HISTÓRIA E CULTURA

Como COVID-19 poderia formar uma nova Ordem Mundial

covor126/03/2020 - A pandemia do COVID-19 é um grande choque para a economia mundial e seu impacto será amplo em todos os domínios da vida. Esta coluna examina alguns dos efeitos em potencial - desde o nível familiar, passando pelas prioridades das sociedades até as relações internacionais. A pandemia de COVID-19 não é apenas o maior choque para a economia mundial em sua história, mas também um desastre em todos os aspectos.

Está afetando os fundamentos de muitos fenômenos que tomamos como garantidos e considerados constantes que nem a teoria nem a prática podem desafiar. Aqui estão alguns dos fundamentos que agora estão sendo fortemente abalados e que provavelmente evoluirão para uma nova norma.

Macroeconomia

Vários benchmarks serão desmontados. Regras como déficits orçamentários não superiores a 3% do PIB e rácios da dívida não superiores a 60% do PIB, definidas pela União Europeia (UE) e adotadas por organizações internacionais, serão apenas brincadeiras: a maioria dos países excederá esses rácios. Da mesma forma, a estipulação de que as reservas externas devem cobrir seis meses de importações será obsoleta. As conseqüências macroeconômicas resultantes do COVID-19 serão sem precedentes em todos os níveis, exigindo a necessidade de estabelecer novas proporções para se ajustar à macroeconomia mundial sombria.

Leia também - O soldado que não matou Adolf Hitler

Política

A ascensão do populismo (como é evidente nos Estados Unidos, Reino Unido, UE e América Latina) será altamente questionada. Os regimes populistas prevalecentes falharam em conter o desastre nacional e internacionalmente. De fato, as reações dos líderes foram consideradas um escândalo em vários aspectos. O vácuo político que esses líderes populistas tentaram preencher de fato aumentou e a confiança em suas ações foi perdida. Por outro lado, os regimes autocráticos tiveram melhor desempenho em conter o surto, aumentando assim sua popularidade. O modelo ocidental de democracia em si atingiu seus limites e a busca do Sul por um modelo a seguir continua.

Relações Internacionais

Os regimes falharam em cooperar efetivamente e coordenar os esforços para conter o surto. A extensão da cooperação internacional permaneceu fraca e, de fato, as ações realizadas de maneira unilateral até agora se mostraram mais eficazes. É provável que essa tendência continue onde a idéia de aliados internacionais e regionais se mostrou um mito. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável precisarão ser modificados para definir prioridades. Questionar a eficácia de organizações internacionais e regionais será aumentado.

Prioridades das sociedades

O surto indica que os países (governos e sociedades, bem como as pessoas) precisarão revisar suas prioridades, o que certamente terá um impacto nos gastos, nas economias, nos investimentos, etc. É provável que toda uma nova mentalidade evolua com o uso on-line a vida coroada no topo.

Tipos de sistema econômico

Todos os sistemas falharam em conter a crise, quer se trate de capitalismo (Estados Unidos), economia social de mercado (Alemanha) ou economias mistas (França). No entanto, o que está claro é que o papel do governo será central em qualquer sistema a seguir. Ele provou ser o melhor recurso em qualquer crise e que o mercado não pode lidar com eles (testemunhe a mesma experiência com menos severidade nas crises de 1997-98 e 2007-08).

A relação entre ciência e religião

O surto mostra que precisamos de ciência e religião, e que eles são complementos e não substitutos. As sociedades religiosas pobres do Sul começaram a acreditar em ciência (pelo menos usando máscaras e desinfetantes), enquanto o oeste secular rico admitiu que a ciência tem seus limites (testemunha o anúncio do primeiro ministro italiano). Este é em si um novo paradigma.

No nível familiar

A utilidade do que você possui aumentou e a utilidade do que você não possui diminuiu, contrariamente às leis microeconômicas convencionais. Ambições ilimitadas no nível pessoal caíram em cascata e a valorização do mínimo de necessidades de vida é ampliada. O padrão de gastos e priorização de questões mudou dramaticamente. Estamos em um novo mundo de comportamento do consumidor a ser seguido por um novo mundo de comportamento do produtor. Os modelos de consumo e negócios estão mudando dramaticamente. Em poucas palavras, estamos experimentando o nascimento de um mundo novo, onde todos os fatores são variáveis ​​e nada é constante.

