O Arquivo
logo

Faça uma doação

Todo o conteúdo disponibilizado no site é gratuito e você pode utilizá-lo livremente. Nossa única fonte de renda provém dos anúncios, o que não é suficiente para cobrir as despesas com a hospedagem. Qualquer ajuda para manter o nosso site no ar é bem vinda. Caso deseje contribuir com qualquer valor, basta clicar na imagem abaixo.





extintoresO extintor de incêndio é uma necessidade em qualquer casa ou escritório. Embora exista uma grande possibilidade dele ficar na parede durante anos acumulando poeira, também pode acabar salvando a vida de alguém. Neste artigo, veremos exatamente o que fazem e como funcionam os extintores de incêndio. Também iremos aprender o que pode causar um o incêndio, o jeito certo de usar um extintor e  que tipo funciona melhor em cada caso. O que é um incêndio? O fogo é o resultado de uma reação química de combustão, ...

normalmente uma reação entre o oxigênio presente na atmosfera e algum tipo de combustível, madeira ou gasolina, por exemplo. É claro que a madeira e a gasolina não pegam fogo espontaneamente só por estarem cercadas por oxigênio. Para que haja a reação de combustão, o combustível precisa ser aquecido até sua temperatura de ignição. Segue, como exemplo, a seqüência de acontecimentos em um incêndio de madeiras: • algo esquenta muito a madeira, podendo ser: luz focada, fricção, outro ...

objeto que já esteja pegando fogo etc;• quando a madeira atinge, aproximadamente, 260°C, o calor decompõe parte da celulose que forma a madeira;

• o material decomposto é liberado na forma de gases voláteis, normalmente um composto de hidrogênio, carbono e oxigênio;

• quando o gás está quente o suficiente, as moléculas compostas se quebram e os átomos se unem novamente com o oxigênio para formar água, dióxido de carbono e outros produtos;

• os gases, que se propagam pelo ar, formam a chama. Os átomos de carbono que estão na chama emitem luz quando ficam quentes. Veja Como funcionam as lâmpadas para saber por que os objetos emitem luz quando são aquecidos;

• o calor da chama mantém o combustível em sua temperatura de ignição, então continua a pegar fogo enquanto houver combustível e oxigênio.

Como você pode ver, existem três elementos essenciais envolvidos neste processo:
 
• calor excessivo
 
• oxigênio

• combustível

Os extintores de incêndio são desenvolvidos para retirar ao menos um destes elementos, para que o fogo seja apagado.

Dentro de um extintor de incêndio
 
Vimos que existem três elementos essenciais envolvidos no processo de produção do fogo: calor, oxigênio e combustível. Para acabar com um incêndio, é preciso retirar completamente um destes três elementos.
 
• O melhor jeito para acabar com o calor é jogando água no fogo, pois isto resfria o combustível a uma temperatura abaixo do seu ponto de ignição, interrompendo o ciclo de combustão.

• Para retirar o oxigênio,  pode-se abafar o fogo, para que ele não fique exposto ao ar. Um jeito de abafar um pequeno incêndio é cobrindo-o com um cobertor pesado. Outro jeito é jogar material não inflamável no fogo, como areia ou bicarbonato de sódio.

• Retirar o combustível é o jeito mais difícil de acabar com a maioria dos incêndios. Em alguns casos ( madeira de uma casa, por exemplo) o combustível só será retirado quando o fogo o tiver queimado por inteiro.
Os extintores de incêndio são cilindros de metal que contém um agente extintor (água, espuma, pó químico ou dióxido de carbono - CO2. Quando você pressiona a alavanca da parte superior do cilindro, o material é expelido com grande pressão, parecida com a pressão utilizada em uma  lata de aerosol. O diagrama abaixo mostra um projeto simples.

 

 

extintor

 

 

Neste extintor, o sifão de tubo plástico vai da parte superior do reservatório do eliminador de fogo para a parte superior do extintor. Uma válvula com molas bloqueia a passagem do sifão para o bocal. Na parte superior do cilindro tem um cilindro menor, cheio de um gás comprimido: dióxido de carbono líquido, por exemplo. Uma válvula impede que o gás comprimido escape.

 

 

extin2

 

A National Fire Protection Association (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios) recomenda que os extintores de pó químico sejam inspecionados a cada seis anos, mesmo se o manômetro estiver indicando que a pressão está correta

Para usar o extintor, você retira o pino de segurança e pressiona a alavanca de operação. A alavanca empurra a haste de ativação, que pressiona a válvula de molas para baixo, para abrir a passagem até o bocal. A parte inferior da haste de ativação tem um ponto afiado, que fura a válvula de liberação do cilindro.

 

 

extin3

 

 

O pino de segurança de metal evita que a alavanca de operação
se feche acidentalmente.

 

 

extin4

 

 

A alavanca de operação pressiona a haste de ativação
(peça azul)

O gás comprimido sai, fazendo pressão para baixo no material eliminador de incêndios, o que conduz o material para o sifão e para fora do bocal com uma força considerável. O jeito adequado de se usar o extintor é mirá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.

