é chamada de dexismo, termo este derivado da sigla em inglês DX, onde a letra "D" significa "distância" e a letra "X" significa "incógnito" (em analogia à letra X usada na Matemática em expressões algébricas). O termo "dexismo" pode ser interpretado como "escutar estações de rádio localizadas a uma distância desconhecida". Para os dexistas (os praticantes do dexismo) isto significa varrer as faixas de ondas curtas à procura de novas estações, que muitas vezes possuem um sinal tão fraco que torna difícil a sua escuta. Muitas destas estações não estão interessadas em transmitir para audiências tão distantes, geralmente são estações regionais, transmitindo em baixa potência, que usam as ondas curtas para atingir ouvintes de regiões específicas e não muito distantes, da mesma forma que em muitas partes do globo as estações locais usam a faixa de ondas médias ou a faixa de freqüência modulada.

Muitos ouvintes já se reuniram afim de tentar decodificar a mensagem. As suposições mais promissoras sugerem que os números talvez sejam relativos à coordenadas geográficas. Neste caso, eles levariam a um ponto do mar Báltico, entre a Noruega e a Rússia, onde há produção de petróleo e gás em larga escala e onde também o exército da Rússia estaria planejando testar mísseis antiaéreos. E se o Relato de um Mib não tivesse acabado, eu talvez dissesse que há ali um dos “pontos mágicos”.


Falando em estações de ondas curtas estranhas, existe uma conhecida como “pica-pau”.


Weird tapping, humming noises on multiple shortwave frequencies


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=V_eDqZt0RP8


Agora mais estranho do que ela é o discreto conjunto de antenas usados para produzir esses cliques:
RUSSIAN RADAR AKA WOODY WOODPECKER - HF/SHORTWAVE/HAM RADIO INTERFERENCE


http://www.youtube.com/watch?v=hH6C0kun5DU&feature=player_embedded


Em sintonia com estações de números


Por Luís Fernando Novaes, 19/06/2012 - Atenção! … 9-8-9-0-2… Atenção! 9-8-9-0-2… Atenção 9-8-9-0-2… 1-8-5-0-2… 1-8-5-0-2…

Ao ouvir uma voz feminina robótica ditar essas monótonas sequências numéricas, muitos simplesmente interpretariam como se fosse tolice e imediatamente mudariam de frequência.

No entanto, se esses ouvintes perplexos escolhessem ouvir estas transmissões, eles podiam assumir que fosse uma espécie de código secreto. Repetido periodicamente, declarações aparentemente sem significado, como “mixture-9-6-2-9-2-3-bingo-tour, 2-8”, devem fazer sentido para alguém. Mas para quem e por que exigem que suas instruções sejam transmitidas de forma críptica?

Estações de números são encontradas através das ondas de frequências curtas de rádio. Qualquer pessoa com equipamento básico pode ouvi-las, embora possa ser difícil dizer quem está enviando a mensagem, muito menos o que estão tentando dizer.

Uma breve história das estações de números

Essas transmissões têm sido enviadas desde a 1ª Guerra Mundial. Assim, pode-se afirmar que elas são uma das primeiras transmissões de rádio conhecidas. Estas transmissões podem ser encontradas em todas as partes do mundo, e elas têm aumentado significativamente desde a 2ª Guerra Mundial, mas foi observado que elas ocorreram com maior frequência durante eventos importantes da Guerra Fria. Quando a Guerra Fria terminou, essas transmissões começaram a diminuir, embora desde a década de 1990 estas transmissões estejam gradualmente retornando.

Enquanto muitos aficionados de rádio tenham tentado descodificar estas mensagens, poucos tiveram sucesso. No entanto, muitas dessas transmissões codificadas começaram a popularizar-se entre os entusiastas de rádio. A grande maioria é encontrada catalogada pela “Associação de Monitoramento e Compilação de Informação Numérica Europeia”, que mapeou por tipologia rigorosa as distintas emissões numéricas.

Algumas emissões numéricas foram para a imprensa internacional, mas talvez o mais conhecido tenha sido o caso “Atención!” (espanhol para “atenção”), nomeado pelo modo particular como cada mensagem começava. O programa “Atención!” foi na verdade utilizado nos tribunais federais dos EUA no julgamento de cinco espiões cubanos capturados em 2001.

Operações típicas


Através da estática começamos a ouvir uma música exótica. E logo se adiciona o martelar ocasional que soa como um estenógrafo em operação. De repente, a música para e uma voz masculina começa a ditar uma série de números numa língua estrangeira.

Estas transmissões numéricas têm basicamente a mesma forma: em intervalos regulares, tanto numa hora ou meia hora, uma voz recita uma palavra ou frase, que também pode ser acompanhada por uma melodia que age como a introdução ao código. À medida que a transmissão continua, a voz começa a ditar números, letras, palavras desconexas, ou uma combinação destes. Mais tarde, uma mensagem de encerramento sinaliza o fim da transmissão.

Claro que existem muitas variedades de tais transmissões. A cada hora, dia após dia, elas podem ser a mesma ou podem mudar, a mensagem pode ser substituída por código Morse, e a mensagem pode ser repetida uma vez, duas vezes, e assim por diante.

Estas transmissões, que emanam de todo o mundo numa variedade de línguas, só são transmitidas por alguns minutos de cada vez. Às vezes, uma voz humana real recita o código, mas muitas vezes elas são geradas por programas sintetizadores de voz. Outras vêm numa linguagem particular, mas o código de transmissão é em outra. Por exemplo, uma mensagem em espanhol transmite seu código em japonês.

Uma das transmissões mais curiosas é acompanhada pela melodia “Não chore por mim Argentina”. Após a melodia familiar ser introduzida, uma voz recita, “whiskey, tango, romeo 21… whiskey, tango, romeo 21, 61115 74939 04343 54388 40121 43372 43973 08610 08858 699 00 74821 11431 06109 39994 whiskey, tango, romeo 21”.

Outras transmissões incluem bateria ou um único clarinete tocando um refrão repetido de uma marcha militar. Tal como outros exemplos, o código se segue a música introdutória.

Muitas dessas emissoras misteriosas adotaram métodos que não só misturam música e código, mas também usam vozes incomuns. Alguns acreditam que esta é uma estratégia usada para distrair as centenas de aficionados de rádio que tentam descodificar a transmissão. Por exemplo, vozes de crianças são muitas vezes utilizadas com uma melodia familiar para fazer o receptor inexperiente acreditar que a transmissão é apenas uma experiência lúdica utilizando um dispositivo de transmissão familiar.

Então, o que está por trás dessas transmissões misteriosas? É um método utilizado para o tráfico de drogas, ou é, como muitos acreditam, uma linguagem secreta que espiões empregam para se comunicar uns com os outros. Embora haja evidência que sugira ser espionagem, nenhum governo já declarou participar de tais comunicações, nem confessou o conhecimento de sua origem.

Exceto em casos isolados em que foram autorizadas a vislumbrar a utilização de tais transmissões, as agências de inteligência do mundo nunca admitiram o provável uso dessas transmissões. No entanto, considerando que é dito que a Grã-Bretanha proibiu escutar estas estações de números, muitos acreditam que essas suspeitas já foram confirmadas.



Fonte: http://www.py2gea.com.br
http://pessoas.hsw.uol.com.br
http://www.gizmodo.com.br
Youtube
http://www.mundogump.com.br/
http://www.py2gea.com.br/diversos/curiosidadegea/ontas_curtas.html
http://www.epochtimes.com.br