 

COVID-19 está escrevendo uma nova ordem mundial

 

25/03/2020 - Em meio às perturbações socioeconômicas causadas pelo COVID-19, a raça humana também está aprendendo simultaneamente a se adaptar aos novos sistemas e processos emergentes. Lembro-me da história mitológica de "Samudra Manthan" ou da "agitação do oceano de leite" mencionada nas antigas escrituras hindus. A rotatividade é uma batalha travada entre os deuses e os demônios para obter 'Amrita' - o néctar da vida imortal. Essa batalha é semelhante à que o mundo está enfrentando hoje, onde todos estamos lutando contra o diabo COVID-19 para proteger nossas vidas e garantir o bem-estar da raça humana.

Existe uma incerteza, angústia e medo semelhantes semelhantes pela vida. De fato, assim como o veneno inicialmente derramado por essa rotatividade, a pandemia também está lançando seus desafios para nós - em termos de perda de vidas, desaceleração da economia global, pânico e angústia em massa, necessidade de adaptação a novos modelos de negócios, para citar um pouco. No entanto, a rotatividade nos permitirá reestruturar nossas prioridades e maneiras de viver e trabalhar para definir uma nova ordem mundial. Isso nos ajudará a obter 'Amrita', tornando-nos conscientes das prioridades fundamentais, incluindo - a importância de construir um mundo sustentável, com foco em cuidados de saúde e higiene geral, alavancando a tecnologia para possibilitar novas maneiras de trabalhar.

Leia também - Rumo a terceira guerra mundial? Analisando fatos históricos

A causa comum de encontrar uma solução para o COVID-19 reuniu indivíduos, instituições, comunidades, governos e sociedade em geral. Observando essas iniciativas colaborativas, sinto otimismo, pois minha convicção é de que o conhecimento avançado de tecnologia e engenhosidade ajudará a população global a combater e derrotar esse ataque viral. Alguém pode argumentar que pode levar algum tempo até que um antídoto seja encontrado; Enquanto isso, sistemas e abordagens alternativas podem ser desenvolvidos, que não apenas ajudarão a gerenciar a crise atual, mas também criarão novas maneiras de fazer negócios no futuro.

IMPACTO GLOBAL E QUE DIFERENTES PAÍSES ESTÃO FAZENDO CONTRA MEDIDA

As medidas tomadas por vários países para combater o COVID-19 estabeleceram alguns parâmetros de referência. Ele fornece algumas opções para a agricultura, manufatura e outros negócios da indústria, para conduzir sua operação em face dessa crise. Cingapura, por exemplo, tem um esforço agressivo de rastreamento de contatos e autoridade legal para ordenar as pessoas em quarentena. Na Itália, toda a população de 60 milhões de habitantes do país foi impedida de sair de casa, exceto por motivos urgentes de saúde ou trabalho. Escolas e universidades, bem como reuniões públicas, foram proibidas até novas ordens. Da mesma forma, Índia, Estados Unidos, China, União Européia, Reino Unido e países africanos demonstraram solidariedade neste momento de crise global. Todos eles estão explorando os métodos, sistemas e processos alternativos para garantir a continuidade dos negócios. De fato, esse "Samudra manthan" também está mostrando sinais de novas tendências e oportunidades.

Cuidados de saúde

Agências dos EUA, como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, estão incentivando as pessoas que se sentem mal a falar primeiro com os médicos remotamente, por vídeo ou telefone, para evitar preencher as salas de espera. Imagine o conforto com um sistema de saúde permanente para pacientes em um país como a Índia, viajando de lugares distantes para serviços de saúde especializados. A telemedicina na Índia está atualmente em um estágio inicial. Sistemas como os adotados pelo governo dos EUA para combater o COVID-19, quando alimentados com a rede do futuro - 5G, darão um tremendo impulso à telemedicina na Índia. Também abrirá oportunidades para os empreendedores estabelecerem operações de back-end em partes remotas, inacessíveis e remotas da Índia, o que por sua vez também criaria oportunidades de emprego.