Tipos de extintores

A água é o material mais conhecido para apagar incêndios e é um dos mais eficazes, mas pode ser perigosa quando usada em uma situação errada. Um extintor de água consegue apagar o fogo em materiais como madeira, papel ou papelão, mas não funciona em incêndios elétricos ou naqueles que envolvam líquidos inflamáveis (em inglês) . No caso de um incêndio elétrico, a água pode conduzir a corrente, o que pode causar eletrocução. A água só irá espalhar um líquido inflamável, o que irá piorar o incêndio.

Outro material popular que elimina fogo é o dióxido de carbono puro. Num extintor de dióxido de carbono, este material é mantido sob pressão, em forma líquida, dentro do cilindro. Quando o container é aberto, o dióxido de carbono se expande para formar um gás. Este gás é mais pesado do que o oxigênio, então ele elimina o oxigênio que está ao redor do combustível em chamas. Este tipo de extintor  é comum em restaurantes porque não contamina os equipamentos da cozinha nem a comida.

Outro material utilizado para eliminar é a espuma ou pó químico, normalmente feita de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, quase idêntico ao bicarbonato de sódio ou fosfato monoammonium. O bicarbonato de sódio começa a decompor em 70°C e, quando se decompõe, libera o dióxido de carbono, que, junto do isolamento da espuma, serve para abafar o incêndio.

A maioria dos extintores tem uma pequena quantidade de material eliminador de incêndio: você pode gastar tudo em questão de segundos. Por isso, os extintores só são eficazes em incêndios relativamente pequenos, que podem se facilmente contidos. Para apagar um grande incêndio, é necessário um equipamento muito maior: um carro de bombeiros, por exemplo, e os profissionais que sabem usá-lo. Mas para apagar as chamas que podem aparecer na sua casa, o extintor de incêndios é um salva-vidas inestimável.


Classificação dos extintores

Os extintores de incêndio são classificados pelo tipo de incêndio que conseguem apagar.

Classe A - conseguem apagar incêndios de "combustíveis comuns" como madeira, plástico ou papel. Extintores de água ou espuma

 

estinagua

ÁGUA

 

 

extinespuma

ESPUMA

 

 

extinco2

CO2

 

 

Classe B - conseguem apagar líquidos inflamáveis como gasolina ou graxa. Também se usa o extintor de espuma, pó comum, também chamado pó BC, ou dióxido de carbono, também chamado gás carbônico ou CO2

 

CO2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classe C - conseguem apagar incêndios elétricos. Extintores de pó e CO2

Os extintores que forem marcados com A, B e C conseguem apagar todos os tipos.

Classe D -  projetados para apagar metais que estejam pegando fogo, são raros.
 
Verifique as letras e figuras do seu extintor para saber o que ele consegue fazer.


Os extintores multiuso ou ABC são extintores que podem ser usados que qualquer desses tipos de incêndio, pois extinguem princípios de incêndios em materiais sólidos, em líquidos inflamáveis, e gases. Tamtem controlam incêndios em que haja a presença de corrente elétrica, sem transmiti-la, não gerando risco ao operador. Exemplo desses estintores:

 

 

extinmulti

 

 

extin5

 

 

Validade da carga dos extintores

A “carga” dos extintores possui validade conforme especificado pelo fabricante ou recarregador, não existindo, em Normas, um prazo específico. Tanto os fabricantes, quanto as empresas que efetuam recargas, apõe ao aparelho um selo, com data de validade da “garantia” dos serviços, conforme abaixo, em que a “garantia” do recarregador é válida até maio de 2007.

 

 

recarga

 

Fonte: http://paginas.terra.com.br/educacao/pts/pts_3/extintores.html
            http://casa.hsw.uol.com.br/extintores-de-incendio3.htm

 

 

 

Comentários   

 
#12 Guest 24-07-2014 00:50
segue documento de extintores
 
 
#11 Guest 11-08-2013 18:19
para estudar
 
 
#10 Guest 25-06-2013 21:53
muit comf,dsfs
 
 
#9 Guest 14-06-2013 00:15
gostaria de saber o nome dos componentes dos extintores; como mangueira bico etc.
 
 
#8 Guest 29-05-2013 23:32
quero saber muito mas sobre os extintores comecei a fazer parde da brigada de incendio da fabriga que eu trabalho virei brigadista agora tem um mes nao sei muito quero saber mas
 
 
+1 #7 ana candida da silva 20-11-2012 01:57
foi bom para mim ,tenho estintor em meu estabelesimento , nuca alguem me ensinou a usar, gostaria de saber mais.
 
 
+1 #6 Guest 16-11-2010 11:54
:-x
isso me ajudou muito na lição de casa, valew ae
 
 
-1 #5 Guest 24-08-2010 11:18
:cry: Eu não quero saber nada disso eu quero saber por que razão,og´s carbonico,é utilizado como componente de extintores de incêndio?
 
 
+1 #4 Guest 19-08-2010 22:17
:lol: ótimo site! muito facil de intender e bem explicativo, as fotos ajudam bastante.
 
 
+1 #3 Guest 27-07-2010 22:47
atraves do selo de garantia do inmetro , acima chegando maio de 2007 que e a validade do serviço . tem de ser recarregado novamente.
 

Adicionar comentário

ATENÇÃO:
- Não utilize os comentários para fazer perguntas ou enviar mensagens à administração do site;
- Não utilize palavrões;
- Não faça comentários ofensivos.

Código de segurança
Atualizar

GoogleNews


Curta nossa página