Educação

O governo de Kerala anunciou que fornecerá largura de banda 5G extra em todo o estado, pois espera que mais pessoas trabalhem e aprendam on-line em meio ao surto de COVID-19. Todos os distritos escolares de Nova Jersey se prepararam para aulas remotas, caso as escolas precisem ser fechadas. Um colega passou toda a semana passada testando sistemas com estudantes em casa para aprendizado on-line. O e-learning, sem dúvida, está no centro das atenções. Esse poderia ser o novo futuro da educação escolar? Estou certo de que seria o novo normal, mesmo depois que o mundo e a Índia puderem mitigar os efeitos do COVID-19.

Agricultura

Nos EUA e em algumas outras partes do mundo, os robôs já estão trabalhando na fazenda. Com o surgimento do COVID-19, ele ganhou mais força e os robôs substituíram uma série de atividades agrícolas. Na agricultura, o 5G pode permitir ainda mais melhorias em toda a cadeia de valor, desde agricultura de precisão, irrigação inteligente, monitoramento aprimorado do solo e das culturas até gerenciamento de gado. A promessa das tecnologias 5G de expandir e acelerar a conectividade sem sacrificar a vida útil da bateria será particularmente benéfica para os agricultores, e já está melhorando os diagnósticos veterinários, a proteção das culturas, a redução do uso de fertilizantes e os sistemas inteligentes de irrigação que economizam água.

Trabalho remoto

Durante minha última visita aos EUA, as inúmeras conversas que tive foram centradas no COVID-19. Devo admitir que há uma mudança perceptível na maneira de socializar, trabalhar e comutar. Mas as mudanças significativas já são visíveis. O "local de trabalho do futuro" está sempre evoluindo e mudando gradualmente para acomodar novas idéias, tecnologias e acordos de trabalho. Além de incentivar nossos funcionários a trabalhar em casa, também adiamos todos os nossos eventos internos que exigiam grandes reuniões e incentivamos todos a aproveitar tecnologias como - Telepresença e Videoconferência adequadamente. Os relatórios do setor antes do surto de COVID-19 estimaram o valor das videoconferências das empresas em US $ 4,48 bilhões até 2023, mas agora podem chegar a esse valor em 2020. Esse é um indicador claro de uma nova tendência que permitirá e apoiará o trabalho em locais remotos. Vejo um novo conjunto de opções que surgiram do gerenciamento do COVID-19. Algumas dessas práticas permanecerão, tendo demonstrado sua utilidade em termos de melhor higiene e saúde, maior produtividade, sustentabilidade ambiental, economia sensata, uso otimizado da tecnologia.

 Leia também - Dresden – Esquecer jamais

A UE deve ampliar suas alianças para moldar a nova ordem mundial

covor2

18/06/2018 - Muitas lágrimas foram derramadas, egos e emoções abaladas e obituários escritos sobre a relação transatlântica. É hora de seguir em frente. Então enxugue as lágrimas, pare de choramingar e vire uma nova página. Os EUA embarcaram em uma nova jornada, e a UE deve fazer o mesmo, escreve Shada Islam. Shada Islam é diretora da Europa e geopolítica no Friends of Europe, um think tank que conecta pessoas, estimula o debate e desencadeia mudanças para criar uma Europa mais inclusiva, sustentável e voltada para o futuro. A Europa já começou a conquistar novos parceiros, enfrentar novos desafios e explorar estradas menos percorridas. Mas mais pode ser feito.

Primeiro, deve estar claro agora que os EUA realmente não estão mais na Europa. Para o presidente dos EUA, Donald Trump, é a América em primeiro lugar, os ditadores em segundo e os velhos amigos e aliados por último. Segundo, manchetes altas sobre o desaparecimento do "Ocidente" e o colapso da ordem multilateral baseada em regras precisam ser colocadas em perspectiva. Os EUA estão, sem dúvida, em retirada de seus compromissos globais, enquanto as potências emergentes da Ásia, com a China na liderança, estão aumentando sua influência e influência mundial. Como prova, não procure mais, a reunião do G7 no Canadá, que terminou em insultar tweets e contra-tweets, enquanto a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) em Qingdao quase ao mesmo tempo parecia anunciar uma nova era de cooperação entre os líderes em guerra da Rússia, China e Índia.

Cuidado com as conclusões precipitadas, no entanto. A velha ordem certamente está se desenrolando e uma nova está surgindo. Mas a Europa - desde que jogue bem as cartas - ainda pode desempenhar um papel importante na elaboração das novas regras do jogo. Com sua história única de paz, reconciliação e integração, a Europa é e sempre será mais do que um mero membro de uma "aliança ocidental" liderada pelos Estados Unidos. Além disso, mercados europeus, investimentos, tecnologia, exportações - e energia inteligente - continuam ecoando em todo o mundo. Os valores europeus podem não estar bem com muitos governos asiáticos (ou mesmo europeus), mas são importantes para o povo comum da Ásia.

Significativamente, mesmo quando eles se tornam mais autoconfiantes e assertivos em expressar suas aspirações e preocupações, os poderes emergentes ainda não estão prontos - ainda - para abandonar completamente o antigo manual. O presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, usaram a cúpula da SCO para enfatizar sua disposição de cumprir as regras do comércio mundial. Além disso, enquanto as nações em ascensão e de rápido crescimento da Ásia podem estar se divertindo com o "Espírito de Xangai, seus líderes ainda enfrentam uma abundância de desafios em casa e nas relações entre si. Garantir um crescimento inclusivo e sustentável, combater a imigração ilegal, o terrorismo, as desigualdades e combater as mudanças climáticas exigem cooperação internacional.

A UE já está trocando de marcha. Os avanços da cooperação europeia em defesa e segurança são importantes. Os esforços da UE para salvar o acordo nuclear do Irã e avançar com o acordo climático de Paris e salvaguardar o sistema comercial multilateral ainda podem salvar o dia. Agora é hora de passar do modo de gerenciamento de crises para a tarefa muito mais desafiadora de criar uma ordem multilateral moderna e atualizada, que não é mais focada no Ocidente, mas reflete dinâmicas e padrões alterados do poder global. Em termos simples: para os europeus, tudo se baseava na glória de uma poderosa aliança transatlântica. Agora é hora de falar sobre a cooperação euro-asiática.

A reflexão já começou - embora sob outra rubrica. Em outubro deste ano, 53 líderes europeus e asiáticos se reunirão em Bruxelas para o 12º Asia Europe Meeting (ASEM), uma plataforma de cooperação da Eurásia que foi subvalorizada e subutilizada no passado. Isso precisa mudar. A próxima reunião do ASEM, que reúne membros do G7, G20, SCO (e outros grupos maiores e menores), pode ajudar a aliviar as incertezas atuais, destacando as três áreas principais.

Primeiro, a cúpula pode iniciar discussões sobre a definição de uma nova ordem multilateral cooperativa baseada em regras do século XXI, que é co-criada e co-projetada pela Europa e pelas principais potências asiáticas. O ASEM é perfeito para essa conversa, dada a diversidade de seus membros, que inclui nações com a mesma opinião, como Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coréia, mas também China, Índia e nações do Sudeste Asiático.

Em segundo lugar, a cúpula do ASEM deve definir novas normas e padrões para projetos sustentáveis ​​de conectividade global que abranjam infraestrutura, bem como comércio, instituições e vínculos entre pessoas. Enquanto a Iniciativa do Cinturão e Rota da China capta mais atenção e críticas, outros membros do ASEM, incluindo a UE, Japão, Índia e Coréia do Sul, estão envolvidos em planos semelhantes para se conectar e se conectar por meio de rotas ferroviárias, aéreas e marítimas melhores e mais rápidas. A conectividade digital também está na agenda. E, finalmente, a Europa e a Ásia precisam aprofundar e expandir suas conversas.

Leia também - Hein Severloh, a "Besta de Omaha"

Um novo plano da UE para uma cooperação aprimorada de segurança "na e com a Ásia" destaca a Europa como um parceiro de segurança para a Ásia, dizendo que as duas regiões compartilham interesses que vão além das operações antipirataria. O ASEM oferece uma plataforma para discussões adicionais sobre segurança rígida, mas também ameaças de segurança não tradicionais. Se acordado pelos estados asiáticos, a participação da UE na Cúpula do Leste Asiático, que é cada vez mais vista como a principal reunião de segurança da Ásia, também daria impulso às discussões de segurança Ásia-Europa. O cenário global alterado exige uma ação rápida da UE para buscar novas parcerias globais e reforçar as existentes. A antiga ordem global pode estar morrendo, mas a UE pode ajudar a moldar a nova.

Fonte: https://theforum.erf.org.eg/
           https://economictimes.indiatimes.com/
           https://www.euractiv.com/